O dia em que precisei restaurar o GRUB

Recentemente tive que reinstalar o Win10 em minha máquina de estudos, e como sou adepto ao famoso dual boot, após a reinstalação do sistema operacional principal que seria o Win10, me vi sem o GRUB(GRand Unifield Bootloader, trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU.) onde geralmente faria a seleção do S.O a ser utilizado no momento em questão, fosse ele Win10 ou Debian.

Já tinha ouvido falar neste “problema” onde, quando reinstalamos o Windows em uma máquina que tem dual boot, esta máquina fica sem essa ferramenta — GRUB.
Inicialmente me vi meio perdido pois sabia da existência do problema, porém como meus conhecimentos em Debian são bem limitados fui dar aquele famoso Google, e depois de ver inúmeros tutoriais um tanto trabalhosos e inconclusivos achei um blog, onde foi listado de forma direta e sucinta os comandos a serem utilizados para recriar o GRUB e todo mundo ficar feliz.

OBS1: antes de me encontrar no blog citado acima, precisei obviamente montar um “Live USB” com outro sistema operacional de base Linux.
OBS2: para poder recriar o GRUB, precisa-se saber qual é a partição que o Linux está instalado, pra isso usei o comando “sudo fdisk -l”, onde descobri que ele estava instalado na sda6, isso pode variar de instalação para instalação, por isso, tome cuidado e atente-se bem a esta informação quando listar as partições.

Sequencia de comandos utilizados durante o processo. OBS: Existe uma linha que está com o comando incorreto, abaixo os listarei na sequencia e em formato correto.

Crie a pasta que será realizada para montar seu sistema que perdeu inicialização:
# mkdir /mnt/sda6

Montar o seu dispositivo no diretório criado: 
# mount /dev/sda6 /mnt/sda6

Agora montaremos uma especie de link aos seguintes diretórios com base nos diretórios do LiveUSB: 
# mount — bind /dev /mnt/sda6/dev 
# mount — bind /dev/pts /mnt/sda6/dev/pts 
# mount — bind /proc /mnt/sda6/proc 
# mount — bind /sys /mnt/sda6/sys

Finalizando processo com chroot e atualização do grub:
# chroot /mnt/sda6 
# update-grub 
# grub-install /dev/sda

Reforço que em todos os locais onde inseri sda6 você deverá inserir o local de sua partição coletada através do “sudo fdisk -l”.

Após executar os comandos acima em sequencia, efetuar a reinicialização da máquina o GRUB foi restaurado com sucesso e eu pude acessar novamente ambos os Sistemas Operacionais.