Pilates: Agenda cheia em tempos de crise

O temor da não permanência no mercado de trabalho vem assolando alguns profissionais da área do Pilates que todos os dias vêem uma grande quantidade de empresas fecharem suas portas e colocar equipamentos a venda. Em contrapartida existe um leque de novas oportunidades se abrindo para outros, esses outros são geralmente os que fazem o melhor uso das ferramentas empresarias e profissionais.

O marketing é uma dessas ferramentas e um verdadeiro mistério para profissionais da área da saúde. Parece absurdo que estamos em 2016 e a maioria ainda pensa que o “boca a boca” é o principal responsável por deixar uma agenda cheia. Não é difícil chegar à conclusão das melhores ferramentas para realizar uma propaganda, basta responder a pergunta, “como você achou o último serviço que contratou?”

Quando falo em marketing não falo simplesmente da obtenção de clientes, isso se trata de manter e também estabelecer uma relação lucrativa. A propaganda é um item do vasto universo do marketing, para que uma propaganda tenha sucesso precisamos passar pela fase de pesquisa, planejamento, produção do conteúdo, distribuição, atendimento e venda.

Observando a dificuldade de colegas a tratar desta questão, separei aqui algumas dicas para o profissional que busca a formação da sua imagem e conquista de mercado. Isso pode garantir a permanência no mercado.

Dicas para alcançar uma agenda cheia:

1) Pesquise, estude mais sobre o Método Pilates.

2) Faça um site, caso não exista essa possibilidade, faça um blog e o mantenha atualizado. Deixe o conteúdo separado por marcadores e uma página para o contato. Existe o consumidor que entra somente para obter conhecimento, outro quer praticidade, ele não quer saber sobre o assunto, ele só quer uma forma de se conectar.

3) Construa conteúdos relevantes para os alunos ou pacientes.

4) Tenha uma página no Facebook, separe o seu perfil pessoal do seu trabalho. Você pode compartilhar o conteúdo produzido em outras mídias, tanto na sua página e da página para o seu perfil pessoal. Mantenha a página atualizada e com conteúdo diário.

5) O Instagram é uma rede que também não para de crescer, nela você pode publicar vídeos, fotos e textos mais curtos. É muito importante colocar as hashtags, elas são as responsáveis por trazer um público mais segmentado para o seu perfil e por conseqüência se converter em seguidores.

6) Em 2010 uma amiga próxima da área de marketing disse, “Fer, esquece esse lance de papel, esse negócio esta ultrapassado” e foi essa a última vez que pensei nesse tipo de publicidade. Logo, esqueça os folders e propagandas de papeis! Elas servem para o ambiente interno, para alcançar o público que ainda não entrou no seu estabelecimento o melhor são os links patrocinados do Google e as propagandas pagas do Facebook também estão em grande crescimento. O Facebook ainda não ultrapassou os clientes que procuram através do Google, mas creio que é uma questão de tempo.

7) Estabeleça um orçamento mensal para o Google Adwords, links patrocinados, Facebook e para pagar o profissional ou empresa para realizar essa função. Esse profissional é muito importante. Fique atento aos relatórios mensais, eles que vão demonstrar o resultado positivo ou negativo da propaganda, isso melhora o gerenciamento e o resultado.

Se você não consegue seguir todas essas dicas, pense que esse é apenas um início, faça aos poucos, se acostume com a utilização dessas ferramentas, coloque na sua rotina de trabalho, para deixar tudo funcionando não é complicado. É importante avaliar o mercado, as tendências, oportunidades e a concorrência. Você precisa conhecer os clientes, as estratégias de marketing dos concorrentes e só então traçar as suas metas e fazer melhor! Mas isso é assunto para outra conversa.