Donas de gato são loucas!

Fernanda Mazza
Oct 17, 2018 · 3 min read

Deve ser por isso que me identifico com elas. Essa é a frase mais comum de PRECONCEITO com as pessoas que tem gatos como pets e os levam a clínica. Falta de empatia de novo.

Amor felino, eles não são como cães

De fato, donas e donos de gatos no geral são LOUCAS pelos seus bichinhos. O amor recíproco que temos com os animais é algo mágico, transformador, incrível, puro e verdadeiro. E elas sabem que mudança de comportamento em gato pode ser algo preocupante. Portanto, elas vão levar para uma clínica por ‘qualquer coisinha’, sim! E não estão erradas em fazê-lo, eles não falam e nem demonstram dor ou manifestam outras doenças e sintomas como cães, que são bem mais ‘escandalosos’. É fato e não difamação.

Gatos são silenciosos, delicados, tem um jeitinho bem diferente de demonstrar afeto pelos seus donos. Costumo dizer que donos de gatos e de cães tem personalidades diferentes. Não só eu, tem muitas publicações a respeito disso por aí.

Veterinárias e tutoras: compreensão e abertura de ambos os lados

Veterinárias, respeitem e investiguem quando uma tutora de gato chegar a sua clínica com a queixa: ele está estranho hoje. As tutoras conhecem o gato a muito mais tempo que você que está vendo o bichinho por poucos momentos. E outra coisa, não menosprezem essa preocupação, você não sabe o medo que existe de perder aquele bichinho ou de ser negligente com ele, há apenas muito amor e cuidado nesse momento. Seu papel é examinar, acalmar essa pessoa e fazer todos os procedimentos necessários. Haja profissionalmente. Você não é psicóloga? Ok, mas COLOQUE-SE no lugar e pense como você gostaria de ser tratada se estivesse sentindo este medo e desespero.

Tutores também peço que entendam: após não detectarmos nada estranho no exame físico, exames complementares se farão necessários. Doenças que estão iniciando podem não apresentar alterações nos exames, só depois de alguns dias ou uma semana mesmo. Não estamos tentando arrancar mais dinheiro de vocês, de verdade. Infelizmente o organismo às vezes demora para ter uma resposta que apareça em exames.

Relações de confiança

Se ambas as partes demonstrarem empatia, cuidado, um objetivo em comum, construiu-se uma relação de confiança, vocês estão no caminho certo para o bem-estar de todes envolvides. Tutora, veterinária e gatinho/a. Vamos trabalhar juntas?

Medicina felina, minha vida

Pra quem não sabe, eu sou médica veterinária pós graduada em medicina felina pela Equalis, SP. Só faço atendimentos domiciliares, não trabalho para nenhuma empresa veterinária, mas indico algumas nas quais confio. Tenho um insta chamado veterinaria.felinista, em breve terei um canal no YouTube de mesmo nome e tenho um website: Mazza Felinos. Caso queira sugerir temas de textos, tirar dúvidas, entre em contato via e-mail: vet@mazzafelinos.com.br .

Gatastê!

Fernanda Mazza

Written by

Enlouqueci para sobreviver. Me expus para militar pela empatia. Resolvendo as namastretas e em contato com os namastês empáticos e recíprocos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade