Design multidisciplinar

Fernando Fernandes
2 min readOct 17, 2017

--

Desde minha época de graduação que ouço falar em “um designer precisa ser multidisciplinar, precisa entender de diferentes áreas para sua melhor formação".

Fato. A vida me mostrou isso

Na UFPE eu tive a oportunidade de passar por um curso que me oferecia três áreas do design: gráfico, produto e moda.

Desde que eu entrei no curso eu sabia que meu foco seria gráfico, mas vendo aquele mundo de opções, resolvi experimentar áreas que eu não conhecia e que poderiam ser bem úteis a mim. Mesmo que meu objetivo não fosse seguir em alguma dessas áreas, seus conhecimentos me permitiram enxergar o mundo com outros olhos, me deram mais segurança (ou menos insegurança, mas isso é caso para outra conversa), e até mesmo, me renderam boas conversas divertidas.

Foram de tamanha ajuda que meu primeiro estágio foi na área de moda. Quem diria, eu que nunca me vesti bem, que nunca liguei para moda (estou sendo bem raso quanto à temática design e moda), tive de trabalhar nesse ramo. E foi um aprendizado incrível! Dez meses nos quais adquiri ensinamentos que levo comigo até hoje.

Por coincidência (ou não), meu segundo estágio foi na outra que eu não imaginava conseguir algo: produto. Foi bastante desafiador, mas de um aprendizado gigantesco.

Só então eu pude seguir no campo do design gráfico. Curiosamente, meu trabalho de conclusão da graduação foi relacionado à animação e meu primeiro emprego, de fato, foi com motion graphics.

Mas ser multidisciplinar não se enquadra apenas nas áreas do design. E é aí que onde, a meu ver, os cursos acadêmicos falham: não nos preparam para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho é exigente e, cada vez, mais nos exige conhecimentos totalmente diferentes aos que estamos acostumados a estudar. Na minha opinião, hoje é importante que um designer tenha noções de codificação para web, de negócios, de gestão, de mídias sociais, entre outras habilidades. Não digo que tenhamos que ser experts nesses campos, mas que tenhamos noções para podermos entender a complexidade dos projetos que surgem no nosso dia a dia.

De que forma nosso design pode contribuir para o negócio de uma empresa? Como ele vai impactar no engajamento das pessoas? De que maneira podemos utilizar metodologias do design para melhor gerir uma equipe, facilitando fluxos de trabalho etc?

Com o mundo exigindo cada vez mais de nós, fixar-se em uma linha de conhecimento para se tornar um especialista é importante, mas tão importante quanto, quiçá mais ainda, é ter conhecimentos múltiplos.

Ninguém precisa querer abraçar o mundo e passar noites sem dormir buscando loucamente saber tudo (ninguém conseguirá isso, fique tranquilo). Apenas digo que é importante ler conteúdos diferentes dos já habituais, pensar de forma mais ampla e não se fechar numa bolha.

Aprender coisas novas é maravilhoso, faz os olhos brilharem, faz bem para o cérebro.

:)

--

--