Como você se vê daqui a cinco anos? Oportunidades x contratempos

Felipe Klerk Signorini
6 min readApr 16, 2019

--

Seus planos e execução precisam ser inteligentes. 😁

Este texto é composto por duas partes a primeira se encontra em

Oportunidades x contratempos

Tenho um amigo que sacrificou seus valores de investimento de anos para dar a entrada e comprar um terreno, pois, acreditava que o mesmo se valorizaria no longo prazo, ou seja, um ótimo negócio, as parcelas cabiam no bolso e com tempo teria dinheiro para construir, economizou ao máximo, imaginava sua casa dos sonhos, porém, o que era para ser um sonho se tornou o maior empecilho, parou de investir em seus estudos, não conseguia recursos para construir e o terreno não se valorizou o suficiente para a revenda, manteve a obrigação do pagamento ao banco, ficava aflito, pois, não podia haver emergências que dependesse de suas finanças que até então estavam todas comprometidas, por fim depois de 7 anos o terreno foi finalmente vendido com uma margem mínima de lucro segundo ele, talvez uma falsa sensação de dever cumprido, pois, o custo desse investimento de 7 anos de estagnação, falta de liberdade nas decisões, sacrifícios em todos os âmbitos da sua vida, na verdade, não teve nada de lucro (a meu ver), teve a longo prazo prejuízos, o que em sua visão era uma oportunidade se tornou um contratempo.

Te faço uma pergunta, o quanto meu amigo deixou de ganhar em nome do investimento dos sonhos?

Quantas vezes você deixou de fazer alguma coisa acreditando naquele sonho que não é mais tão sonho assim?
Permita se crescer, mudar de ideia, e por que não mudar de sonhos?
Isso são decisões táticas resolvendo problemas táticos.

Nos negócios existe a frase, erre rápido e aprenda rápido, ela se encaixa perfeitamente no que quero expor, ter flexibilidade é justamente a permissão de errar mais, e aprender mais, seja flexível, aprenda com os erros, e evolua, de preferência rápido!

Conseguimos resolver os mesmos problemas sempre da mesma forma?

Seja estratégico para alcançar patamares que nunca sonhou.

Ser flexível, não utilizar milestones, ou destravar todas as suas decisões, definitivamente não são aquela bala de prata que resolverá todos os seus problemas, a habilidade de aprender rápido é uma das maiores aliadas que poderá possuir, mais ainda faltará aquele guia de para aonde devo ir? Para aonde direciono meu crescimento? A resposta está no planejamento de longa data, ou finalmente os objetivos estratégicos de vida.

Objetivos estratégicos são para longo prazo, estes se caracterizam principalmente pelas ideias, não é uma conquista de comprar algo, está longe de ser um objetivo estratégico por mais que necessite um longo caminho, quero falar daqueles mais emocionais que exigem uma mudança diária, como ser um melhor pai, conquistar um patamar de respeito em minha profissão ou amadurecer meu casamento, são exemplos que se encaixam perfeitamente aqui.

A exemplo tive uma chefe que, percebendo que a profissão não a satisfazia resolveu estudar sobre empreendedorismo, e como em todo bom curso pede ela expôs seus objetivos profissionais no papel:

  • Montar uma empresa pet-care.
  • Cursos no Sebrae
  • Atingir 1.000 clientes durante 1 ano.
  • Juntar 100.000 em capital de giro e lucrar antes dos 5 anos.

Não se apegue aos números, mais sim em perceber que todos são objetivos táticos, isso é a conquista de algo ou alguma posição, que requer, passos, obviamente “montar a empresa” requer muitos passos com muito acontecimento, humanamente impossível de prever, porém, o real motivo não foi exposto nos objetivos, e novamente, colocou somente objetivos táticos no âmbito de ideais.

O real motivo é a insatisfação com a vida profissional, falta de reconhecimento seguido de achar que estava se esforçando muito para pouco, não entrarei no âmbito de que humanamente todos pensam que gastam muita energia para um baixo retorno, seja intensivamente no trabalho ou no relacionamento, o que normalmente gera uma sensação errada da realidade [achar que trabalha muito e recebe pouco, sendo que seu investimento em desenvolvimento pessoal é baixo e a qualidade de seu serviço é mediano🤷‍♂️ ].

Considero que ela era desvalorizada no nosso ambiente de trabalho, mas conquistar algo como empreender necessita de decisões táticas, que neste exemplo faltou, mais pelo fato dela está seguindo esse caminho por impulso do que definitivamente de uma forma planejada e estruturada.

Passado alguns anos a empresa não foi para frente e ainda, houveram dívidas e desgaste com equipe no percurso e percebeu que o que pesou conscientemente foi saber que mesmo cumprido toda a receita de bolo ensinada pelos livros e cursos que frequentou a realidade se mostrou totalmente imprevisível e os seus primeiros objetivos nem de longe se realizaram, ao contrário, passou os primeiros 2 anos no vermelho e último no zero a zero segunda ela que depois me disse que não queria voltar ao mundo corporativo e seus planos atuais estavam entre:

  • Começar uma faculdade, tudo de novo?
  • Como posso utilizar meus conhecimentos ao mesmo tempo que mudo de profissão?
  • Investir em uma nova área? Tentar trabalhar em uma cia cultura startup.

Agora sim questionamentos mais sadios e menos impulsivos, sem objetivos complexos a serem desenvolvidos, inícios mais palpáveis são o começo da formatação de uma ideia mais madura.

Ela continuo, até que (chegou) em:

  • Posso usar minha experiência de data science aliado com o conhecimento comercial que desenvolvi, assim poderei almejar outros caminhos profissionais, mudando minha colocação sem perder toda a minha bagagem. Com isso em mente investiu em conhecimentos na área estatística e se recolocou no mercado.

Veja que seu objetivo estratégico, da mudança profissional, não mudou, o que se alterou foi como ela realizou esse objetivo, e acredito que foi uma boa alternativa, refazendo seu objetivo estratégico ela resolveu o problema da insatisfação profissional, não empreendeu e ganhou seus 100.000, mas se realizou de forma a aproveitar as oportunidades e investiu seu tempo e dinheiro em algo mais palpável.

Foque no que realmente é prioridade!

Considerações Finais:

Aja taticamente e pense estrategicamente.

Parabéns por ter chegado até aqui!rs 👍
E se eu fosse resumir o que quero passar, crie objetivos estratégicos com foco em ideias, e seguidamente os objetivos táticos para suportar a ideia, não leve todos os seus objetivos a sério demais, eles podem e às vezes devem mudar! mudar para um rumo nunca imaginado, e você vai precisar mudar junto, o seu objetivo de longa duração é uma ideia, ideias criam sonhos que não são tão fáceis assim de se alterar, normalmente comportam muitas esperanças, idealizações, seja no âmbito pessoal, profissional como os exemplos que citei, mas tente ser flexível, para seu bem e para que sua vida tenha mais liberdade, você merece o sucesso e não é porque você está noivo há 10 anos de alguém que insiste em não tocar no assunto data do casamento que você deve insistir nesse que talvez não seja mais o seu sonho. Repense seus objetivos, eles precisam ser reavaliados, e de preferência não de 5 em 5 anos rs!

A escolha correta dos objetos fará toda a diferença, escolha os objetivos de longo prazo que componham ideias, e seja aberto para planejar os de curto prazo aproveitando o melhor do momento resolvendo de forma tática, aberto a novas oportunidades, essa poderá ser a chave de seu sucesso e de quebra garantindo uma sanidade contra a ansiedade daquele objetivo que nunca se cumpre.

Muito obrigado!

Autor: Felipe Klerk Signorini
Da série: Desenvolvimentos (visões pessoais).

--

--