Como fazer um chatbot?
Continuando a falar sobre chatbots — um dos produtos que meu grupo desenvolverá durante a disciplina de Design Transmídia, agora é o momento de aprender onde é possível fazer um chatbot e como dar os primeiros passos na criação.
Como e onde ele vai funcionar?
O primeiro passo é pensar, de acordo com o usuário em potencial deste chatbot, onde seria o melhor lugar para hospedá-lo. Existem chatbots para diversas plataformas: sites, redes sociais como o Facebook e aplicativos de mensagem como Whatsapp, Telegram e muitos outros. Além disso, ele também pode ter diversas finalidades: rastrear um pedido de correio, conscientizar pessoas sobre uma causa e até ensinar sobre determinado assunto: que, no caso, é o propósito do nosso projeto.
https://www.youtube.com/watch?v=VhC_wAsw2-c
Onde criar?
Ser programador não é necessariamente um pré-requisito para construir um chatbot. É claro que as opções ficam limitadas a funções mais simples, mas existem diversas ferramentas que possibilitam a criação a partir de uma arquitetura simples da conversa e das funções a serem realizadas. A seguir, listei algumas plataformas que permitem a criação de chatbots e tutoriais.
Chatfuel
Hospedando os chatbots no messenger, o Chatfuel é uma ferramenta gratuita que possibilita a criação de chats baseados em botões de opções para facilitar a interação e arquitetura de informação. Além disso, a Inteligência Artificial da ferramenta facilita no reconhecimento de respostas dos usuários, de forma a responder da melhor forma possível. Empresas como Adidas, Volkswagen e MTV utilizam o Chatfuel para a criação de seus chatbots no Facebook Messenger.
É possível, gratuitamente, disponibilizar um chatbot que atinja até 100 mil conversas por mês.
Flow XO
Com a possibilidade de mais de 100 integrações com outras plataformas como Facebook, Telegram e Slack, o Flow XO possui um editor visual fácil de usar. A vantagem desta ferramenta é justamente a integração: é possível criar um único bot que funcione, por exemplo tanto para o Messenger quanto para Telegram. Além disso, a ferramenta também conta com modelos prontos para alteração.
A ferramenta é grátis para até 500 interações mensais e, passando disso, conta com planos de pagamento baseados no número de interações.
Botsify
Arrastar e soltar para criar um bot, sem uma única linha de código? Sim, com o Botsify a criação é exatamente assim. Contando com integrações por plugins, Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e integração com Analytics, a ferramenta facilita a aplicação e uso de todas essas funções para o drag-and-drop. Outra função interessante é a possibilidade de que um humano assuma o bot a partir de determinado momento da conversa, o que às vezes é necessário.
A ferramenta é grátis para o desenvolvimento do primeiro chatbot, e em seguida conta com planos pagos.