Não passei no Sisu, e agora?

Calma, ainda há esperança!

Primeiramente, é muito importante lembrar: VOCÊ É MAIS QUE UMA NOTA! Existem diversos fatores, alguns até fora do seu controle, que influenciam seu desempenho na prova e sua aprovação.

Respire fundo, desencane e bola pra frente! Anote no papel o que deu errado, o que você pode fazer melhor a partir de agora e quais são os próximos passos necessários para atingir seu objetivo.

Ainda há outras oportunidades para ingressar no Ensino Superior com a nota do ENEM e fazer o curso dos seus sonhos! Fique ligado nos prazos!

1. Lista de espera do Sisu

No período entre 29 de Janeiro e 7 de Fevereiro, os candidatos que (infelizmente) não conseguiram passar em nenhuma das duas opções na chamada regular e aqueles que foram selecionados na segunda opção podem, pelo site do Sisu, manifestar interesse em participar da lista de espera. Dessa forma, o candidato entra para uma lista de espera para a sua primeira opção de curso e poderá (ou não) ser convocado pela instituição em outras chamadas. As datas, locais, horários e requerimentos para a chamada da lista de espera são de responsabilidade da instituição, então acompanhe o site da sua universidade de interesse para não perder nenhuma oportunidade.

2. Sisu 2.2018

Há um novo processo do Sisu para ingresso no segundo semestre de 2018. A inscrição é feita da mesma forma, pelo site do Sisu, no final do 1º semestre.

3. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) possibilita o ingresso em instituições privadas com bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%). As inscrições para o 1º semestre de 2018 acontecem de 6 a 9 de Fevereiro, pelo site do ProUni. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2017, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral; e ter renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa (para bolsa 100%) ou de até 3 salários mínimos por pessoa (para bolsa 50%).

4. Novo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que oferece financiamentos a alunos em cursos de ensino superior de instituições privadas. As inscrições para o 1º semestre de 2018 serão de 19 a 23 de Fevereiro, no site do Fies. Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; e ter renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa.

5. Sisutec

É um processo seletivo realizado no início de cada semestre letivo para ingresso em cursos técnicos. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, com o número do seu CPF e a senha da Página do Participante.


NÃO DESISTA! Estamos torcendo pela sua aprovação! Quando você passar (e sabemos que você vai passar), não esqueça de contar pra gente!