O que designers podem fazer durante a pandemia (de COVID-19 ou de fascismo)

Este texto foi escrito em Junho de 2020.

Nosso trabalho, como designers (projetistas), é promover informação de forma clara, direta e acessível. Promover é dar impulso a algo, fazer propaganda, apoiar e ajudar a alcançar diferentes patamares. Projetar é ter o melhor interesse do receptor dessas informações em nossas mãos e transportar a informação com o maior cuidado possível até ele, removendo barreiras e obstáculos, sejam estes cognitivos ou não.

Hoje, perante ondas devastadoras de notícias falsas, fascismo proclamado e racismo sem véu, o cuidado que devemos ter com a informação é da maior importância. Como designers, é nosso papel coletar a informação verdadeira e a representar de modo que todos possam entender.

É nosso papel traduzir algo complexo em algo simples; é nosso papel organizar dados de difícil alcance em quadros de fácil interpretação; é nosso papel absorver dados e transformá-los em argumentos para justiça social.

Faça cartazes, faça infográficos, faça aplicativos, faça ilustrações, faça textos, faça objetos, faça cartilhas, faça camisetas. Não deixe de informar os demais. Não deixe as informações distorcidas e as mentiras chegarem a eles. Informe o público para o nosso bem, para o nosso futuro.

Não pare de projetar. Não pare de informar.

Não pare de comunicar.