Adobe XD CC 1.0 — Software completo para interaction UI UX design

Adobe XD CC 1.0

Em Outubro de 2015, eu escrevi um artigo sobre o novo Project Comet da Adobe e as mudanças que estavam a caminho… De lá para cá, 2 anos se passaram, o time cresceu, eles conversaram muito com usuários pelo mundo e em Outubro de 2017 a Adobe lançou a versão final do XD. (Eu participei de dois meetups de apresentação do Adobe XD, former Project Comet, *Em Berlin e em Praga* e participo do time de beta testers.)

No evento Adobe Max de 2017, foram apresentados todos os detalhes e possibilidades do programa. A parte mais sensacional é o fato de funcionar em Mac e Windows, o que é uma grande necessidade para o mercado brasileiro.

Veja o vídeo de introdução apresentado nessa edição do Adobe Max:

O Adobe XD tem recursos incríveis, acelerando o trabalho de nós designers na criação de componentes da interface (atomic design), organização de nossos styleguides, criando assim o design system necessário. Com o Adobe XD, é possível criar rapidamente interfaces responsivas, interfaces de apps e você ainda consegue verificar o preview do seu protótipo no celular. Ah sim, você cria o protótipo navegável e com transições diretamente no programa, e ainda coleta feedbacks de seu time e stakeholders.

Ainda tem MUITA coisa pela frente, mas hoje o XD já é um programa pronto para se usar no nosso dia-a-dia de trabalho. Caso tenha algo que você gostaria de ver o time da Adobe incluir no XD, a melhor forma é participar do UserVoice. É por lá que eles mantém uma conversa diária com os usuários, verificando os recursos mais importantes a serem implementados. Além disso, eles também acompanham e falam com os designers pelo Twitter.

A Boosted Boards utilizou o Adobe XD em seu projeto, e o case vale muito a pena você conferir:

O time da Adobe está trabalhando para incluir muitas novidades em breve, como micro-interações por exemplo, e vão seguir lançando updates mês a mês, como foi no período Beta.

Veja aqui algumas das novidades que devem chegar ainda esse ano.

(Em breve) Adobe XD + Zeplin

Se você ainda não testou o XD, eu realmente recomendo, principalmente se você trabalha com Windows. Não faz sentido nenhum você continuar usando Photoshop para design de interface. Em meu curso online, mudei as aulas a alguns meses para o Adobe XD e ajudou muito os alunos a começarem a evoluir mais rápido e já se adaptarem, ainda mais porque a maioria trabalha com Windows.

O XD ainda tem muito para crescer, e acredito que daqui a não muito tempo será uma ferramenta realmente incrível para nós designers.

Está perdido e na dúvida? Assista a essa Live que rolou durante a Adobe Max 2017 com Dansky utilizando o XD em um projeto:

Like what you read? Give Felipe Melo Guimarães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.