Será que os JUROS REAIS são bem REAIS mesmos?

Veja os motivo que talvez "ganhar" do IPCA não seja suficiente para aumentar seu poder de compra

Fernando Kobuti, CFP
4 min readMar 13, 2017

No meu primeiro texto no Medium, discorri sobre os juros reais que nada mais é que a taxa de rentabilidade, já descontado a taxa de inflação, no caso o IPCA.

Ou seja, se no ano um investimento rendeu 14% e a inflação neste mesmo período foi de 10%, quer dizer que os juros reais foram de 4%. se o investimento tivesse rendido os 10% da inflação, você estaria no zero a zero (o que você poderia comprar na data da aplicação seria exatamente igual ao que você poderia comprar com o investimento + os juros da aplicação no final de um ano).

"Faz todo sentido, correto? Mas será que as suas despesas estão 100% correlacionadas IPCA?"

Só para refrescar, O IPCA — Índice de Preços ao Consumidor Amplo é o índice oficial de inflação do Brasil reflete o custo das famílias que ganham entre 1 e 40 salários mínimos de diversas capitais brasileiras.

Agora, vamos ver se realmente este tal do IPCA reflete totalmente o custo de sua família. Vou fazer alguns cálculos baseado nas principais e maiores despesas de minha família e veja se com você ocorre o mesmo.

  • IPTU 2016–2017: + 10%
  • IPVA 2016–2017: -10% (sempre diminui pois é um % do valor do carro. Quanto mais velho o carro, menor seu valor e consequentemente menor seu IPVA)
  • Condomínio Mar/2106 - Mar/2017: +17%
  • Seguro Saúde Mar/2106 - Mar/2017: + 20%
  • Mensalidade Escola Mar/2106 - Mar/2017: +13%
  • Entre outros.

E você sabe de quanto foi a inflação nos últimos 12 meses? Foi de 4,76%

Ou seja, no meu caso, por exemplo, se meus investimentos acompanharem o IPCA, estarei perdendo poder de compra, corroendo o valor investido ao longo do tempo, uma vez que o aumento de meus gastos estão sendo superiores ao do IPCA.

Como eu calculo meus juros reais?

O cálculo é bastante semelhante. Seria a rentabilidade do investimento menos "minha inflação" (ao invés de utilizar o IPCA).

Segue uma tabelinha que exemplifica os cálculos de "minha inflação" (meramente ilustrativo).

Cálculo "Minha inflação"

É difícil ter acesso a todos os preços de produtos e serviços que você consome. Por isso, para este cálculo utilize os principais e maiores gastos que você possui como IPTU, condomínio, aluguel, educação, etc. Some todos eles e compare com o total do ano passado. A diferença em % seria a sua inflação.

Neste exemplo acima, "minha inflação" seria de 15,88%. Ou seja se meus investimentos não atingirem esta taxa, estarei perdendo poder de compra. Meus investimentos poderão até aumentar em relação a valores absolutos (de R$1.000 para R$1.100). Porém, este incremento não é suficiente para cobrir os aumentos de meus gastos. Estarei perdendo pata minha inflação e com isso meus juros reais seria negativo.

Cenários:

  • Investimento Rentabilidade 10%. Juros Reais de -5,88% (10%-15,88%)
  • Investimento Rentabilidade 15,88%. Juros Reais de 0% (15,88%-15,88%)
  • Investimento Rentabilidade 17%. Juros Reais de 1,12% (17%-15,88%)

Se no seu caso, os gastos acompanharem exatamente o índice IPCA ou menor, perfeito. Você poderá poderá utilizar este índice para calcular seu juros reais. Porém, caso contrário, fique atento para não ter uma falsa sensação de ganho, mas que na verdade você está perdendo.

Este texto te ajudou? Se sim, clica no ❤, aí embaixo (para que mais pessoas tenham acesso) e compartilhe com seus amigos, colegas e familiares.

Possui alguma dúvida, sugestão ou crítica? Escreva nos comentários abaixo, para que eu possa saber.

Aproveite também, e me siga nas Redes Sociais:

Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e SoundCloud.

Obrigado!

/Fernando Kobuti | https://www.fernandokobuti.com/

--

--

Fernando Kobuti, CFP

Sócio e assessor de investimentos da Maestro Capital, escritório de assessoria financeira, credenciado pela XP Investimentos