Entusiasmo: a força que te tira da inércia

Photo by Kai Pilger on Unsplash

Inércia. Termo técnico utilizado para descrever a força que mantém as coisas paradas, sem movimento. Quando não há mudanças, quando nada vibra, o momento em que tudo para. A inércia é contra a mudança, é o oposto da força do movimento. Um corpo se mantém parado quando a força da inércia é maior que a força do movimento.

Nesse momento, você encontra-se na inércia? Apenas reclamando da sua situação, parado, sem vida, sem movimento? A vida ocorre longe da inércia, a vida é a mudança. A vida está na força de criação do universo, onde tudo muda, nada permanece: as coisas crescem, evoluem, caminham, se movimentam.

A morte também ocorre longe da inércia. Para morrer, você precisa mudar muito. Para morrer, você precisa viver muito. Toda força que te coloca em movimento, te tira do estado de inércia.

Entusiasmo

Segundo teorias espirituais, o entusiasmo é a força universal que tem o poder de conectar você com o processo de criação do universo. O mesmo processo que faz a vida surgir no ventre da mulher. A força que faz a árvore crescer e florescer. A energia que mantém todas as coisas, situações e momentos em constante mudança. A mesma força que faz você acordar todos os dias, que faz o seu coração bombear o seu sangue, que faz a vida acontecer.

A filosofia oriental Taoismo, chama essa força de criação que move o universo de tao. Há outras filosofias que nomeiam essa força de Deus. Todas elas falam da mesma coisa, porém nomeiam de forma diferente.

Photo by Devin Avery on Unsplash

Você está entusiasmado com algo — sente uma alegria diferente, parece que poderia passar a sua vida inteira fazendo aquilo. Nada tira o seu foco, nem mesmo as pessoas ao seu redor, as conversas, as opiniões dos outros. Quando você está entusiasmado, nada te tira do centro e do foco. Se você coloca um objetivo, é provável que atinja sem sofrimento. Pessoas certas começam a surgir na sua vida. Situações são colocadas à sua frente, todas alinhadas com seu objetivo.

Quando o entusiasmo toma conta do seu ser, você se conecta com uma força muito poderosa. Você se conecta com Deus. Não o Deus das igrejas. Não esse Deus que fica te julgando a todo momento; te colocando amarras e tentando te deixar na inércia. O Deus que me refiro é o processo de criação de tudo o que existe. O processo que fez você nascer e estar lendo este texto.


Entusiasmo é um indicador

O entusiasmo é um sinal, enviado por você mesmo.

Photo by Andre Mouton on Unsplash

Isso mesmo que você acabou de ler. Parece meio louco, né? Talvez um pouco esotérico demais? Se você fecha a sua cabeça para assuntos esotéricos, é provável que esteja vivendo hipnotizado pelas falsas verdades ditas na igreja, televisão, Internet. Enfim, vamos voltar ao foco.

Quando você se sente entusiasmado com o que está fazendo ou vai fazer, segundo teorias espirituais, o seu ser está levantando uma bandeira. Lá no seu centro, por trás de todas as crenças, máscaras e pensamentos há um ser. Quem você é de verdade, o seu centro.

Quando você identifica a bandeira levantada pelo seu ser, que também faz parte do todo criativo do universo, e usa dessa força para sair da inércia, você consegue "surfar" com o universo. Você se conecta com Deus, com o tao, com o todo e as coisas começam a acontecer. Tudo começa a dar certo. Você conhece pessoas novas, faz amizades, ama, tropeça, cai, mas levanta. As quedas já não te abalam tanto quanto antes, pois agora você está focado. Você está mudando. As quedas também são mudanças, elas também fazem parte da força criativa do universo. Use dessa força para evoluir, use dessa força para sair da inércia.


Photo by Nick Morrison on Unsplash

Nesse exato momento, eu estou entusiasmado. Antes de começar o dia de trabalho, estou fazendo algo que me conecta com o poder criativo do universo: escrevendo. Escrever me deixa em um estado de transe, sem pensamentos.

Estou sentado em uma mesa de um café. Há pessoas ao meu redor, conversando. Algumas devem estar reclamando do chefe, conversando sobre o que vão fazer no final de semana ou simplesmente em silêncio — esperando o seu pão de queijo. Eu estou aqui sentado e não consigo tirar os olhos da tela do computador. Nada tira o meu foco, nada me tira do meu centro. As palavras surgem sem que eu me esforce e eu consigo terminar o texto em menos de 15 minutos. Os outros 15 minutos, eu passo revisando a ortografia. Nunca perco mais do que 30 minutos em um texto.

Você deve estar pensando: então é por isso que os textos são tão ruins.

Eu entendo o seu pensamento, mas não estou nem aí para o seu julgamento. Escrever me faz bem e, por isso, tento fazer todos os dias — antes do trabalho.

O meu trabalho também me entusiasma. Eu também entro em um estado de transe quando estou programando; quando estou falando com o time; quando estou fazendo as coisas acontecerem. Tudo flui, pois o entusiasmo está presente.

Tudo que é feito com entusiasmo, se transforma em meditação. Tudo que é feito com entusiasmo, te conecta com Deus. Tudo que é feito com entusiasmo, satisfaz o seu ser. Tudo que é feito com entusiasmo, faz você viver e se livrar dos pensamentos — nem que seja por alguns instantes.