Estado bruto.

~ Aconteceu em Ponta Negra ~

O Sopé de Bald's Hill

“Vale bem umas 100”

“Vale nada homi”

“Isso é um seixo branco”

“é ametista”

“e é?”

“né cristal não?”

“e eu sei?”

“issé agua marinha, meu tio trabalha com preda, ele tem uma dessa, ele”.

Essa era a toada da prosa naquela manhã ensolarada no sopé de Bald`s Hill.

Quem conhece a região também conhece sua configuração demográfica, que é particionada de acordo com as dependências químicas de cada grupo.

Em uma mesa anexa ao guarda-sol do Seu João, vendedor de coco, ficam clássicos alcoólatras de praia. O primeiro litro de 51 costuma secar em sincronia com o nascer do sol.

Próximo ao bar Old Five, ficam os viciados em endorfina, way, ovo cozido, gel estranho e selfie constrangedora. São os triatletas, corredores, marombeiros e afins.

Um pouco mais reclusos, mas nada acanhados, dentro dos limites internos do pé do morro, está o grupo que decidiu aprofundar seus conhecimentos a respeito dos efeitos sensoriais dos psicotrópicos de baixo custo.

Era justamente no terceiro grupo que se desenrolava o curioso diálogo, acompanhado atenta e discretamente por este que vos digita.

“mermão, só sei que essa peda vale umas 50 peda”.

Aparentemente, a pauta da discussão girava em torno de uma espécie de gema ou pepita lapidada, que se encontrava nas trêmulas mãos de um dos locutores. A conferência geológica visava avaliar o valor do mineral no câmbio oficial de Noia Land, a PEDA.

10, 57, 18, 76, melhor trocar por pó, dô 10 conto nela agora, e rebola no mar, foram algumas das possibilidades levantadas. Porém, nada de consenso. Até que, como uma invocação de Baphomet numa despretenciosa Terça do Livro, surge Galego Zoia, uma espécie de “perna esquerda” do “encarregado” do “braço direito” do chefe do tráfico na Vila de Ponta Negra.

Gingando com um estilo de fazer inveja a um grilo envenenado, Zoia interpela o portador da preciosidade:

- Eaê, boydoiiiiido! Desse uma lapidada na peda foi? Apoi, quando acabá de fumá essa aí, suba ali que tem mais, visse? Valeu!

Nesse dia eu nadei 2km e tomei 2 cocos. 3 reais cada. Tava bem docinho.