Como se inscrever no ProUni 2018?

Passo-a-passo para fazer sua inscrição no ProUni 2018/1

Se você não conseguiu passar no Sisu e/ou se seu objetivo é cursar o Ensino Superior em uma instituição privada com com bolsa, chegou a hora de usar sua nota do ENEM 2017 para fazer sua inscrição no ProUni 2018. Fica tranquilo que vamos te explicar tintim por tintim como fazer isso!

Atenção às datas!

06/02 a 09/02 (até às 23:59)
inscrições para as chamadas regulares

14/02
divulgação dos candidatos pré-selecionados na 1ª chamada

15/02 a 23/02
prazo para comprovação das informações dos pré-selecionados na 1ª chamada

02/03
divulgação dos candidatos pré-selecionados na 2ª chamada

02/03 a 09/03
prazo para comprovação das informações dos pré-selecionados na 2ª chamada

16/03 a 19/03
prazo para participar da lista de espera

21/03 a 22/03
prazo para comprovação das informações dos pré-selecionados na lista de espera


Inscrição passo-a-passo

#1

Acesse o site do ProUni, confira as bolsas ofertadas e encontre seu curso.


#2

Quando estiver pronto, clique em Fazer inscrição. Muita calma nessa hora: pode ser que as páginas demorem para carregar, pois muitos alunos estão fazendo sua inscrição ao mesmo tempo.


#3

Para fazer login, digite o seu número de inscrição do Enem 2017) e a sua senha (a mesma na Página do Participante). Responda ao desafio e depois clique em Entrar no ProUni.


#4

Na aba Dados do candidato, confira seus dados e, se necessário, atualize as informações. Preencha com seus dados corretos e verdadeiros para que o ProUni possa entrar em contato com você.

Assinale a caixa confirmando que está de acordo com a documentação e clique em Salvar e prosseguir.


#5

Na aba Questionário, responda às perguntas com as informações corretas e verdadeiras. Lembre-se: todas as informações inseridas no questionário precisarão ser comprovadas com documentos para garantir a vaga. Assinale a caixa e clique em Salvar e prosseguir.


#6

Na aba Grupo familiar, preencha sua renda bruta e clique em adicionar. Depois, preencha com o nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta de cada membro do grupo familiar. Um grupo familiar é composto por uma ou mais pessoas que moram em um mesmo endereço e contribuem para renda ou dependam dela. Lembre-se: todas as informações preenchidas aqui precisarão ser comprovadas. Clique em Salvar e prosseguir.

Assinale a caixa para declarar que todas as informações são verdadeiras e que você está ciente da documentação e clique em Confirmar.


#7

Finalmente, na aba Cursos, faça suas opções de curso. Durante todo o período de inscrições, é possível alterar essas opções. A 1ª opção de curso é aquela vaga que você mais quer — se selecionado na primeira opção, você não poderá participar das próximas chamadas. Clique em Fazer inscrição na 1ª opção.


#8

Faça a busca por curso, instituição ou município e clique em Pesquisar.


#9

Selecione o curso de seu interesse, assinale as opções adequadas e clique em Selecionar esta opção.


#10

E pronto, você já está inscrito na primeira opção!


#11

Para fazer sua inscrição na 2ª opção de curso, basta clicar em Escolher curso e repetir as etapas #7, #8 e #9.


#12

Voilà! Sua inscrição no ProUni está concluída!


  • Até o dia 09/02 (término das inscrições) você pode modificar todas as informações da inscrição, inclusive alterar, cancelar ou trocar suas opções de curso. Ficará valendo a última alteração.
  • Por volta do dia 07/02, você já terá acesso à sua classificação parcial (nota de corte) com base na pontuação dos outros candidatos.
  • Veja aqui como calcular sua renda.
  • Veja aqui a lista de documentos do ProUni.


Ficou com dúvidas?

É só nos mandar por email, chat, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube,, carta, sinal de fumaça… que a gente te ajuda! ;)