Errar é humano

Fernando Pinhel
3 min readMar 30, 2023

--

Homem com um telefone no ouvido na sua mesa de trabalho, enfrentando algum problema demonstrado no computador a sua frente.
Homem com um telefone no ouvido na sua mesa de trabalho, enfrentando algum problema demonstrado no computador a sua frente.

Como prevenimos erros? É possível saber antes da hora que o usuário vai errar? Calma… Neste artigo vou abordar alguns conceitos sobre prevenção de erros.

Ao premeditarmos erros que qualquer usuário possa cometer em uma interface, estamos protegendo os usuários de constrangimentos e erros graves que possam impactar negativamente em suas atividades e até mesmo de situações mais graves que possam impactar toda uma organização. Devemos sempre lembrar que errar é humano e todos estamos sujeitos ao erro, mas podemos evitar e com isso trazer uma experiência positiva e salvar os usuários de algumas situações problemáticas.

Vamos falar um pouco das heurísticas de Nielsen que são conhecidas por levantar conceitos que proporcionam uma boa experiência para o usuário, e claro, reforçando que são conceitos que foram amplamente testados e aprovados em diversas ocasiões e situações. Quero demonstrar para vocês uma heurística que acho importantíssima para nós designers, à heurística de prevenção de erros.

Por exemplo, o Google, ele mostra a forma errada que foi escrita na pesquisa e faz a pesquisa com a palavra certa que o usuário pretendia saber, além de ensinar ao usuário, ele carrega a pesquisa correta ao invés de retornar algo como, “Sem resultado da sua busca”, ou, “Tente novamente com as palavras corretas”. Nesse caso a sugestão de busca previne o erro e apresenta uma solução antes que o problema aconteça.

Campo de pesquisa do Google prevendo o que o usuário de fato queria saber.
Campo de pesquisa do Google prevendo o que o usuário de fato queria saber.

Vamos aos exemplos que de fato impactam em algo importante na rotina dos usuários, os exemplos de mensagens de confirmação. Essas mensagens evitam que o usuário prossiga com uma ação importante, que pode ter sido feita por engano ou clicada errada sem querer pelo usuário, nessas situações estamos protegendo nossos usuários de criar um problemão na sua vida, simplesmente por reforçar à atenção do usuário em confirmar algo importante, e pode ter certeza que muitos usuários vão dar graças a Deus por essas mensagens de confirmação… 😁.

Modal de confirmação, perguntando ao usuário se de fato ele quer executar à ação de excluir um arquivo.
Modal de confirmação, perguntando ao usuário se de fato ele quer executar à ação de excluir um arquivo.

Esta heurística é de suma importância para garantir uma boa usabilidade e experiência para os usuários, ela parte da ideia que acidentes acontecem. Às vezes por acidente ou falta de conhecimento, quando o design de interação é feito dessa forma para reduzir esse tipo de situação, automaticamente ele melhora também a terceira heurística, que é voltada para o controle do usuário.

Todas ações com consequências que não podem ser desfeitas precisam de um aviso prévio para confirmar que o usuário está ciente, mas lembre-se também que nem mesmo as heurísticas de Nielsen são regras cravadas em pedra! Sempre que possível, teste sua interface com os usuários para reduzir às incertezas.

Este artigo teve o propósito de abordar de forma clara e objetiva esta heurística super importante. Pretendo futuramente falar sobre as outras que também fazem parte do nosso dia a dia como designer e principalmente na área de produtos digitais.

Obrigado pela sua atenção, e caso queira entrar em contato comigo para trocar uma ideia, segue meu contato do Linkedin. 😉

--

--