Adeus Choco la Design

Acredito que a vida funciona em ciclos e em algum momento se chega ao fechamento de alguns e início de outros. Esse e-mail é o fechamento do meu ciclo com o Choco la Design. Leia o email para entender melhor, vou tentar ser o mais breve possível.


Como começou?

Preciso primeiro explicar rapidamente a história do Choco, para caso você não conheça. O Choco la Design iniciou há 8 anos atrás, como um blog de design focado em referencias visuais e artigos diversos, seu principal foco era o Design Gráfico. O blog iniciou com o Filipe Fernandes e a participação do Willian Matiola, e assim foi por uns anos, como um hobby para eles no início de carreira.

Anos depois o blog começou a crescer e diversas coisas foram mudando, com isso o Willian saiu e foi seguir com sua carreira e outros projetos pessoais. O Filipe passou a tocar o blog com alguns colaboradores e diversos colunistas.

Pouco tempo depois, conheci o Filipe e então ele me convidou, para junto com o Canha, os 3 passarem a tocar o Choco levando para outro foco e patamar. O objetivo a partir desse momento era tornar o conteúdo mais profissional, focado em ajudar as pessoas em início de carreira, passando a ter mais foco na área de interface e UX (que é onde os 3 atuam e o boom do momento).

Quase 3 anos depois

Hoje fazem quase 3 anos desde esse novo início, e muita coisa aconteceu. Escrevi diversos artigos, realizei vários vídeos no Youtube, eventos online, etc … mas no meio do caminho teve algo diferente …

Eu e o Filipe pensávamos em ir para o Canadá, foi assim que nos conhecemos, até que surgiu a ideia de Dublin, o Canha morava lá e pouco depois estávamos pegando o avião para Dublin. O plano era claro, os 3 estariam em Dublin, então passaríamos a conversar e a agir mais sobre a visão conjunta para o futuro do Choco la Design.

Eu sou empreendedor desde 2010 e fui professor em escolas presenciais por 7/8 anos, então construir algo e crescer na área de educação foi o que me interessou em me unir ao novo time de sócios do Choco.

Mas quem já passou por isso sabe, mudar de país não é nada fácil e mil coisas podem (e vão) acontecer. Isso acabou desalinhando a conversa e foco dos 3, tendo que (cada um) inicialmente ajustar questões pessoais.

Seguindo com os planos

Nesse tempo segui criando muito conteúdo e estando a frente do Choco como uma comunidade de designers para designers. Paralelo a isso comecei a criar cursos online, com o objetivo de ser totalmente diferente do que existe por aí. Essa parte dos cursos era para ser feito em conjunto com os 3, mas por diversas questões pessoais não foi possível e eu toquei separado. Foi esse o motivo de os cursos serem apenas parceria com o Choco e não parte dele, e assim criei primeiro um curso de Photoshop e depois o de Design de Interface.

Mais tempo se passou, minha responsabilidade com os cursos e alunos foram aumentando e a vontade que eu tinha de criar um negócio online, voltado para educação, que fosse diferente de todas as escolas que passei e tivesse muito resultado com alunos, foi cada vez mais aumentando.

Chegou um momento onde resolvi junto com o Jônatas Vieira criar o podcast Aelacast, mesmo a gente não tendo muito tempo por conta de nossa rotina de trabalho (Ele em Londres e eu em Praga), além de cuidar do Choco e criação de conteúdos, a cada mês soltamos 1 novo episódio.

Complicou

A partir desse momento as coisas foram se complicando mais, pois eu precisava me dedicar mais para o podcast e as aulas dos cursos (cuidar dos alunos e construir muito mais), e apenas eu estava a frente do Choco, cuidando para que ele tivesse evolução e conteúdos.

Em uma ida a Londres, encontrei o Jônatas e resolvemos transformar a Aela em uma empresa, com um objetivo maior, começando pela união e melhoria dos dois cursos que eu tinha iniciado. Hoje a Aela Design & Courses é uma empresa registrada no Reino Unido, temos uma plataforma nova para aulas e mentoria de trabalhos, e um pequeno time para seguir com nosso objetivo maior de ajudar pessoas interessadas a se tornarem talentos globais na área de design e inovação tecnológica.

Minha responsabilidade com a Aela aumentava cada vez mais, e também o meu trabalho e do Jônatas na Europa. Ele está como Sr. UI Designer na Aiimi em Londres e eu como Creative Director, UX Lead na Salsita em Praga.

Eu seguia criando conteúdos no Choco e movimentando a comunidade, mas cada vez ficava mais difícil.

Até que no final da semana passada o Filipe veio me pedir para tocar o Choco, ele queria voltar a assumir e possivelmente com novos planos (mas não sei dizer quais são).

Respeitei seu pedido, e não sei dizer o que irá acontecer com o Choco a partir de agora. Eu seguirei criando conteúdos, agora totalmente via Aela. Na verdade se você tem interesse em seguir acompanhando os conteúdos que eu crio, nesse primeiro semestre de 2018 você terá muito mais do que antes, pois estamos trabalhando em diversas possibilidades na Aela e soltando aos poucos.

E agora?

Gostaria de começar informando que não respondo mais ao email felipemelo@chocoladesign.com, na verdade já não envio mais nada por ele nem acompanho. Acredito que ele já esteja desativado, pois foi o que pedi ontem ao Filipe.

Para você se comunicar comigo a partir de agora estarei apenas no email felipe@aela.io

Os meus conteúdos você seguirá encontrando no Medium, Youtube, Instagram, Facebook da Aela e bem em breve iremos soltar novidades e outros canais.

Caso você tenha interesse em manter um contato mais próximo, segue links do meu Facebook pessoal, LinkedIn e Instagram pessoal.

Novidades

Gostaria de desejar muito sucesso ao Filipe com seus novos planos do Choco e acredito que todos nós iremos sair ganhando com isso, pois ele poderá enfim se dedicar ao Choco e eu, junto com o Jônatas, totalmente à Aela. Você ganhará muito mais conteúdos assim :)

Meus próximos emails e conteúdos vão ser vinculados à Aela, seguimos nos falando em breve!

Ah, e caso você ainda não tenha visto, saiu mais um episódio do Aelacast e esse episódio tem um conteúdo incrível para quem está em busca de uma nova vaga esse ano.

Grande abraço e muito sucesso a todos!

Felipe

Felipe Melo Guimarães

Written by

Senior UX Designer at SAP Concur | NN/g UX Certified | Co-founder at Aela.io