Desenvolvedor - Nem tudo é código

Felipequefez
5 min readJul 6, 2020

Escrever código é apenas uma das etapas no desenvolvimento de software, existem vários processos antes, durante e depois que você desenvolvedor deve fazer para entregar algum valor para o seu usuário. Portanto, aqui vai dois itens fundamentais na opinião de um humilde DEV.

1. Comunicação, comunicação e comunicação

A comunicação mal feita é um problema de muitas empresas e isso não é só no contexto de tecnologia. Entretanto você desenvolvedor precisa entender que se comunicar é uma tarefa essencial e faz parte de suas atribuições no trabalho.

Imagine a seguinte situação:

João e Paulo estão trabalhando em um projeto, mas em paralelo tem outras tarefas sendo executadas. O chefe, Pedro, pediu diretamente ao João que a entrega do projeto fosse feita na próxima sexta-feira, exatamente daqui uma semana.

Paulo não estava presente naquele dia, estava trabalhando remoto e continuou seguindo o cronograma das outras tarefas. Já João começou correr e executar várias tarefas, e acabou não repassando essa nova informação para o outro dev.

Na véspera da entrega, quinta-feira, o projeto não estava pronto, Pedro, o chefe, cobra a equipe, João atolado de tarefas e Paulo sem saber de nada, são obrigados a apertar aquele botão de “turbo no volante” para alcançar o objetivo, e a partir daí é correr para tentar tapar os buracos que ainda existem no sistema em menos de 24 horas.

Nesse caso, claramente podemos perceber sérios erros de comunicação, o chefe Pedro em não se certificar que a equipe toda está alinhada, João que entrou na pressão e esqueceu de compartilhar uma informação de extrema importância, e Pedro que não teve iniciativa de perguntar sobre as entregas e se certificar que estava dando prioridade para as tarefas certas.

Se um dos devs tivessem apostado na comunicação, a entrega do projeto poderia ter fluído infinitamente melhor.

Esse pode parecer um caso extremo, mas problemas semelhantes acontecem com muita frequência, não é mesmo? Mas como evitar isso ?

A solução é simples, mas a execução nem tanto….

A todo momento temos que assumir que estamos segurando um grande megafone e com a obrigação de passar a informação para todos e garantir que a mensagem foi entregue. Portanto, utilize as ferramentas ao seu favor. Vamos separar aqui em três seções:

Tenha disciplina
Sim, você precisará de disciplina, para que a comunicação se torne parte da sua rotina, você precisa checar sempre, porque comunicar é saber que determinada informação irá chegar a uma ou mais pessoas e com clareza. Por exemplo, acabou uma reunião ? escreva, tire fotos, desenhe, faça o que você achar melhor, mas materialize o que foi dito para que você possa passar para os outros membros e confira se todos realmente entenderam.

Escolha uma ferramenta
Microsoft Teams, Skype. Slack, Discord, WhatsApp e por aí vai… Essa parte parece fácil, mas se atente a qual ferramenta será a melhor para todos da equipe.

Como agrupar conversas?

Dar permissão de acesso a determinados membros num grupo?

Consigo ter integração com outras ferramentas?

Gratuito ou pago?

Posso fazer chamada de áudio/vídeo?

Ou apenas o e-mail já serve?

Procure usar os grupos para comunicar, todos devem estar alinhados
Existem várias informações que podem e devem ser ditas para todos da equipe, e utilizar os grupos após ter escolhido a ferramenta certa, no passo anterior, é fundamental. Isso parece óbvio mas no final das contas a intenção é diminuir (ou quem sabe acabar) com o telefone sem fio, e fazer com que a informação certa chegue a todos. Então, algo foi combinado após uma reunião ? o cliente chegou e pediu para fazer uma mudança ?

COMUNIQUE…

Aqui vai minha dica de ouro, o ÓBVIO não existe, ele precisa ser dito, portanto, não tem problema comunicar algo que PARECE estar claro.

2. Controle a ansiedade, sem afobação

Uma problema chega até você, seja pelo seu chefe (como no caso do João), outra área que mandou um e-mail, cliente pedindo algo ou talvez até a queda do sistema em produção. neste exato momento o que você NÃO DEVE FAZER:

Entrar no modo afobação e sair fazendo uma série de coisas sem ao menos ter feito uma análise e planejamento. Em alguns casos, até entrar em pânico porque quem pediu tal alteração foi o diretor XPTO e blá blá blá

Me lembro de algumas situações em que fui muito afobado. Como alterar um registro no banco de dados (produção) sem consultar ninguém ou até mesmo fazer uma alteração no sistema sem validar antes, pelo simples fato de o cliente ter pedido, e com certeza em algum momento deu ruim.

Parece ser erro de principiante, mas profissionais com um bom tempo de experiência ainda cometem esse erro.

Todos estamos sujeitos a errar, faz parte, mas a ideia é que ao fazer este exercício, esse tipo de erro seja minimizado

Vou repetir:

A solução é simples, mas a execução nem tanto….

É bem difícil fazer isso, pelo menos pra mim foi, se você terá facilidade com isso, cara… Que sorte a sua. Então vamos lá.

Quando um problema chegar a você, respire fundo e exercite a análise do problema, quer uma palavra bonita? Tenha uma visão holística da coisa.

1 - Faça perguntas e colete o máximo de informações que puder, se esforce de verdade

2 - Não entre, eu disse NÃO ENTRE na mesma pressão ou angústia da pessoa que fala sobre o problema para você, escute-a com atenção mas não se afobe.

3 - Você coletou as informações, ouviu com toda atenção do mundo a pessoa e agora o que fazer ? parar e analisar:

  • Faz sentido mesmo isso que essa pessoa me pediu?
  • Preciso confirmar algumas questões com outras áreas?
  • Vou comunicar o meu líder e ver o que ele acha

4 - Depois disso, vem a negociação

  • Preciso fazer isso agora?
  • Posso colocar na minha esteira de atividades?
  • Se eu parar pra fazer isso agora, terei que parar de fazer o que estou fazendo no momento, é isso mesmo ???? (COMUNICAR NO GRUPO QUE A TAREFA FOI PAUSADA)

Comigo tem funcionado bem fazer essas perguntas e ajudam demais a evitar problemas para todos da equipe.

Existem diversas práticas para melhorar seus processos, equipe, projetos, mas se não sabe por onde começar, ou todas as outras tentativas foram frustradas, apostar nesses dois itens, comunicação e controle da ansiedade pode ser a chave pra você, não se limite a escrever apenas código, seja um DEV protagonista.

É isso galera, espero escrever mais em breve. Muito obrigado !

--

--