Eu Streamei na Twitch por 18 meses e Isso que Aprendi

Walace Fernando Almeida
8 min readAug 15, 2023

--

Essa não é uma história de sucesso, fama e muito dinheiro, apenas um cara comum que gostava de Streamar na Twitch seus jogos favoritos.

Depois de quase 2 anos fazendo live no site roxo e também postando vídeos no YouTube, eu aprendi 8 coisas muito importantes para quem deseja viver de criação de conteúdo. Você deve saber da sétima!

Espero que minha experiência possa lhe servir de ajuda em sua jornada como streamer, empreendedor digital e criador de conteúdo.

Vamos lá!

1. Tudo depende de Você

Imagem de myriammira no Freepik

Meu sonho era ser conhecido pelas minhas gameplays comentadas no começo de tudo, tendo um canal no YouTube e só.

Mas ao longo de vários vídeos e muitos meses fazendo conteúdos, percebi que as vezes não queria gravar e sentia vergonha até kkkkkkkkkkk

Porém depois da segunda vez que deixei o canal por um tempo, resolvi me aventurar no mundo das lives na Twitch, apenas com alguns seguidores e conhecidos sabendo disso.

Eu tive que aprender do zero como fazer streams na Twitch e o que poderia streamar com o pc que tinha, que era ótimo para começar mas eu não sabia disso ainda.

Já percebi logo de cara, que eu seria responsável por fazer e divulgar tudo sobre o canal e as lives diárias no site roxo, tendo que fazer:

  • Clipes de toda live
  • Fazer vídeos longo afim de divulgar o que acontece nas lives
  • Compartilhar o máximo para atrair pessoas interessadas em assistir
  • Criar imagens para divulgação
  • E vender as coisas como minhas divulgações, as possíveis doações e as formas de apoio da Twitch como BITS e SUBS.
  • Moderar os comentários das lives sozinho
  • Criar agenda de conteúdos
  • E CLARO, fazer a live em si ser a melhor possível

Se você decidir começar a fazer lives, não se assuste, pois não é necessário fazer um monte de coisas, somente o necessário, o básico por assim dizer.

Apesar de você ser o responsável por tudo que gira em torno do canal, suas preocupações devem ser em:

  • Fazer uma boa live e divertida
  • Divulgar clipes curtos das lives em ao menos uma rede
  • Entreter e conversar com as pessoas que aparecerem
  • Ter uma agenda de conteúdos para seguir
  • Aprender como fazer lives do zero, pesquisando no YouTube por exemplo

Então lembre-se que para suas lives “darem certo”, vocês precisa estar sempre melhorando e aprendendo como fazer uma live boa para seu publico.

Atualmente, possuo 500 seguidores na Twitch e 2.100 no YouTube, demorei um tempo para aprender como fazer isso tudo e ainda tenho muito mais pela frente.

2. Você vai Conhecer MUITA gente

Uma das certezas em estar ao vivo jogando, ou assistindo algo online, é que você atrairá pessoas com interesse nisso, provavelmente tendo gostos parecidos com os seus.

O comum é você estar streamando um jogo tal (Dead by Daylight e Overwatch 2 no meu caso) e chegar pessoas para te assistir que gostam do jogo, gostam de ver pessoas jogando e bater papo sobre esse jogo.

Muita gente legal vai surgir nessa aventura chamada “FAZER LIVES”.

Porém infelizmente, por mais que a gente queira que nossos amigos, familiares e conhecidos nos assistam, tenha em mente que provavelmente eles não irão, ao menos não com a frequência que você gostaria.

Em meu caso, conheci sim muita gente legal em quanto streamava na Twitch, pessoas nos jogos, outros streamers, espectadores legais e até meus atuais moderadores.

Mas uma coisa que me incomodava no começo era que as pessoas que me conheciam de verdade nunca assistiam, sendo que eu as chamava diversas vezes para ver.

Elas tem outras coisas a fazer, talvez a live realmente não as interesse, mas lembre-se que você não estará sozinho.

FOQUE EM QUEM ESCOLHE ESTAR PRESENTE!

As pessoas que participam frequentemente das suas lives são aqueles que realmente irão te fazer crescer e te ajudar em sua jornada. Seja um bom anfitrião e entretenha-os como se fossem se tornar amigos distantes, pois é isso que acontece com o tempo.

3. Você SÓ Precisa do Essencial

Imagem de pikisuperstar no Freepik

Um erro muito comum e bobo, que eu mesmo cometo no meu primeiro ano de Streams foi querer colocar TUDO na tela ao mesmo tempo.

Então não é necessário encher sua stream de sobreposições como chat, eventos, metas e outras coisas. Deixe somente o pouco que você realmente precisa.

Perceba que alguns streamers até tem um atalho para retirar as cosias da tela enquanto estão em partida por exemplo, pois é melhor para visualizar, processar a stream sem forçar seu PC e mais fácil de editar para postar em outras plataformas como YouTube.

E falando em computador, não é necessário de peças de ultima geração para fazer uma boa stream. Você precisa apenas do essencial para streamar seu jogo favorito, ou jogos favoritos, no mínimo de qualidade necessária.

Quando eu comecei, utilizava de uma GTX 1050Ti, e um processador i5 de sétima geração, mas poderia ter começado com minha RX 550 e meu i3 de quinta geração mais cedo que daria na mesma.

4. Você encontrará BABACAS

Uma coisa que é certa na vida, você vai encontrar pessoas legais e maneiras, que você gostará de passar seu tempo junto, assim como encontrará babacas que só gastam seu tempo e sua paciência.

Essa é uma certeza nas lives na Twitch ou YouTube também, mesmo que demore,, mesmo que a comunidade do jogo que você streama seja no geral gentil e educada, sempre haverá os babacas.

Esse é o tipo de gente que você não precisa perder seu tempo dialogando e explicando porquê ele é um babaca.

Normalmente nas lives, o ideal é deixar essa pessoa falar a vontade como qualquer outra, a menos que ela esteja incomodando a você e seus demais espectadores.

Ninguém é obrigado a aturar gente babaca, pode bloquear ou banir das suas redes sem remorso, vale mais a pena do que tentar convencer a pessoa a ser “legal”.

No geral, não pense muito nisso, foque nos seus espectadores féis e em fazer uma boa live, mas não hesite em tirar essa gente do seu caminho.

5. Só Fique ON se Estiver afim

Imagem de Lifestylememory no Freepik

Uma coisa que me acontecia eventualmente e ninguém nunca havia me contado é que as vezes eu não teria vontade de entrar ao vivo.

Simplesmente eu não sentia vontade, não queria falar com ninguém ou não estava me sentindo bem. Então não fazia live.

Eu me sentia obrigado a estar seguindo a agenda que programei e streamar todos os dias da semana, mas a questão é que não é necessário tanto fazer lives todos os dias, assim como fazer lives se você não estiver afim.

Fazer live deve ser divertido para as pessoas que te assistem, mas principalmente para você, então não entre ao vivo se não quiser ou se não estiver afim.

6. Você VAI Criar uma Comunidade

Isso vai acontecer mesmo que você não possua outras redes sociais para divulgar suas lives.

Algumas pessoas irão curtir demais te acompanhar e assistir você jogar ou reagir as coisas que VOCÊ GOSTA enquanto esta ao vivo.

Eu possuo além do canal na Twitch:

  • Canal no YouTube, onde posto vídeos de até 10 minutos e clipes nos shorts
  • Instagram, onde posto clipes nos reels
  • Tik Tok, onde posto clipes das lives
  • Servidor no Discord, onde interajo com minha comunidade e faço avisos sobre o canal, aviso sobre as lives e faço divulgações no geral.
  • Twitter, onde compartilho clipes, falo algumas opiniões sobre coisas que rondam minha comunidade e divulgo lives e eventos.

Você não precisa de nada disso para ter uma SUA, apenas estar ao vivo quando você planejar estar e continuar fazendo seu melhor. É até melhor assim.

A sua comunidade é formada pelas pessoas que participam bastante das suas lives e gostam de te acompanhar.

7. Não pense em fazer Dinheiro tão cedo

É muito comum ver streamers na Twitch ou YouTube faturando cerca de 100 reis com cada stream, mesmo não tendo milhares de seguidores.

Isso tudo gira em torno das coisas que disse acima, onde você ficará mais conhecido com o tempo, terá apoio de pessoas que gostam do seu trabalho e será monetizado pelas plataformas eventualmente.

Mas mesmo que pareça simples para uns, para outros pode acabar sendo mais complicado e demorado. Então como disse, o ideal é focar sempre em criar um comunidade, pensando no longo prazo da sua carreira.

Em algum momento você irá sim fazer um bom dinheiro com suas streams, vídeos, divulgações e patrocínios, mas pode demorar messes e provavelmente anos para isso.

Meu primeiro saque na Twitch foi de R$ 242,65, juntados em meu primeiro ano. Foi muito bom poder colocar as mãos nesse dinheiro, mas frustrante a principio por ser uma quantia tão baixa por streamar 6 dias na semana.

O que mais me gerou renda nesse período foram doações de espectadores que adoravam meu trabalho e também meu trabalho como afiliado e redator por fora do canal.

O ideal é você ter uma fonte de renda que seja paralela e independente do canal e das lives, podendo te trazer resultados consistentes independente de como as streams ocorram.

Veja minha conclusão para minha solução para isso!

8. Sua privacidade vale OURO

Uma das regras de ouro da internet, principalmente se tornando uma figura publica é que sua privacidade vale muito e você não deve se expor atoa.

Isso não serve para te colocar medo em falar sobre você ou mostrar sobre sua vida, mas as pessoas que te acompanham não devem saber de tudo, elas podem até estar contigo todos os dias, mas você não precisa se expor a elas em nada.

Você não precisa falar onde mora, quanto ganha ou cosias do tipo, apenas diga que você não quer e deseja reservar essas informações.

Eu mesmo não divulgo coisas pessoas e quando conto histórias sobre mim, normalmente não falo nomes de pessoas, simplesmente por não ser necessário.

Você nunca vai se arrepender em não se expor, mas talvez se arrependa se o fizer.

Conclusão

Essas são algumas coisas que aprendi com minha experiência fazendo lives na Twitch por quase 2 anos inteiros sem parar.

Eu tenho deixado de fazer com tanta frequência, pois tenho focado em outro projeto de vida e carreiras na internet, sendo o Medium e alguns blogs de conteúdo alguns deles.

Atualmente vivo desses empreendimentos que construí ao longo do tempo, deixando um pouco de fazer lives para poder focar no meu negócio online, podendo viver dele e voltar a fazer lives 5 dias por semana.

Eu tomei essa decisão de construir algo que trabalhe para mim enquanto estou ocupado me divertindo, fazendo as streams na Twitch e vídeos no YouTube, podendo fazer uma renda também.

Se quer saber onde aprendi sobre criação de sites, marketing online e construir negócios digitais que trabalhar no automático para mim, recomendo fortemente que você conheça o Alex Vargas e seu canal do YouTube, onde ele ensina diversas formas de viver de internet, mesmo sem aparecer.

Foi assim que aprendi como divulgar minhas lives de forma mais eficiente e criar meu negócio online. Confira, você vai gostar!

Abraços,

Walace.

--

--

Walace Fernando Almeida

Ajudo pessoas a conquistarem seus objetivos através da internet. Possuo um Blogger com meus artigos originais. Bora!