15 LUGARES QUENTES PARA VIAJAR EM JULHO NO BRASIL: DICAS DE DESTINOS PARA QUEM ODEIA O FRIO

Por onde andamos
7 min readJun 4, 2018

Que o Brasil é abençoado por Deus e bonito por natureza todo mundo já sabe. Tudo por causa do clima tropical do nosso país que proporciona temperaturas agradáveis o ano todo, na maior parte dos lugares.

Por isso que para aqueles que não querem saber de frio no meio do ano, que é a época de inverno em boa parte das regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste (inverno chuvoso), separei alguns lugares quentes para viajar em julho no Brasil com nada de ventos gelados ou dias chuvosos.

No post 18 destinos perfeitos para aproveitar o friozinho, a maioria das sugestões estão no Sul e Sudeste.

Já nessa lista aqui, os destinos no Norte e Nordeste são as grandes estrelas já que em muitos desses lugares o inverno é a estação seca e as temperaturas são mais amenas, mas ainda assim elevadas, permitindo que você troque o cachecol pela roupa de banho na hora de arrumar as malas.

Quando falamos de lugares quentes para viajar em julho no Brasil, os destinos no norte e nordeste do Brasil são sempre boas escolhas para quem quer fugir a todo custo das baixas temperaturas típicas de inverno.

O sol brilha forte no Ceará, que tem nada mais e nada menos que pelo menos 4 lugares quentes para viajar em julho no Brasil. São eles:

1. FORTALEZA

A capital do Ceará não poderia ficar de fora dessa e julho traz o melhor dos dois mundos para quem visita Fortaleza: tempo firme, sol, mas como o verão está apenas começando o calor não castiga tanto porque sempre rola um ventinho para refrescar.

Na nossa última viagem para Fortaleza nós ficamos hospedados no Praiano Hotel, que tem, nada mais, nada menos que o melhor café da manhã de hotel que já vi na vida. Fiquei só me lamentando de ter que sair muito cedo e não poder experimentar tudo que tinha por lá.

2.CUMBUCO

A cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, Cumbuco é mais um dos lugares quentes para viajar em julho no Brasil que ficam no Ceará.

Durante nossa estadia por lá ficamos no 0031 Boutique Hotel & Restaurant Cumbuco, bem de frente para as Dunas e aproveitamos o calor com brisa tão típico no Nordeste para relaxar.

Mesmo arriscando ir em março (época de chuvas), o tempo ficou firme. Imagina em julho, que é início de verão por lá então!

3.CANOA QUEBRADA

Outra indicação do ensolarado Ceará é Canoa Quebrada, que fica a cerca de 140 quilômetros de Fortaleza . Por lá, as estrelas do show são as falésias, que emolduram as praias e oferecem um complemento para a paisagem recheada de dunas do Ceará.

O Viagens Cine fez uma postagem maravilhosa com muitas dicas do que fazer em Canoa Quebrada. Clica aqui para conferir.

4.JERICOACOARA

A alta temporada em Jericoacoara começa exatamente em julho e até dezembro o que você vai encontrar por lá são muitos dias ensolarados e uma paisagem maravilhosa.

Como toda boa época de alta temporada, os preços ficam um pouco mais salgados, mas Jeri vale o investimento viu.

Quer saber mais sobre a praia mais linda do Brasil? Então confere esses dois artigos aqui:

5.PIPA

Outro destino que junta falésias, golfinhos, praias deliciosas e uma vilinha charmosa. Essa é a Praia de Pipa, que fica a uns 90 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.

Além de não fazer frio em Pipa em julho, as chuvas começam a diminuir, mas ainda pode chover tá, então pense se vale mesmo a pena ir nessa época. Nós fomos bem na época de chuvas e só encontramos esse tempo maravilhoso da foto de cima. Se eu sou sortuda não sei, mas os preços mais baixos podem valer o risco.

Ainda assim, ela é uma excelente opção de destino, ainda mais se combinada com Natal (sem bate e volta fica bem melhor).

Confira nosso roteiro “12 Horas na Praia de Pipa: roteiro para uma das mais belas praias do Rio Grande do Norte”.

6.LENÇÓIS MARANHENSES

Para quem tem o sonho de conhecer as lagoas de águas cristalinas no meio das dunas de areia branquinhas dos Lençóis Maranhenses, julho é uma ótima época para fazer isso.

O período de secas já garante que você não vai perder o passeio por causa da chuva.

E o período de chuvas, que vai de janeiro a maio, vai fazer com que as lagoas estejam cheias de água, já que sem elas a paisagem perde toda a graça.

E caso você realmente escolha Lençóis entre os lugares quentes para viajar em julho no Brasil, verifique antes se realmente andou chovendo na época de chuvas, porque caso contrários as lagoas estarão secas e aí é melhor escolher outro destino.

7.PORTO SEGURO

A sempre animada Porto Seguro é uma boa dica para quem procura lugares quentes para viajar em julho no Brasil.

Pode até chover, mas não é época de chuvas por lá. Então se você não vai fazer uma viagem super relâmpago, suas chances de encontrar sol são bem grandes. Aproveite para dar um pulo em Trancoso, Caraíva ou Arraial d’Ajuda se for até Porto Seguro em julho.

8. BARRA GRANDE

O caso de Barra Grande é bem parecido com o de Porto Seguro.

Pode chover em julho?

Pode!

Vai ter calor nessa época?

Com certeza!

Vale a pena ir?

Eu se fosse você iria. E depois de ler esse roteiro completíssimo do Blog Apaixonados por Viagem vê se você não vai querer ir também.

9. CALDAS NOVAS

O mês de julho definitivamente não é o mais quente de Caldas Novas, porém, as temperaturas ficam acima dos 27 graus durante o dia, esfriando à noite.

A melhor coisa de viajar em julho para lá, é que essa é época de secas, e com temperaturas um pouco mais amenas, mas ainda assim quentes, fica bem melhor curtir as piscinas termais.

10.BELÉM

Calor, calor mesmo você vai encontrar em Belém nos 12 meses do ano, sem exceção. Agora, época de estiagem, só de junho a novembro, que pode piorar um pouco a quentura, mas em compensação não vai atrapalhar os passeios, que são muitos, como relatou aqui o Filipe do Alma de Viajante.

11.BONITO

Amantes do Ecoturismo precisam conhecer Bonito. Eu preciso conhecer Bonito! E já vi que julho é um bom mês para finalmente dar as caras por lá. Nada de chuva por lá, o que também faz com que as águas das lagoas fiquem bem mais cristalinas.

Porém, essa parte do mergulho pode ser um pouco mais complicada para os mais friorentos, já que as águas também ficam mais geladas. E Bonito pode estar quente em julho, com temperaturas na casa dos 30 graus ou você dar azar e pegar um frente fria. Quer garantir que vai estar quentinho por lá? Cheque a previsão antes de marcar a viagem!

12.JALAPÃO

O Jalapão é um dos lugares quentes para viajar em julho no Brasil e é indicado para quem gosta de destinos onde a natureza não sofreu tantas interferências humanas e a estrutura turística ainda não modificou drasticamente a paisagem local. Sem falar que julho por lá vai estar quente durante o dia e sem chuvas.

O Viaje na Viagem publicou um guia completaço para quem quer conhecer o Jalapão, com tudo que você precisa saber para conhecer esse destino ainda pouco badalado do Brasil.

13.ALTER DO CHÃO

Alter do Chão é uma praia de rio, ou melhor, do Rio Tapajós na cidade de Santarém.

Quando o rio baixa, e isso começa a acontecer em julho, a praia vi aparecendo e quem procura calor por lá vai encontrar, porque as temperaturas começam a passar os 30 graus com bastante facilidade.

14.MANAUS

Para conhecer a Floresta Amazônica em todo seu esplendor, o recomendado é ir na época de chuvas, que vai de janeiro a julho, sendo que de junho a setembro as chuvas diminuem, mas os rios continuam altos.

Por que isso é uma boa?

Bom, com o rio cheio é possível fazer aqueles passeios de barco perto da copa das árvores, fora que as temperaturas estão mais brandas. Já os animais não ficam tão facilmente visíveis porque estão em época de reprodução.

Ainda assim é uma boa época para visitar o destino mais icônico do Brasil depois do Rio de Janeiro.

15.CHAPADA DOS GUIMARÃES

Julho é uma boa…melhor…é uma ótima opção entre os lugares quentes para viajar em julho no Brasil. Mas põe quente nisso porque o termômetro por lá pode bater na casa dos 40 graus. E nadinha de chuvas para refrescar.

Sem problemas, porque para isso você tem as inúmeras cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que além disso ficam mais transparentes no verão da região, que vai de abril a setembro.

Cuiabá também pode entrar na sua lista de destinos quentinhos já que está a 60 quilômetros da Chapada dos Guimarães.

Gostou dessa seleção de lugares quentes para viajar em julho no Brasil?

--

--

Por onde andamos

Daniel & Fernanda.Blog de viagens com foco em turismo de experiência. Membro da RBBV.