Nossa Bússola na Facilitação Virtual

Fernando Murray Loureiro
5 min readJul 29, 2021

Desde 2018 já conduzimos pela Aprendix.Global mais de 80 Turmas em nosso Workshop de Facilitação Virtual, capacitando mais de 1.000 profissionais em 3 idiomas. Neste caminho sempre buscamos entender o que poderia tornar a capacitação de Facilitadores, Educadores e Consultores mais rápida e eficaz. E assim fomos identificando as dimensões fundamentais da Facilitação Virtual. Num primeiro momento estas dimensões eram duas: Tecnologia e Metodologia.

Tecnologia

Talvez esta seja a primeira e mais óbvia camada, visto que toda a interação e fluxo de informação são mediadas por ferramentas digitais. Estamos falando aqui do hardware (computador, câmera, fones de ouvido, microfones, etc.) e do software (plataforma de videoconferência, processador de textos, quadro branco, etc.). As opções são muitas, e seguem evoluindo dia-a-dia. Para os tecnófilos, um prato cheio. Já para os tecnofóbicos, um pesadelo. Ao final, é preciso de fato conhecer, entender e dominar algumas ferramentas fundamentais.

Metodologia

Para quem tem uma trajetória na facilitação é comum conhecer uma ampla gama de métodos, processos, teorias e abordagens para o trabalho com grupos. E claro, este repertório segue crescendo ao longo do tempo. A transição para o ambiente virtual, entretanto, não é simples nem fácil. Falo um pouco sobre…

--

--

Fernando Murray Loureiro

Liberating Structures Practitioner, Group Process Designer, Experiential Learning Specialist.