Lidando com Política na era da Informação

Felipe Leão
Mar 18, 2016 · 2 min read

Buffer Overflow. Explicando para um leigo, esse é o nome de um ataque digital cujo o objetivo é sobrecarregar um programa com informações. Enquanto o programa está ocupado demais tentando processar um grande número de informações recebidas, suas vulnerabilidades são exploradas por trás dos panos, da mesma forma em que o touro fixa seus olhos apenas em um pano sendo abanado, enquanto quase não liga se está sendo agredido e tendo seu couro dilacerado.

Creio que já é claro que ainda não sabemos lidar com a sobrecarga de informações e ainda não temos um orgão regulador (talvez nunca exista, pois feriria nossa liberdade de expressão) para filtrar o conteúdo que cada site ou blog publica diariamente. Isso faz com que qualquer pessoa escreva como quer, o que quiser, sobre qualquer assunto.

Isso é visto claramente quando pessoas compartilham de forma indignada postagens do famoso blog Sensasionalista como se fossem notícias reais, até que algum parente ou amigo explique que a fonte citada tem como base o conteúdo humorístico, com finalidade de entreter.

Ultimamente, temos visto nossa linha do tempo do facebook serem preenchidas com todo tipo de informação sobre nossa atual crise política. Temos visto todo tipo de conteúdo fluir como nunca, cuja origem se extendem desde sites famosos a opiniões de leigos que só querem se posicionar, e de alguma forma serem ouvidos.

Estas sobrecargas de informação geram conflitos, discussões calorosas, quebra de amizades, voadoras, socos e pontapés, até que no final de alguns dias de discussão, em cima de cada postagem, surgem novas informações e todo esse ciclo vicioso de disputa ideológica é renovado.

No meio de toda essa guerra, quem conseguir dar um passo para trás, colocar a si mesmo no ponto de vista de um macro-observador irá conseguir identificar um novo tipo de ataque. Um Buffer Overflow não tecnológico, mas de informações. Talvez a nova forma de manipulação de massa seja colocar um contra o outro, homem contra mulher, amigo contra amigo, massa contra massa. Até que um dia, iremos perceber que nosso couro foi dilacerado enquanto brigávamos e discutíamos se o pano que o toureiro segurava era vermelho ou azul, ou se o desenho era de uma Estrela ou de um Tucano.

Brasil, estamos sendo hackeados. Pensei.

Felipe Leão

Written by

Software Engineer. I want to ask better questions.