Muito interessante!
Felipe Caires
11

Boa pergunta. Esse “popular” na verdade é relativo… o jogo mais vendido de 1982 vendeu 35.000 cópias só:

Ranking da Computer Gaming World

Existia uma comunidade em torno dos computadores — eles eram vendidos em lojas de eletrônicos nos EUA, junto de rádios, relógios e TVs. Os jogos eram vendidos nessas lojas (que eram redes enormes) ou por correio, anunciados nas revistas de computador da época como a Byte ou (depois) a Computer Gaming World.

Era um negócio na base do boca-a-boca, zines, eventos e tals, bem amador mesmo. Tanto que os jogos eram criados meio que isoladamente. O Richard Garriott não teve nenhum contanto com os jogos de PLATO, a galera que fez Rogue não conhecia Beneath Apple Manor (um “roguelike” mais antigo), etc.

Antes de Wizardry, Ultima e Rogue “padronizarem” o gênero, tiveram RPGs estranhíssimos, como o Wilderness Campaign (1979), feitos por programadores tentando adaptar D&D aos computadores por conta própria.

RPGs só seriam populares MESMO lá no final dos anos 90. Se não me engano Baldur’s Gate foi o primeiro CRPG exclusivo de PC a vender mais de 1M de cópias. Fallout 1 mal vendeu 200k na época e isso já era um sucesso.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.