Netflix, memes e Billboard: a jornada de ‘Hello Darkness, My Old Friend’

Trecho que embala melancolia de Ben Affleck é velho amigo da internet

Talvez você não conheça Simon & Garfunkel, mas ouviu a voz da dupla nos últimos dias. Eles são os responsáveis por The Sound of Silence, uma balada folk rock de 1966 que virou meme na internet há pelo menos três anos. Mas foi há duas semanas, graças a uma entrevista desanimada de Ben Affleck, que a piada ganhou novos rumos. Ontem ela chegou ao auge, levando a antiga música à lista das mais populares da revista Billboard.

Para quem está um pouco perdido, vamos a um resumo rápido: Affleck e Henry Cavill estavam atendendo a imprensa para promover Batman vs Superman: A Origem da Justiça, até que um repórter os questionou sobre a recepção negativa. O filme de Zack Snyder, como se sabe, decepcionou a crítica, a maioria dos fãs e os deuses de Hollywood. Então Cavill se prolongou em uma resposta de quase um minuto que ninguém ouviu, encoberta pelo trecho de The Sound of Silence.

De meme a hit de sucesso

A versão editada da conversa foi publicada no dia 24 de março e, até o momento, acumula quase 22 milhões de views. O vídeo original (publicado pelo Yahoo fora do Youtube) não contabiliza os acessos, mas é provável que não tenho alcançado um terço dessa repercussão.

Com a viralização do vídeo, não demorou para a procura pela música começar a crescer. Ela chegou ao sexto lugar entre as canções de rock na parada da revista Billboard, um feito raro para uma música de 50 anos — ainda mais considerando que poucas pessoas a conhecem pelo nome. Felizmente o Google foi inventado e entende quando alguém busca pelo trecho “hello darkness, my old friend”. As estatísticas de buscas por esse termo comprovam o efeito “Sad Affleck”.

Tem dedo da Netflix

Reparou que em 2013 há um outro pico? Foi a quando a canção de Simon & Garfunkel virou meme pela primeira vez, ainda que com menos força. O responsável, de certa forma, foi a Netflix. Na ocasião, o site produziu um comeback da série Arrested Development com uma quarta temporada inédita. É no sétimo episódio que Gob (Will Arnett) fica tão triste quanto nosso amigo Batman e a canção surge.

Imagens da cena e uma legenda com o trecho da música começaram a circular nesta época em sites como Reddit e Twitter. Depois, vídeos criados com essa premissa fizeram com que o meme crescesse aos poucos. Na Copa de 2014, a imagem de um torcedor brasileiro abalado durante o 7 x 1 também ganhou a trilha de The Sound of Silence — e tem mais de 7 milhões de visualizações.

Simon & Garfunkel seguem em atividade e provavelmente estão ganhando um bom dinheiro com essa história. Talvez a dupla tenha muito o que agradecer não apenas a Ben Affleck e o autor da edição, que levaram o meme ao extremo, mas à produção de Arrested Development e alguns milhões de usuários das redes sociais por acreditarem que zoeira não tem limite.