img: ftw.usatoday.com

Sorria, você está sendo hackeado!

Um incentivo ao uso seguro da Internet no Brasil

Eu posso entregar aqui diversos indícios de que neste exato momento você está sendo monitorado ou até hackeado, mas isso será assunto para um próximo artigo, por enquanto fique apenas com esse tweet:

@Snowden agora usa o Twitter

O que você deve fazer agora é apenas localizar as informações de seu interesse e se preocupar em como usar a Internet com segurança, eu vou te mostrar um caminho muito simples.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (nic.br) disponibiliza o Portal Internet Segura (internetsegura.br) com as principais iniciativas de segurança da Internet no Brasil em um único local, pra auxiliar todos nós a localizar as informações e incentivar o uso seguro da Internet.

São temas importantes e já estão divididos para facilitar a nossa vida. Eu gostei bastante do “Compras e transações bancárias seguras”, então aproveite a leitura:
Conhecendo os riscos e protegendo-se
…a internet com inovações e benefícios, também traz diversos riscos a seus usuários, são oportunidades a fraudes e ataques.
Compras e transações bancárias seguras
…compras online podem ser seguras, desde que você conheça os riscos e saiba como se proteger.
Ensinando filhos e alunos
…fonte de aprendizagem, entretenimento e socialização para jovens e crianças, mas cuidado eles precisam ser instruídos sobre os riscos.
Protegendo a privacidade
…enviar informações pessoais e interagir com pessoas é legal, mas proteger a sua privacidade e a dos outros é muito mais legal.
Dicas para jovens e crianças
…estude, converse com amigos, compartilhe informações e divirta-se, mas conheça os riscos envolvidos e se proteja.

Além disso recomendo que você conheça o Portal de Boas Práticas para a Internet no Brasil (bcp.nic.br) e a Cartilha de Segurança para Internet (cartilha.cert.br) são informações simples em um vasto conteúdo cheio de dicas e orientações que vão te ajudar a utilizar a internet sem riscos e sem nenhum medo!


Bom, sobre o papo de que estamos sendo hackeados, não precisa sorrir, mas assista a série Mr. Hobot, garanto que o “Elliot” vai te mostrar um mundo, um tanto quanto “interessante”, procure depois um trailer legendado no youtube, se preferir :)
Mr. Robot — Canal oficial no Youtube
Ah, outra coisa, se você gosta de jogar um “game“ depois de um dia inteiro de trabalho, antes de ir pra escola, ou naquele domingão chuvoso, com certeza Watch Dogs vai abrir a sua mente!
Watch Dogs — Canal oficial no Youtube

Enquanto isso, continue fazendo as suas coisas na Internet, mas agora com muito mais responsabilidade e tranquilidade, pode confiar :)

Obrigado por ler até o final, e até a próxima!
Esse artigo também está disponível no LinkedIn Pulse e agora você pode assinar para receber meus e-mails, fica muito mais fácil e seguro.
www.feliperaimo.com.br
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.