65 dicas de como superar a timidez e se apresentar em público

Fernanda Bernardo
Jan 17, 2019 · 9 min read

Eu entrei naquela brincadeira de 1 retweet é igual a 1 dica de alguma coisa. E eu cheguei a 65 retweets, ou seja, 65 dicas pra vocês.

Todas essas dicas são coisas que eu pratico, observo e ensino ao longo desses 4 anos palestrando.

Se você está começando agora, não tente colocar todas em prática. Foque naquelas que fazem sentido pra você e uma de cada vez. Muito melhor do que uma apresentação perfeita que ninguém nunca viu, é uma apresentação feita que pessoas viram e que pode ser melhorada.

Vou parar de blablabla e ir para as dicas logo, lá vai:

1. Se hoje você se acha tímido, não pense em deixar de ser tímido. Pense em como lidar melhor com a sua timidez. Até hoje eu sou tímida, ela sempre está comigo, eu só não deixo ela tomar conta de mim e impedir que eu faça uma palestra

2. Se você já pensou “Mas eu não tenho nada para falar!”, tenho algo pra te contar! Todo mundo tem algo pra falar, todo mundo tem algum assunto interessante para falar.

3. @renatorrudolf Para falar com mais segurança, você precisa estar seguro daquilo que está falando. Por isso, treine bastante. O que é diferente de decorar! (vou falar nos próximos sobre isso)

4. Não decore! Treinar != decorar Quando você decora, geralmente parecemos um robozinho. E se esquecemos alguma parte, simplesmente travamos. Então só treine. Fale sua palestra inteira, mas não se prenda a nenhum texto ou papel

5. Na hora da apresentação não olhe para o nada, olhe para as pessoas que estão fazendo “cara de conteúdo” (pessoas que estão interessadas naquilo que você está falando, ou que estão prestando atenção em você)

6. Se você começa a falar rápido demais ou se atropela sozinho com as palavras, beba água! Ela serve para você respirar fundo e acalmar.

7. Para você tirar uma palestra do papel, tenha metas! Marque uma palestra, se comprometa com alguém, mas tenha uma meta bem definida que você não consiga desistir.

8. No dia da apresentação, tente relaxar (eu sei que é difícil). Mas tente não ficar mexendo na sua apresentação ou ficar revisando milhões de vezes, isso só vai te deixar mais preocupado (porque X não está bom, ou está faltando o conteúdo Y…) Por isso é importante treinar antes

9. Os slides são um material de apoio e complemento da sua palestra. Ele está ali para te ajudar e para ajudar o público também a absorver melhor o que você está falando

10. Quando o assunto são slides, menos é mais. Invista em slides simples, com apenas uma ideia central em cada um.

11. Ainda nos slides, tenha fontes com tamanhos grandes, cores com contraste bom, imagens de alta qualidade. Lembre-se sempre, os slides são a parte visual da sua palestra!

12. Para montar uma apresentação, recomendo usar mapas mentais. Para organizar melhor suas ideias. Para fazer os meus eu uso o coggle.it

13. Gravei 7 vídeos com dicas para superar a timidez, assiste lá ;D https://timidez.fernandabernardo.com.br/7passos-videos

14. As pessoas vão te julgar! Mas elas já estão te julgando, quando você fala algo, no metrô, no restaurante, sempre tem alguém te julgando. Então não deixe que o julgamento das pessoas te impeça de fazer algo legal!

15. É muito importante você ter um propósito para fazer o que você está fazendo… Só isso te manterá nesse caminho, mesmo nos piores dias

16. Gravei um vídeo sobre o dia que eu não estava bem pra palestrar. Esses dias acontecem, nem sempre nós estamos bem para fazer algo, e tudo bem com isso!

17. Você não vai começar arrasando e fazendo a melhor palestra do mundo! Aceite isso! Sempre temos algo para melhorar… Até mesmo depois de mais de 45 palestras eu tenho algo para melhorar

18. Falei um pouco mais sobre como comecei e sobre como foram terríveis as minhas palestras nesse vídeo:

19. Enquanto você não começar, você não terá nada para melhorar!

20. Não faça uma palestra que 5 minutos de google fariam a pessoa aprender a mesma coisa!

21. Palestra não é uma aula! Você não precisa ensinar TUDO sobre aquele tema! Você precisa despertar o interesse naquele assunto em quem está te assistindo.

22. Por mais técnico que o assunto seja, traga ele para o mundo real, para o mundo do seu público. Traga experiências, prática para a sua palestra!

23. Não fique tentando mostrar o quanto você é foda naquele assunto (falando só termos técnicos ou conceitos que ninguém entende). É muito importante sempre nivelar o seu público, e explicar o que é tudo isso que você está falando.

24. O @omariosouto sempre diz e super concordo com ele! Transforme sua palestra em uma conversa! Como se você estivesse falando com amigos.

25. Se você ainda não se sente confortável dando uma palestra sozinho(a), você pode chamar alguém para fazer uma palestra em dupla com você!

26. Submeta palestras! Para vários eventos! E se não passar… tudo bem, as vezes o seu tema não encaixava com a proposta daquele evento. Submeta mais e mais! No site do @CodamosClub tem vários eventos que você pode submeter!

27. Falar em público ou dar uma palestra é muito mais do que isso. Além de você transmitir o seu conhecimento, você conhece muitas pessoas, fortalece o seu conhecimento no assunto, tem uma evolução no seu autoconhecimento, você enfrenta novos desafios, e mais um montão de coisas

28. Dar uma palestra é sair da sua zona de conforto! Já ouviu falar que sair da zona de conforto é onde a mágica acontece? Pois é… mas não adianta eu te contar, você vai precisar sair pra descobrir qual é a sua mágica

Image for post
Image for post

29. Não tente copiar ninguém! Seja autentico! Cada pessoa tem o seu jeito, suas manias. Você pode se inspirar, mas não copie. Coloque quem você realmente é durante a sua palestra. Essa é a grande beleza.

30. Tome cuidado ao usar expressões “todo mundo sabe”, “todo mundo deveria saber”, “quem não sabe não é XYZ”, e por aí vai. O objetivo na palestra é incluir e não excluir. Vc n irá perder muito tempo pra explicar o conceito q vc tá falando rapidinho ou passar um link pra consulta

31. Você não é melhor do que ninguém. Muita gente acha que palestrante é um ser de outro mundo, estrelinha e essas coisas. Mas todo mundo pode estar lá, todo mundo pode palestrar!

32. Não tem problema nenhum falar “eu não sei”. Se alguém te perguntar algo que você não sabe, seja sincero, fale que não sabe e diga para a pessoa deixar o contato dela que vc irá pesquisar e falar pra ela. Vc não precisa saber tudo, precisa saber bem aquilo que está falando.

33. Sempre passe os seus contatos, no início e no fim da palestra.

34. Você não precisa falar sobre assunto da modinha só pra ser aceito em algum evento. Fale de assuntos que faça sentido pra você, pode ser o assunto da moda, ou outro assunto qualquer. Só não se sinta obrigado a falar de XYZ.

35. Não use bullets nos seus slides! Eles poluem seus slides, e não trazem valor algum. Ao invés disso, você pode usar espaçamento.

36. A comunicação não é só falada! Todo o seu corpo fala, seus olhos, suas expressões. É um conjunto! Quantas palavras foram faladas nesse vídeo? Mas você entendeu a mensagem, não?

37. Qual é o seu porquê?

38. Gosto bastante das dicas desse TED

39. A base da maioria dos medos das pessoas é o julgamento do outro. Mas pense uma coisa comigo… Você sempre está sendo julgado! Na rua, no metro, em casa, em qualquer lugar… Qual a diferença para uma palestra?

40. Liste as piores coisas que podem acontecer durante a sua palestra. Você verá que a nossa mente sempre deixa nossos monstros bem maiores do que eles são.

41. Planejamento é tudo! Nunca deixe para fazer a sua palestra um dia antes… Faça um pouquinho por dia

42. Treine sua palestra antes em um ambiente real! Apresente na sua empresa, para amigos ou até mesmo na sua casa. Mas transforme esse momento em algo real e não em um teste.

43. Se você se sentir nervoso com grandes públicos, comece pelos meetups! Geralmente são grupos menores. Mas antes, vá uma ou algumas vezes no meetup, sinta o ambiente, veja se você se sente confortável. Depois submeta uma palestra!

44. Observe! Assista palestras de outras pessoas, tanto aquelas que te inspiram quanto aquelas que você não gosta. E observe aquilo que você poderia fazer melhor e aquilo que você não gostaria de fazer. Mas de novo! Não copie! Faça do seu jeito!

45. Quer começar a falar com pessoas nos eventos mas não tem coragem? Comece conversando com patrocinadores! Mas converse de verdade, não vale ficar lá só ouvindo… Eles são pessoas que querem falar com você, é o trabalho deles. E aí, você vai perdendo cada vez mais sua vergonha

46. Cuidado com exageros de piadas / gifs / memes. Eu amo gifs e memes, mas tudo que é demais pode ficar chato.

47. Se você não se sente a vontade fazendo uma piada ou usando um gif / meme, NÃO FAÇA! Não é porque “todo mundo” faz, que você também tem que fazer.

48. Quando for usar gifs ou fazer piadas, cuidado para não antecipar ou atrasar a sua fala com mostrar algo no slide. Uma piada/gif tem um timing, e se você perder, você mesmo pode ficar sem graça

49. Se você esquecer / perder o timing / ou qualquer outra coisa, faça graça com você mesmo, ou só segue o jogo. Tudo isso é melhor do que travar.

50. Sempre vai dar um friozinho na barriga… Mesmo depois de várias palestras, essa sensação já melhorou, mas sempre dá aquele friozinho. E na minha opinião é isso que deixa as coisas mais legais

51. Por mais que seja difícil, se assista palestrando. Observe as coisas que te incomodam em você mesmo, e vá mudando / melhorando aos poucos.

52. Não coloque as mãos no bolso! Jamais!

53. Evite olhar para o chão. Sempre olhe para a sua plateia. As pessoas querem fazer parte disso com você

54. Sempre tenha um backup ou um plano B. Se for fazer live coding, tenha nos slides o código funcionando para mostrar. Se for mostrar um vídeo, já deixe baixado antes.

55. Sempre conte que a internet NÃO vai funcionar.

56. Tenha sempre adaptadores com você. Da entrada do seu computador para VGA e para HDMI. Ainda existem projetores com essas duas entradas.

57. Se for apresentar no seu notebook, sempre deixe ele carregado. Ninguém quer ter a emoção de palestrar com 5% de bateria…

58. Se no começo essa for a única forma de se sentir confortável, tudo bem. Mas evite parecer uma estátua que está grudada ao seu computador atrás do pulpito. Você tem um palco bem grande pra se locomover…

59. Seja quem você é de verdade no palco. Não precisa construir nenhum personagem. As pessoas querem ver você lá e não um personagem

60. Não queira palestrar pra ser famosinho ou estrelinha! Sem um propósito verdadeiro, acaba ficando claro quais são as suas intenções

61. Você não precisa falar palavrão para aparecer ou ter a atenção das pessoas. De novo, seja você e não precisa ser apelativo.

62. Se você já palestra, pense se isso faz bem para você. Às vezes acabamos nos doando demais e isso ultrapassa nossos limites físicos e mentais. Pense na sua saúde sempre primeiro, não é vergonha nenhuma

63. Incentive outras pessoas que também tem medo. Isso pode mudar a vida delas

64. Você nunca estará 100% preparado. Nem com conhecimento nem com a sua palestra. Por isso, quanto mais vezes você palestrar e colocar em prática, mais você irá aperfeiçoar e melhorar

65. Não se atole de regras e dicas e tente aplicar todas elas de uma vez. Primeiro apresente, depois observe, depois foque em melhorar apenas uma coisa por vez. Quando esse ponto estiver melhor, treine mais, observe mais e passe para o próximo “problema”.


UFAAA! Acabouu!

E se isso for muita coisa pra você tenho uma playlist com 7 passos pra enfrentar a timidez!

Espero que vocês tenham aproveitado essas dicas e consigam começar a caminhar para enfrentar a timidez.

Quero ouvir vocês! O que tiverem para me falar ou qualquer feedback! Qualquer coisa estou por aqui :)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store