TED: 9 simples passos para você fazer apresentações emocionantes, originais e memoráveis — Parte 1

Felipe Azevedo
13 min readJul 15, 2020

--

TED Falar, Convencer e Emocionar — Carmine Gallo

Nesse período de quarentena tenho me dedicado a aprender novas habilidades. Finalizei a leitura do livro ‘TED: Falar, convencer, emocionar. Como se apresentar para grandes plateias’ de Carmine Gallo. Nesta publicação o autor nos leva através de uma jornada pelas principais apresentações do TED, desde pessoas famosas até as mais comuns.

Carmine começa fazendo uma introdução nos mostrando que as ideias são a moeda do século 21 e não há nada mais inspirador do que uma ideia arrojada apresentada por um excelente orador.

“As ideias, quando embaladas e transmitidas com eficácia, têm o poder de mudar o mundo” - CARMINE GALLO.

As lições apresentadas pelo autor são o resultado de uma análise científica de centenas de apresentações do TED (sigla de Tecnologia, Educação e Design), entrevistas pessoais com os palestrantes mais populares e os insights pessoais de Gallo acumulados ao longo de anos orientando líderes inspiradores das marcas mais admiradas do mundo.

O TED é uma conferência internacional no qual qualquer pessoa que se apresente tem no máximo 18 minutos para encantar seu público com suas ideias. Só para ter uma noção, as apresentações do TED.com bateram a marca de mais de um bilhão de visualizações em 2012 e são vistas em média 1,5 milhão de vezes por dia. Os vídeos são traduzidos em até 90 idiomas e 17 novas visualizações das apresentações do TED são iniciadas a cada segundo todos os dias.

“Sou uma máquina de aprender e este é o melhor lugar para aprender.” - TONY ROBBINS, TED, 2006.

HOJE, TODOS NÓS SOMOS VENDEDORES

Os palestrantes mais populares do TED fazem apresentações que se destacam em um mar de ideias. Como Daniel Pink observou em seu livro Saber vender é da natureza humana.

“Queiramos ou não, hoje em dia todos nós somos vendedores” - DANIEL PINK.

Mas incorporar todos os elementos de uma apresentação inspiradora para vender suas ideias não é um desafio fácil. Lembre-se que, se você não for capaz de inspirar ninguém com as suas ideias, não faz diferença se essas ideias são geniais ou medíocres. As ideias só são tão boas quanto as ações inspiradas pela comunicação dessas ideias.

Depois de analisar mais de 500 apresentações do TED (mais de 150 horas) e conversar diretamente com palestrantes de grande sucesso, Carmine descobriu que as apresentações mais populares do TED tinham nove elementos em comum que revelam em três componentes de uma apresentação inspiradora. As melhores apresentações são:

# Segredo nº1 — Libere o seu mestre interior e identifique as suas maiores paixões.

# Segredo nº2 — Domine a arte do Storytelling.

# Segredo nº3 — Converse com a plateia.

# Segredo nº4 — Apresente algo novo.

# Segredo nº5 — Crie momentos surpreendentes.

# Segredo nº6 — Faça uma apresentação leve.

# Segredo nº7 — Atenha-se à regra dos 18 minutos.

# Segredo nº8 — Crie uma apresentação multissensoriais

# Segredo nº9 — Seja você mesmo.

“Os líderes eficazes são capazes de incitar a si mesmos e aos outros e agir porque conhecem as forças invisíveis que nos influenciam” - TONY ROBBINS, TED, 2006.

A comunicação apaixonada, incisiva e inspiradora é uma dessas forças que nos motivam e nos influenciam. Crie esses momentos. Cative o seu público. Inspire-os. Mude o mundo. Veja como…

Vamos dividir esse conteúdo em três partes que serão publicadas ao longo da semana do dia 13 de julho de 2020.

PARTE 1

EMOCIONANTES: Toque o coração dos seus ouvintes.

O elemento fundamental de uma apresentação do TED são seres humanos se conectando com outros seres humanos de maneira direta e quase vulnerável.

“As melhores palestras são aquelas nas quais pessoas realmente podem sentir esse fator humano. As emoções, os sonhos, a imaginação.” - CHRIS ANDERSON, Curador do TED.

SEGREDO Nº 1 — LIBERTE O SEU MESTRE INTERIOR

Os melhores comunicadores são capazes de entrar na cabeça e no coração do seu público. A maioria das pessoas que fazem apresentação se esquecem do “coração”. Para fazer uma apresentação emocionante você deve falar de coração, identificando as suas maiores paixões.

“A paixão é o fator que o ajudará a criar a mais elevada expressão dos seus talentos.” - LARRY SMITH, TEDxUW, 2011.

Aimee Mullins TEDMED 2009

Mergulhe fundo para descobrir a sua conexão, mais expressiva e sem igual, com o tema da sua apresentação. A paixão leva à maestria e a sua apresentação não será nada sem ela, mas mantenha em mente que a sua motivação pode não ser tão clara. Aimee Mullins não é apaixonada por próteses, mas por liberar o potencial humano.

A técnica funciona porque estudos científicos demonstraram que a paixão é contagiante, literalmente. Uma pessoa sem inspiração não consegue inspirar ninguém. Você tem muito mais chances de convencer e inspirar os seus ouvintes, se expressar uma conexão engajada, entusiasmada e especial com o seu tópico.

As pessoas não têm como inspirar os outros se não forem, elas mesmas, inspiradas.

“Em muitos aspectos é a qualidade emocional que separa os que dominam uma área dos muitos outros que se limitam a labutar em um emprego” - ROBERT GREENE em Maestria.

Nosso nível de desejo, paciência, persistência e confiança acaba desempenhando um papel muito maior no sucesso do que a pura capacidade de raciocínio. Quando nos sentimos motivados e energizados, somos capazes de superar praticamente qualquer obstáculo. Quando estamos enfadados e agitados, a nossa mente fica paralisada e nos tornamos cada vez mais passivos.

Em qualquer lugar do mundo os oradores que verdadeiramente expressam sua paixão e entusiasmo pelo tema são os que se destacam como líderes inspiradores. São com eles que os clientes querem fazer negócio.

Dica do TED: Dessa forma, pergunte a si mesmo: “ O que faz o seu coração bater mais forte?”. A sua paixão não é um interesse passageiro nem um hobby. Uma paixão é algo extremamente importante e um elemento central da sua identidade. A sua verdadeira paixão deve ser o tema das suas comunicações e servirá para inspirar o seu público.

As pessoas verdadeiramente apaixonadas pelo tema são oradores mais eficazes. Elas inspiram o público de um jeito que pessoas pouco entusiásticas e de baixa energia não conseguem fazer.

Mais, por que a paixão é tão importante? A paixão leva a importantes comportamentos e resultados. Melissa Cardon, Cheryl Mitteness (da Northeastern University) e Richard Sudek (da Chapman University) realizaram uma pesquisa e descobriram que os líderes empresariais efusivos são mais criativos, definem metas mais ambiciosas, são mais persistentes e possibilitam um melhor desempenho da empresa.

“Nada grandioso jamais foi realizado sem entusiasmo”. - RALPH W. EMERSON.

A paixão é, literalmente, contagiante. As emoções positivas incluem paixão, entusiasmo, empolgação e otimismo que são contagiantes, melhorando o ânimo dos ouvintes. Além disso, os líderes positivos foram considerados mais eficazes e, portanto, mais capazes de convencer seus seguidores a fazer algo.

Dica do TED: Cerque-se de pessoas empolgadas. Howard Schultz, fundador da Starbucks, uma vez me disse: “Quando você está cercado de pessoas que compartilham uma paixão coletiva por um objetivo em comum, tudo é possível”. Identificar a sua paixão é um passo do processo, mas você também deve compartilhá-la, expressá-la e falar sobre o que o motiva com os colegas, clientes e outras pessoas da sua vida. E, o mais importante, você deve se associar a outras pessoas que compartilham a sua paixão.

Os líderes usam a paixão como um critério de contratação. Richard Branson contrata pessoas que demonstram a atitude da Virgin: elas sorriem muito, são positivas e entusiasmadas. Em consequência, elas se comunicam melhor. Não basta ser empolgado. Você também deve se cercar de pessoas que se empolgam com a sua organização e com o seu tema. O seu sucesso como líder e comunicador dependerá disso.

Richard Branson TED 2007

Dica final para você liberar o seu mestre interior. O primeiro passo para inspirar os outros é encontrar, você mesmo, a sua inspiração. A maneira mais simples de identificar a sua verdadeira paixão é responder à pergunta: “O que faz o meu coração bater mais forte?”. Uma vez que descobrir o que faz o seu coração bater mais forte, as histórias que contar, os slides que usar e o seu estilo de transmitir o conteúdo ganharão vida. Você se conectará com as pessoas de uma maneira mais profunda do que jamais imaginou ser possível. Você terá a confiança de compartilhar o que aprendeu como um verdadeiro mestre. Então estará pronto para fazer a apresentação da sua vida.

SEGREDO Nº 2 — DOMINE A ARTE DO STORYTELLING

Conte histórias para tocar o coração e a mente das pessoas. O storytelling ajuda os ouvintes a se envolverem emocionalmente com o conteúdo apresentado. Todos nós temos uma história para contar. Conte a sua história.

“As histórias não passam de dados com alma.” - BRENÉ BROWN, TEdxHouston, 2010.

Bryan Stevenson TED 2012

A técnica funciona porque: Bryan Stevenson, palestrante que recebeu a mais longa ovação em pé da história do TED, passou 65% de sua apresentação contando histórias. Estudos de varreduras cerebrais revelam que as histórias estimulam e engajam o cérebro humano, ajudando o orador a se conectar com a plateia e aumentando as chances de ela concordar com o ponto de vista do orador.

“Em geral, as grandes verdades do mundo são expressas em histórias fascinantes.” - DALE CARNEGIE.

Todos nós somos contadores de histórias. Você conta histórias todos os dias. Em uma apresentação de negócios, você conta a história da sua campanha, de sua empresa ou do seu produto. Em uma entrevista de emprego, você conta a história da sua marca pessoal.

OS COMUNICADORES MAIS inspirados e os melhores palestrantes do TED costumam se ater a um de três tipos de história.

  1. O primeiro tipo são as histórias pessoais que se encaixam diretamente no tema da palestra ou apresentação;
  2. o segundo tipo são histórias sobre pessoas que aprenderam uma lição com a qual o público pode se identificar;
  3. o terceiro tipo são histórias que envolvem o sucesso ou o fracasso de produtos ou marcas.

Os oradores populares do TED têm uma qualidade em comum: eles são mestres em criar empatia. A empatia é a capacidade de reconhecer e sentir emoções vivenciadas por outra pessoa.

Sir Ken Robinson se apresentou no TED de 2006. Ele acredita que as escolas matam a criatividade. Aparentemente muitas pessoas concordam com ele. Sua apresentação é a mais popular de todos os tempos no TED, com mais de 65 milhões de visualizações. O mais fascinante é que a apresentação de Robinson se explica pelo fato de ele não usar PowerPoint, recursos visuais nem adereços e mesmo assim conseguir se conectar com a plateia. Ele faz isso com a utilização habilidosa de análise, dados, humor e storytelling.

Sir Ken Robinson TED de 2006

“A história real e a verdadeira da vida, se relatada com modéstia e isenta de vaidade, é absolutamente divertida e torna a apresentação praticamente infalível.” - DALE CARNEGIE

Dica do TED: Que história você poderia incluir? Pense em uma história (sobre você, sobre alguém ou sobre uma marca) que você poderia incluir nas suas comunicações ou na sua próxima apresentação. Se você já faz isso, está mais perto de ser um comunicador digno do TED. Em uma apresentação de negócios, contar histórias equivale a levar as pessoas a uma excursão, ajudando-as a vivenciar o conteúdo em um nível muito mais profundo.

UMA HISTÓRIA BEM contada dá aos líderes uma grande vantagem em um mercado que está cada vez mais competitivo. Uma narrativa envolvente tem o poder de convencer clientes, colaboradores, investidores e stakeholders de que a sua empresa, seu produto ou sua ideia poderá ajudá-los a atingir o sucesso que eles desejam.

  1. Em uma entrevista de emprego, conte uma história pessoal sobre o seu sucesso gerenciando uma equipe ou executando um projeto difícil.
  2. Em uma apresentação de vendas, conte uma história sobre como o seu produto ajudou a aumentar as vendas do cliente apesar da retração econômica.
  3. No lançamento de um produto, conte uma história pessoal por trás da criação do produto.

Dica final para você dominar a arte do storytelling. Os melhores oradores de fato são inconformistas, aventureiros e rebeldes que quebram as regras e correm riscos. Eles contam histórias para expressar sua paixão pelo tema e para se conectar com seu público. As ideias são a moeda do século 21 e as histórias facilitam a troca dessa moeda. As histórias ilustram, esclarecem e inspiram.

SEGRENO Nº3 — CONVERSE COM A PLATEIA

Não é fácil parecer natural, é algo que requer prática. O terceiro segredo para se fazer uma apresentação que toque profundamente as pessoas é se apresentar com uma linguagem corporal e verbal autêntica e natural.

Ensaie incansavelmente e interiorize o conteúdo para fazer a apresentação da maneira mais descontraída possível, como quem conversa com um bom amigo.

A técnica funciona porque a verdadeira persuasão só ocorre depois de criar uma ligação emocional com os ouvintes e conquistar a confiança deles. Se a sua voz, gestos e linguagem corporal forem incongruentes com as suas palavras, os ouvintes desconfiarão da sua mensagem. É o equivalente a ter uma Ferrari (a história magnífica) sem saber dirigir (apresentar a história).

Dica do TED: Fale em um tom coloquial. Assista a apresentação de Bryan Stevenson no TED. Ouça como ele conta suas três histórias. Ele soa como se estivesse batendo um papo descontraído com você. É natural, coloquial e muito autêntico. Ao praticar a sua apresentação, você tenderá a reduzir a velocidade da sua fala quando avançar os slides ou ao tentar lembrar os argumentos que deseja expor. Depois de internalizar o conteúdo, use o seu estilo natural de conversa para determinar a velocidade da sua fala.

A velocidade ideal para falar em público gira em torno de 150 a 160 palavras por minuto. Essa é a velocidade ideal de enunciação para audiobooks, por exemplo. Stevenson fala na velocidade ligeiramente mais rápida de 190 palavras por minuto. O guru motivacional Tony Robbins, que deu uma palestra no TED em 2006. Nessa apresentação, Robbins falou na velocidade de 240 palavras por minuto. Encontre seu equilíbrio.

Além da velocidade, o modo como você diz algo deixa uma impressão tão profunda no ouvinte quanto aquilo que você diz, mas muitas pessoas negligenciam essa habilidade crucial.

Amy Cuddy é uma psicóloga social de Harvard Business School. Ela pesquisa sobre linguagem corporal e se apresentou no TED Global em 2012. Sua apresentação já foi assistida mais de 57 milhões de vezes até agora.

Amy Cuddy TED Global 2012

Cuddy diz que o modo como usamos o nosso corpo — os nossos sinais não verbais — pode mudar a maneira como as pessoas nos veem. Ela vai mais longe, quando afirma que a nossa postura corporal afeta o modo como você se sente e, em consequência, o modo como os outros veem você. Mesmo se você não se sentir confiante, aja como se estivesse confiante e as suas chances de sucesso aumentam muito.

“O nosso corpo muda a nossa mente, a nossa mente pode mudar o nosso comportamento e o nosso comportamento pode mudar os nossos resultados”. - AMY CUDDY, TEDGlobal, 2012

O segredo não é eliminar o nervosismo, mas administrá-lo. Amy Cuddy oferece uma solução para os oradores nervosos: não finja até conseguir. Finjam até se transformar.

A esquiadora cross-country profissional Janine Shepherd sofreu um acidente que pôs um súbito fim à sua carreira. No TED de 2012, ela contou à plateia que um corpo quebrado não é uma pessoa quebrada.

Janine Shepherd TEDxKC 2012

“A minha maior força nunca veio do meu corpo… a essência de quem eu sou jamais mudou. A chama piloto dentro de mim jamais se extinguiu.” - JANINE SHEPHERD, TED, 2012.

Dica final para você conversar com a plateia. Shepherd tem razão. Embora ela tenha utilizado o corpo para contar sua história com eficácia, a sua “força” vem de dentro. A sua enunciação e os seus gestos, dominados com horas e mais horas de prática, de fato melhorarão a sua mensagem, mas, sem paixão e prática, a sua presença sairá muito prejudicada. A sua força como um palestrante vem de dentro.

CONSLUSÃO — PARTE 1

Nesta primeira parte do artigo, fiz um resumo sobre os três primeiros segredos para emocionar a sua plateia. Carmine diz que o primeiro segredo é você libertar o seu mestre interior, identificando as suas maiores paixões. O segundo segredo de Gallo é a arte de contar histórias, o storytelling, ajudam os ouvintes a se envolverem emocionalmente com o conteúdo apresentado. E, o terceiro segredo, o autor fala que os apresentadores devem exibir uma linguagem corporal e verbal autêntica e natural, quase como se fosse um bate-papo.

Seguindo essas dicas você aprenderá a tornar suas apresentações mais descontraídas e impactantes.

Então, quer saber mais? Na segunda parte de TED: 9 simples passos para você fazer apresentações emocionantes, originais e memoráveis apresentarei mais três segredos de como criar apresentações originais. Você poderá aprender como engajar a sua plateia ensinando algo novo.

Não perca! E se você quiser assistir a todos os TEDs mencionados aqui no artigo, basta clicar nos links ao longo do texto ou nos links nas referências logo abaixo.

Referências:

GALLO, Carmine. TED Falar, convencer, emocionar. São Paulo: Saraiva, 2013.

PINK, Daniel H. Saber Vender é da natureza humana. São Paulo: Leya, 2013.

ROBBINS, Tony. Why we do what we do. TED.com, jun. 2006. Disponível em: < https://bit.ly/2C4iegN>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

SMITH, Larry. Why you will fail to have a great career. TED.com, nov. 2011. Disponível em: < https://bit.ly/3fly2dn>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

MULLINS, Aimee. My 12 pairs of legs. TED.com, mar. 2009. Disponível em: < https://bit.ly/3iVHBBZ>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

BRANSON, Richard. Life at 30.000 feet. TED.com, mar. 2007. Disponível em: < https://bit.ly/326OE4S>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

BRENÉ, Brown. The power of vulnerability. TED.com, jun. 2010. Disponível em: < https://bit.ly/2ZhHglA>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

STEVENSON, Bryan. We need to talk about an injustice. TED.com, mar. 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2Wr5kAL>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

ROBINSON, Ken. Do schools kill creativity? TED.com, feb. 2006. Disponível em: < https://bit.ly/3elo2jl>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

CUDDY, Amy. Your body language may shape who you are. TED.com, jun. 2012. Disponível em: < https://bit.ly/38RFRFl>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

SHEPHERD, Janine. A broken body isn’t a broken person. TED.com, oct. 2012. Disponível em: < https://bit.ly/3fm12ll>. Acesso em: 11 de Julho de 2020.

Originally published at https://www.linkedin.com.

--

--