Aos amigos de 20 e poucos anos: comecem a investir agora mesmo!

Fernando Kanarski
5 min readDec 20, 2017

--

Eu sempre tive amigos mais novos que eu. Até hoje não entendi porque, mas acabo conversando com mais pessoas novas do que com os da minha idade. Isso faz com que, aos 30 e poucos, meu círculo social tenha muita gente dos seus 20 e poucos.

Muitos destes olham para minha vida nômade e sonham em um dia poder viajar, ser donos de seus próprios narizes, dominarem algum assunto e terem alguns fãs. Pois conquistar tudo isso foi duro. Eu nunca tive investimento financeiro da família e tudo o que conquistei foi a base de estudo e talvez um pouco de sorte, começando simplesmente do zero.

Nestes últimos 2 anos e meio como nômade e dono da minha própria empresa de gestão de marketing digital, eu tenho estudado cada vez mais e entendido cada vez mais sobre como multiplicar meu dinheiro. Investir passou a ser uma obsessão, um hobby. Gastar menos do que ganho e aprender sobre o mercado financeiro passaram a ser uma dedicação diária, buscando um objetivo maior, que é a independência financeira, se possível, antes dos 40.

Só comecei a pensar mais sério sobre meu dinheiro, investimento e tudo mais há cerca de 3 anos, quando a ideia de virar nômade começou a tomar forma e a crise do 30 estava batendo. Para me tornar nômade — e na verdade qualquer um que deseja empreender deveria fazer isso — eu juntei um dinheiro, que chamo de “dinheiro da coragem”, suficiente para me manter por 5 ou 6 meses em caso de os planos darem errado. É ele que me permitiu arriscar uma nova forma de trabalho e de vida.

Agora, quase 3 anos depois, meus planos de nômade vão muito bem, o dinheiro que entra é suficiente para manter esta rotina complexa e também sobra dinheiro para investir. Com isso, aqueles 5 ou 6 meses de segurança já se tornaram em 2 anos.

Ou seja, eu poderia parar de trabalhar agora e continuar com a mesma vida por pelo menos 2 anos.

Mesmo assim, talvez a coisa que eu mais me culpo hoje é não ter começado antes, não ter me preocupado com educação financeira, investimentos, bolsa de valores quando mais jovem. Talvez hoje eu poderia estar mais próximo do primeiro milhão.

Comecem a investir agora mesmo!

Toda vez que algum amigo com seus 20 e poucos anos começa me falar que adoraria ter uma vida nômade, viajar e conhecer o mundo, ter sua empresa ou ainda “ser rico”, eu aviso:

“Comece a aprender sobre investimentos e comece, por menor que seja, a investir agora mesmo”.

Infelizmente, educação financeira está muito longe da realidade das escolar e, a não ser que seus pais te ensinem, quando novo você não vai se preocupar com isso. E talvez por isso, muita gente ache Bolsa de Valores, Tesouro Direto, Renda Fixa, um bicho de 7 cabeças.

Quando você é mais jovem, sua meta é encher a cara, transar, curtir com os amigos e aproveitar a vida. Só lá perto dos 30 anos é que você realmente vai pensar no futuro, vai bater a crise dos 30 anos e talvez ela possa ser um pouco dura se você não estiver preparado. Portanto, sim, aproveitem a vida, mas comecem ao menos a estudar, entender como investir seu dinheiro e comecem, mesmo que de forma tímida, com 50 a 100 reais por mês. Isso vai fazer uma diferença monstruosa quando vocês chegarem na minha idade.

Outra coisa que posso indicar: quanto mais jovem, mais risco vocês podem correr, então, bolsa de valores ou cryptomoedas, por exemplo, podem ser muito arriscados, mas uma forma de crescer mais rápido.

Quando você tem seus 20 e poucos anos, se você quebrar financeiramente, provavelmente vai conseguir dar a volta por cima mais rápido do que alguém que já tem seus 30, 40 anos, que tem muito mais responsabilidades ou compromissos financeiros.

Mas o que estudar?

Comecem o quanto antes, nem que não tenha dinheiro para aplicar em algumas opções agora, estude, conheça, faça seu controle e planejamento financeiro.

Se vocês têm tempo pra ler a trilogia do Senhor dos Anéis ou tempo pra assistir a maratona de Stranger Things no Netflix, certamente têm tempo pra aprender sobre educação financeira.

Entre as opções para investir o dinheiro, sugiro muito que vocês procurem mais sobre (e estas são as principais formas de investimento que tenho feito nestes últimos anos).

Bolsa de Valores. (existem diversas corretoras que oferecem palestras e materiais gratuitos — inclusive existem simuladores na web). É uma forma legal de conhecer melhor o mercado financeiro, correr muitos riscos, mas também lucrar de forma rápida se tiver sorte (e coragem).

Fundos Imobiliários. Estes parecem um pouco mais complexos no início, mas depois que você entende, eles se tornam até que simples, basicamente você compra parte de um imóvel e ganha mensalmente parte do aluguel dele.

Tesouro Direto. Mesmo não sendo tão atrativo como há 2 ou 3 anos, ainda é melhor que a poupança e qualquer pessoa pode começar investindo a partir de R$30.

Previdência Privada. Uma boa previdência pode ser um grande investimento para longuíssimo prazo. É uma forma de garantir o futuro, já que quando aposentado você provavelmente não vai querer depender do governo para manter sua vida.

Cryptomoedas. Existe muito material na web explicando sobre Bitcoins, Ethereum e outras. O bom é estas moedas tem crescimento astronômico e talvez sejam uma forma de multiplicar parte do dinheiro investido de forma rápida.

CDBs, Fundos e outros. Para estes, muitas vezes é necessário um valor de invetimento mínimo, mas pode ser uma forma cômoda e mais segura de fazer o dinheiro render.

E o mais importante: Diversifiquem. Não é porque Bitcoin é a sensação do momento que vocês devem botar seu dinheiro todo lá. O tombo pode ser grande, então a dica é sempre diversificar entre pelo menos 3 ou 4 formas de investimento, por mais que cada um tenha um pouquinho de dinheiro só. Abaixo, um exemplo de como está dividida minha carteira hoje:

Conclusão

Existem diversos livros, conteúdos gratuitos na internet, canais no Youtube. Tentem dedicar algumas horas da semana para isso. Mesmo não tendo quase nada de dinheiro agora, começar o quanto antes vai fazer toda a diferença.

Vai por mim, quando vocês chegarem aos seus 30 e poucos, vão me agradecer!

Quando vocês chegarem nos 30 e quiserem fazer algo maior, terão uma maior segurança financeira, vão estar mais preparados para multiplicar seu dinheiro ou até já estarão ricos! :)

E para os que já passaram dos 30, como eu, não há porque se desesperar. Sempre há tempo para começar, o importante é estudar, controlar o dinheiro e ter uma meta financeira a ser alcançada!

--

--

Fernando Kanarski

37, Brazilian. Loves photography, travel, beer and Gadgets Travel Hacker, Digital Nomad, Digital Marketing Specialist https://fdo.digital/links