Futebol Brasileiro: Interessante pra quem mesmo?
No final de semana passado a bola começou a rolar pelos Estaduais ao redor do Brasil. E enquanto assistia Vasco x Madureira pela televisão, fiquei me perguntando por que campeonatos assim ainda existem, não acredito que seja atrativo para torcedores, se fossem, os estádios estariam lotados e pelo menos em São Januário, não vi isso, neste jogo foram apenas 7.905 pagantes e 8.892 no total.
Eu não sei pra vocês, mas para mim, isso não é muito nem aqui e nem na China (acho que essa expressão vai se popularizar cada vez mais no futebol), só para você ter uma noção, segundo uma matéria da Fox Esportes Brasil, a média de público do Borussia Dortmund é de 81.076 pessoas por partida, isso equivale a 100% de lotação do Signal Iduna Park, não importa se é contra o maior rival ou se é contra um time da terceira divisão alemã, o estádio vai encher. A média do multicampeão Bayern de Munique em seu estádio é de 75.000 pessoas por jogo e a média total da Bundesliga, a liga alemã, é de incríveis 43.177 pessoas por partida.


Por mais que a Bundesliga esteja anos luz a frente de um campeonato carioca, é preocupante ver em como não pensam, ou melhor, nunca pensaram em oferecer o melhor para o torcedor. Afinal, muitos estádios estão caindo aos pedaços ou não apresentam nenhum tipo de conforto (com exceção das arenas construídas para Copa de 2014, mas também não confio tanto nisso e estádios mais recentes como o do Palmeiras e do Grêmio) não existem atrações e nem ações que envolvam o torcedor durante o intervalo (pô, dá pra fazer pocket show, ações de sócio-torcedor, apresentações de cheerleaders, sorteios e muito mais, dá só uma olhada como os caras da NBA dão show a cada tempo técnico). Agora o mais preocupante pra mim, é que não existe segurança, já que no Brasil temos um câncer chamado “Torcida Organizada”. Claro, não vou generalizar, acho as torcidas do Grêmio e do Internacional belíssimas, por exemplo. Mas em muitas delas, ao menos pra mim, existem mais bandidos do que torcedores de verdade. Quem nunca viu uma notícia sobre briga de torcida no Brasil? O que nunca se viu aqui, foram notícias em que a polícia prende, ou que o time proíbe o torcedor de entrar novamente no estádio, pelo menos eu nunca vi (se você, leitor, já tiver visto, por favor, compartilhe comigo.) Tudo isso, faz com que o torcedor se afaste cada vez mais.
E é aí que entra a minha pergunta inicial: O futebol brasileiro está interessante pra quem, se não é para os torcedores? Por que até em clássicos é mais fácil ver arquibancada vazia do que estádio cheio? Não vou chegar logo no meu segundo texto como colunista esportivo polemizando, fazendo suposições e teorias da conspiração, mas pensa um pouco comigo, pra quem está interessante? Por que se não estivesse, alguma coisa seria feita e tudo isso mudaria num estalar de dedos. Alguém deve estar lucrando muito em cima disso. Só não sei quem, o torcedor brasileiro com certeza não é.


Felipe Malcher. 1992. Torcedor do São Paulo, da Sociedade Esportiva do Gama e do New York Knicks. Redator Publicitário, comediante de piadas ruins nas horas vagas e altamente good vibes.