Melhores Lutas Já Filmadas
Sempre fui um imenso fã de filmes de luta. Neste quesito, não tem como não passar pelos filmes asiáticos, afinal eles são, por excelência, os grandes lutadores. Resolvi fazer essa lista das melhores lutas já filmadas. Elas podem ser de filmes ou séries (grande maioria de filmes), nenhuma possuirá armas de fogo matando alguém, armas brancas são permitidas sejam elas improvisadas ou não. Essa lista é permanente e pretendo atualizá-la sempre que possível.
Filme: Herói — Jet Li x Donnie Yen.
A luta acima não é exatamente realista. Pode se encaixar num estilo comumente conhecido como Wire-Fu (sim, um trocadilho bem ruim com Kung-Fu e a palavra Wire[fio em inglês]. Essa luta usa bastante cabos e nem tenta disfarçar, porém ela é esteticamente linda, muito plástica e possui uma trilha sonora genial. Com o bônus de se passar majoritariamente na mente dos oponentes.
Filme: O mestre Invencível 2 — Jackie Chan x Chinês que manda muito bem nos chutes.
Esse filme é das antigas e mostra com maestria o estilo do bêbado. E ninguém melhor do que Jackie Chan pra encarnar o bêbado de verdade (com direito a tomar álcool industrial [e dar PT]). A cena é mais longa do que o vídeo mostrado, o Jackie apanha bem mais, mas já dá pra ter uma ideia do estilo comédia de luta do ator.
Filme: Ip Man — Donnie Yen x 10 soldados faixa preta japoneses.
Uma luta brutal. Essa não tem fios, só porrada. IP Man foi o mestre de Bruce Lee e sobreviveu de fato à ocupação japonesa da China. Não sei se ele de fato lutou contra 10 ao mesmo tempo, porém essa coreografia mostra que não se irrita um mestre de Wing Chun.
Filme: Kill Zone — Donnie Yen x Wu Jing.
Nunca assisti esse filme. Porém numa dessas listas perdidas pelo Youtube eu acabei achando essa aqui. O narrador falava que essa luta foi em grande parte improvisada e que, como os dois lutadores sempre treinaram juntos e se conhecem a anos, eles nem precisaram coreografar nada, chegando ao ponto do Donnie Yen ter quebrado 3 desses bastões que ele usa no ante-braço do outro lutador. Genial.
Filme: Ong Bak. Tony Jaa x Perseguidores tailandeses.
Essa aqui é um atestado de como o Tony Jaa é um cara fora da nossa realidade. Não é uma cena muito bem editada, as reetições pra enfatizar o que ele fez (sem fios ou efeitos) acabam dando uma estragada, mas isso não o torna menos impressionante.
Filme: O protetor — Tony Jaa x Tailandeses, depois uma gangue de patins e bicicletas, depois uma motocicleta e depois um quadriciclo.
O título é auto explicativo. Somente adoro o jeito que ele usa o ambiente em favor de si nessa luta.
Filme: O protetor — Tony Jaa x Lateef Jordan
Essa aqui possui um contexto bem forçado na minha opinião. Poderíamos nos virar sem a água…Mas a coreografia é impressionante. E possui um ator brasileiro, olha só.
Filme: OProtetor — Tony Jaa x pessoas num prédio/restaurante/depósito.
Essa é uma das minhas faoritas. Não só muito bem coreografada, a organização do elenco/equipe de dublês foi perfeita. Afinal é uma cena sem cortes de câmera. A primeira do gênero que eu vi, é tipo perder a virgindade, você não sabe direito o que fazer, mas vai lembrar pro resto da vida.
Série: Daredevil(Netflix) — Demolidor x Uma gangue de motoqueiros.
Essa é da segunda temporada. Eles quiseram repetir a dose de uma cena no mesmo estilo de briga sem corte de câmera da primeira temporada (cena abaixo). Muito bem feita com direito à câmera acompanhar a descida numa escada pelo vão. Impressionante. Também adoro o fato de ele usar uma corrente em uma mão e a outra estar com um revólver (sem balas) preso com silver tape.
Série: Daredevil(Netflix) — Demolidor x Uma gangue de russos.
Primeria temporada, cena sem cortes de câmera. Você deve estar começando a notar um padrão nos últimos videos. Enfim, essa cena aqui deve ter sido baseada na cena abaixo (outro padrão). Ela possui seu charme também e ainda há a parte da tela de computador atingindo a cabeça de um gângster russo, o que é sempre divertido.
Filme: Oldboy(O coreano) — O Dae Su x Capangas
Filme coreano simplesmente genial. Sério. Se você ainda não viu faça isso. Agora mesmo. Eu espero…Pronto? Legal, gostou? Eu adorei, ainda mais essa cena. Ela não só não possui corte de câmera como foi gravada do ponto de vista lateral, como se fosse um daqueles jogos tradicionais de snes tipo Streets of Fury. Saudades…