Coração gaudério

O Rio Grande do Sul como ele é.

O Rio Grande do Sul é um estado diferente de todo o resto do país. Conhecido por conservar as suas tradições, seja na lida do campo ou da cidade, o gaúcho não esquece dos seus costumes. Marcado pelo jeito rude de ser, tem um coração hospitaleiro capaz de encantar a todos que por aqui passam.

O orgulho do povo em ter nascido nesta terra é percebido na sua essência. As pessoas que cultuam as tradições do estado tem por rotina ouvir as músicas regionais, frequentar fandangos, usar botas e bombacha no dia a dia e reunir a família em uma roda de chimarrão a espera do bom churrasco campeiro.

No interior do RS, principalmente, a importância que o povo dá ao desfile de 20 de setembro é de um amor incondicional. Cavaleiros madrugam para encilhar os seus cavalos, vestir sua melhor pilcha, cevar o mate amargo para se encontrar no centro da cidade e desfilar o orgulho de ser gaúcho.

O webdocumentário “Coração Gaudério” traz através de fotos, vídeos e depoimentos um pouco desta tradição. Com gravações realizadas dentro do CTG “Alma Crioula”, apresentaremos algumas danças tradicionais da região como o “Maçanico”, “Xote carreirinha”, “Tatu” e a tradicional “Chula”. Além de receitas típicas do nosso estado. Um mapa trará depoimentos de gaúchos que amam o tradicionalismo e de outros que por ventura saíram do Estado, mas não deixaram as raízes de lado. Todas essas histórias estão reunidas em um só lugar. Confira aqui!

Autores: Fernanda Peña, Fernanda Pereira, Germano Durand, Henrique de Souza, Rafael França e Rosi Paz.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fernanda Peña’s story.