Sobrevivência e evolução dos consoles

Fernanda Okumoto
4 min readJun 19, 2017

A normativa na evolução de consoles sempre foi de um tempo de vida do produto de cerca de cinco anos. Após este período, o fabricante lançava um novo modelo, (muitas vezes não retro-compatível) e o mercado reagia comprando o novo console, com novos jogos, novos acessórios. A cada nova geração (advinda do avanço da eletrônica digital) um novo ciclo de aquisição de games e acessórios se iniciava.

Xbox, Xbox 360, Xbox One, Xbox One S

Este paradigma não aconteceu com o advento dos smartphones. O avanço na miniaturização dos componentes de hardware somado ao grande número de fabricantes competindo, provocou uma revolução de rápida obsolescência. Todo o ano, novos modelos são lançados, novos sistemas operacionais e todo o mercado evolui continuamente e não em passos discretos abruptos. Os aplicativos são atualizados, e smartphones antigos continuam a funcionar por um longo tempo, portanto, a tecnologia nova se harmoniza com a antiga.

Desde ano passado, o mundo dos consoles parece emular este comportamento: os fabricantes, ao invés de lançarem um produto totalmente novo (um novo projeto que obsoleta o anterior), decidiram criar versões levemente superiores de um mesmo produto. Isto aconteceu com o PlayStation4 recebendo sua renovação de hardware com o PlayStation4 Pro. Não é um novo paradigma, um novo conceito, um novo produto, mas antes um face lift somado a melhoria por um hardware mais potente. Features novas são bem vindas, mas “no big bangs”. A Microsoft seguiu esta tendência lançando os Xbox One S e Xbox One X. Trata-se do mesmo produto com melhorias de hardware. O mercado não sofre com a adaptação, a empresa não se arrisca com grandes apostas e a evolução é contínua.

Muitos previam a morte dos consoles, com a crescente facilidade e menor custo de se adquirir um bom computador, além da enorme popularidade dos smartphones. Não obstante esses fatores terem enfraquecido o consumo de consoles, o mercado se mantém sólido com esta nova tendência.

http://vgsales.wikia.com/wiki/PlayStation

Durante o período representado no gráfico “PlayStation Hardware Production Shipments”, correspondente de 1996 a 2007, é possível visualizar que não houve declínios significativos em suas vendas.

O gráfico acima apresenta dados recentes de 2016 da Statista, comprovando o potencial e o quão influente é o PlayStation para a Sony, que equivale à maior parte de seus faturamentos. A empresa busca manter a importância do console e esses números em alta com a criação do óculos de realidade virtual, que funciona exclusivamente para PlayStation 4 e seus próximos modelos, Pro e Slim.

A imagem apresenta uma timeline dos consoles, deixando evidente a data de seu lançamento e descontinuamento. É possível observar que, quanto mais atual fica, maior o volume de um mesmo console (por possuir diversas versões com mínimos upgrades).

O artigo “Jogos multiplayer” afirma que antigamente, os consoles possibilitavam uma interação entre pessoas, para que jogassem juntas em um mesmo local. No momento em que jogos online multiplayer se tornaram mais acessíveis por conta do barateamento da banda larga, diversas pessoas viram os consoles serem ameaçados pela mesma. Porém, estes conseguiram se adaptar de tal forma que, jogos multiplayer conectados à internet promovem interações entre milhões de pessoas dos mais variados locais do mundo diariamente.

Os consoles estão se adaptando para continuarem oferecendo o melhor do entretenimento digital, ganhando força significativa no mercado e provando que dificilmente sairão do mercado tão cedo.

--

--