Image for post
Image for post
Photo by Leah Kelley from Pexels

Encontrei um dia pelos corredores das almas uma amiga antiga, dessas de longa data que quase não falamos mais, mas continuam conectadas a nós de alguma forma. Dedos suados, ora mente cheia, ora mente vazia.

Há uma parte de nós em cada pessoa com quem dividimos um tempo considerável. …


Image for post
Image for post

Eu nunca me percebi como uma latina até o dia em que uma inglesa se referiu à minha pele como “marrom”. Isso porque no dia anterior um Francês disse pensar que eu fosse africana. E ainda assim era quase como se eu achasse que eles tinham problema de visão (quando a cega de verdade era essa que vos fala).

As pessoas no Brasil tem diversas reações quando conto essas histórias. Algumas acham engraçado a percepção dos europeus, outras ficam indignadas. Porquê?

Eu nasci, cresci e atualmente ainda moro no Brasil. Consigo facilmente admitir que eu nunca me percebi como latina, miscigenada ou parda em toda a minha vida aqui. …


Image for post
Image for post
Photo by Tirachard Kumtanom from Pexels

Uma da manhã, 23 graus e o sono entra pela janela. Minha vida se parece com a previsão do tempo: céu limpo com períodos nublados. Não há mais tormenta como nos anos de adolescência e faculdade, mas de alguma forma também não há esperança.

Há uma pergunta constante que preenche minha mente em momentos que anos atrás eram dedicados a produção de algo. Ela não me deixa em paz, nem em tormenta, mas tortura.

Primeiro, me cutucou com a famigerada: esse caminho será a solução? Meses depois chega derrubando qualquer plano anterior de cumprir com meus comprometimentos. …

Fernanda Fernandes Reis

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store