Oceania

Personificando características da Oceania, como a existência de vulcões, o clima temperado com estações do ano bem definidas, o isolamento peculiar à geografia do lugar, a pequena extensão do continente (é o menor de todos), a predominância de ilhas e sua localização no hemisfério sul, a altitude acima do nível do mar e o apelido de “novíssimo mundo”, Oliver, que já foi chefe de Doaa e por quem nutre grande afeto, espera persuadi-la a voltar para o aconchego da relação de amizade que surgiu e criou raízes na Nova Zelândia.


De: Oliver

Para: Doaa

Querida Doaa,

Encobertos pela poeira dos dias, aqueles exemplares do relatório que, por semanas a fio, nos tirou o sono. Eles se apressaram em prestar continência diante dos meus olhos, enquanto eu vasculhava os arquivos do escritório no rastro de um documento importante. Aquelas cópias do balanço de um ano inteiro de trabalho nem imaginavam que despertariam em mim um vulcão de lembranças com lavas de nostalgia.

Parei diante delas.

Imediatamente fixou domicílio em meus pensamentos uma saudade colossal do clima temperado que tinha aquela parceria diária. As fronteiras hierárquicas rapidamente perderam território e nossas trocas integradas e bem definidas nos presentearam com essa amizade que se isola do restante. É singular, afinal.

Quis te escrever.

Conheço a densidade da partida, tanto que tentei te dissuadir. Ao mesmo tempo, compreendo que a frieza do acaso e o calor das inquietações, conjugados ao medo do que se avizinha, expandem, a largas extensões, a pequenez que muitas vezes circunda nossos dilemas. Não insisti tanto.

Respeitei.

Sei bem como o isolamento segue nossas pegadas, por isso não quis invadir os limites de suas decisões. Mas, assim como o novo tem sua beleza, os caminhos já conhecidos carregam lá seus atrativos. Certo disso, ultrapasso as barreiras aquáticas que ora ilham nossos destinos e te devolvo o convite para voltar ao hemisfério sul. Aquela sala que fica perto da porta de acesso ao escritório não tem sabido lidar com o silêncio do espaço de sobra; o cafezinho nunca mais foi o mesmo também.

Avalie a proposta.

Lembre-se de como a positividade de suas inquietações e o peso de minhas ponderações originaram resultados para além do nível do mar. Considere que aqui no centro de Auckland tem um novíssimo mundo esperando pela sua colonização mais que breve. Neste momento, o dia se despede com pancadas de chuva. Você gostava.

Com expectativas e saudade,

Oliver

P.S.: o final do ano se aproxima. Temos prazo para entregar o relatório anual!

# Oceania e Oliver são da autoria da Rivângela Gomes

# Conheça Doaa e saiba porque ela escreveu para Oliver

# Quer saber mais sobre a série Os continentes? Clica aqui.