Artroscopia Bilateral da ATM _ minha experiência com a cirurgia

Fernanda Vaz
15 min readApr 12, 2018

--

Com o objetivo que ajudar outras pessoas que se preparam para essa cirurgia, resolvi escrever aqui sobre a minha experiência e recuperação.

Mas essa é uma cirurgia mesmo necessária?

Eu tinha um estalo muito forte ao abrir a boca (por conta da recaptura do disco), desgaste ósseo, inflamação crônica e outras coisas técnicas que eu não sei explicar (ou até sei mas não é minha alçada, um profissional deve ser consultado!). Além disso eu tinha um quadro de enxaquecas frequentes (uma a cada 1 ou 2 meses) que só passavam com uma visita ao hospital.

Com 13-15 anos usei aparelho fixo pela primeira vez. Eu não sei se isso foi o que impulsionou o início do desgaste ósseo, mas com 21 anos eu já o tinha. Usei aparelho fixo pela segunda vez aos 29/30 anos para tentar corrigir a oclusão e quem sabe assim melhorar o encaixe da ATM. Não deu certo. Os dentes ficaram bonitos, alinhados, mas não ajudou em nada no meu objetivo.

Ilustração que eu fiz para quem ainda não sabe como é (e onde fica) a ATM

Antes também de ir pra cirurgia eu optei por fazer um tratamento conservador com uma fisioterapeuta ninja em ATM. O tratamento incluía a “soltura” e também o fortalecimento dos músculos. Cheguei a fazer exercícios com um hiperboloide. Aprendi coisas engraçadas como o nome de um músculo no fundo da boca, o pterigoideo. Todo esse tratamento diminuiu muito o meu estalo. Lembrando que eu não tinha dores constantes.

Depois de tirar o aparelho e dar um pausa na fisioterapia, eu pude sentir que piorei. Então voltei pro consultório, dessa vez com a Dra. Patrícia, fiz ressonância magnética com contraste e uma tomografia computadorizada, e foi constatado que no meu caso um tratamento conservador não seria eficaz a longo prazo. Eu já tinha marcado essa cirurgia antes quando estava com o aparelho, com o Dr. Gabriel, mas a ortodontista que estava cuidando de mim me aconselhou a esperar. E como estava com bastante trabalho e dava aulas, eu esperei. Veja contatos e indicações no fim do texto.

Algumas imagens dos meus exames antes da cirurgia.

Qual profissional?
Ao longo da minha vida (desde 2008) eu fui a diversos profissionais (dentistas buco-maxilo-facial / médicos cirurgia de cabeça e pescoço). Em 2008 fui receitada uma placa e exercícios mas na época achei tudo caro e deixei pra lá. Logo após usar o aparelho pela segunda vez também fui receitada uma placa, mas houve um problema. E é por isso que quero alertar todos. A DTM (Disfunção Temporomandibular) não é estudada por todos os dentistas. É importante saber se o profissional tem experiência. A segunda placa que me foi indicada era pra ser uma placa pra arcada inferior (tem a ver com deixar a articulação mais “livre” pro disco articular poder voltar), mas a ortodontista falou que ia ser muita placa (a de contenção do aparelho mais essa) e falou pra fazer 2 em 1, em cima. Péssimo, não me adaptei. Não ajudou em nada (eu dormi pior) e ainda entortou um dente que tinha acabado de ser arrumado.

Hoje sei que a melhor opção são os dentistas especializados em cirurgia buco-maxilo-facial e que eu deveria ter feito a tal da placa certa lá em 2008. Não deixe pra depois!!

Alguns dos remédios que precisei tomar: keflex, tylex, cetoprofeno, omeprazol, dexametasona…

DIA 0 _ A cirurgia (segunda-feira) 02 de abril de 2018

Marcar uma data nem sempre é fácil. A minha estava marcada mas fiquei super doente (faringite) e tive que postergar por quase um mês. Tudo que eu sabia era que seria um procedimento simples, rápido, mas por conta da anestesia (geral) era necessário ficar em observação. Essa cirurgia é minimamente invasiva (são feitos dois furinhos de cada lado).

Antes da cirurgia
Jejum de água pra mim é o pior, mas foi tranquilo. Só tinha que ficar atenta pra não beber água sem perceber. Tomei um banho do pescoço pra baixo com um sabonete especial.

Anestesia
Na conversa com o anestesista escolhi não tomar Dormonid, pois queria ver a sala do centro cirúrgico, mas depois meio que me arrependi, pois você precisa dormir bem pra se recuperar e eu não conseguia… como estava consciente eu pude gravar bem o momento em que vi as luzes do centro cirurgico girar. É engraçado e imediato. Logo depois você acorda, mas mal sabe que já passou 1h30 acordada falando e não vai lembrar de nada.

Pós cirugico
A gente nunca lembra muita coisa, mas eu não tenho como esquecer a dor de garganta terrível. Isso durou uns 2 dias, foi melhorando até que sumiu. A anestesia foi dada as 15h e eu acordei (ou melhor, fiquei consciente) as 17h30.

DIA 1 (noite após cirurgia + terça feira)

Por conta do horário da cirurgia eu passei a noite no hospital, onde me deram muito remedio, inclusive o Tylex, um analgésico dos bons. Mesmo depois de tomar o analgésico e um remédio pra dormir (Stilnox) eu não consegui dormir pois sentia pontadas na região dos cortes. Então me deram morfina. A sensação da morfina no corpo foi muito estranha, mas pouco depois eu já estava dormindo. E foi assim até umas 6 da manhã, quando entraram no quarto pra deixar o café da manhã. O enfermeiro entrou várias outras vezes, para trocar meu gelo e dar medicação.

Gelo
Nas 24 horas que fiquei em observação após a cirurgia eu fiquei com gelo quase que o tempo todo. O gelo incomodava um pouco, mas quando tirava eu via que ele de fato aliviava a sensação de calor e pressão, que tanto incomoda no começo. Depois você vai acostumando…

Para conseguir deixar o gelo apoiado no rosto, mas sem ficar encostando no pescoço, eu estou usando a técnica do travesseiro de avião. Eu coloco o travesseiro no pescoço (dependendo de onde estiver eu coloco com a abertura na frente ou nas costas (deitada a abertura fica nas costas, assim consigo apoiar o pescoço no travesseiro). Uso ele só pra apoiar o gelo e não ter que ficar segurando. Sucesso!

Outra opção é comprar bolsas de gelo flexíveis. Me dei super bem com elas e indico aqui um lugar onde vc pode comprar a sua por um ótimo preço!

Fratelli Saúde – Rua Capitão Macedo, 419 – Vila Clementino / São Paulo – SP / www.fratellisaude.com.br / contato@fratellisaude.com.br / (11) 2738 – 1030 (11) 2738 – 2838

Alta do hospital
Eu tive alta após o almoço, mas o que eu mais queria era me sentir limpa. Então antes de ir embora eu tomei um banho e me senti gente de novo. Notei um monte de cola na região peitoral (por conta dos eletrodos dos batimentos cardíacos) e no rosto (entubação, imagino!). Levantar e andar era estranho, já que estava cheia de medicação no sangue, então pedi pra ir pro carro de cadeira de rodas pois ainda estava um pouco mole para andar.

Eu não queria sair do hospital. Há uma certa segurança e conforto no cuidado constante. Mas no fim é uma cirurgia simples e ir pra casa é a melhor opção. A sensação era que tinham se passado muitos dias, mas na verdade eu só passei uma noite fora de casa.

A cama, o gelo e a bagunça, um pouco antes de ir embora do hospital.

Higiene bucal
Quem acha que dois dias depois a vida está normal… ilusão. A abertura da boca fica SUPER restrita. E dói abrir. Bocejar? Nem pensar… eu fiquei com um pouco de dor de cabeça, mas sumiu logo. Escovar os dentes? Impossível. O enfermeiro da noite me ensinou a fazer higienização com Cariax. Tipo um enxaguante bucal. Você enxagua por um tempo, depois usa uma escova pra conseguir dar uma limpada. Você sente a boca limpa. E isso é essencial.

DIA 2 (quarta feira)

Muito remédios, sem posição pra dormir. Eu pedi pra tomar um relaxante muscular junto pois normalmente eu sou uma pessoa que demora muito pra adormecer. Ativei os alarmes afinal as doses dos remédios se repetem a cada 6 horas.

Comida
Essa é a pior parte. Eu achei que deixar uma sopa pronta seria suficiente… hoje eu vejo que a dieta líquida vai ser muito mais longa. No hospital me deram dieta pastosa, mas comer com a colher era bem doloroso. Pedi milkshake, pois a médica me sugeriu (sem contar que o gelado, por dentro, também alivia a região da cirurgia). Resolvi separar esse tema em outro texto para manter o foco da cirurgia. Lembrando que as sopas serão suas melhores amigas no processo! :) Aqui está uma dica de livro com receitas.

Veja aqui mais sobre a minha alimentação nesse período.

Cansaço
Muito cansaço, mesmo sem fazer muito esforço. Parece que é o corpo falando: “ei, sossega que tô tentando arrumar essa parada aqui”. Eu senti bastante pressão na cabeça. Como se fosse uma dor de cabeça, mas sem a dor. O que para alguém com histórico de enxaquecas fortes… é tranquilo.

DIA 3 (quinta feira)

Segunda noite dormida em casa. O horário dos remédios é o que mais me preocupa. São muitos remédios (até o terceiro dia completo) mas que aos poucos vão diminuindo… Pensei que fosse ficar livre dos analgésicos. Ainda não, ainda incomoda.

Abertura da boca
Hoje a boca começou a abrir um pouco mais. Acho que hoje vou conseguir finalmente escovar bem os dentes! Comer tem sido um pouco melhor, já consigo comer com colher com menos incômodo. Sinto um barulhinho estranho na articulação esquerda, quando entorto minha cabeça. A articulação direita ainda está um pouco mais dolorida. As vezes as dores aparecem e somem mas não são tão intensas (viva o Tylex!).

Dormir bem
Depois de mais uma noite eu posso constatar. Ainda bem que estou tomando um relaxante muscular. Não tenho dúvidas de que isso tem me ajudado a ficar mais sonada e deixar o meu corpo se recuperar. Se for operar, e tiver dificuldades para dormir como eu, peça a indicação de um relaxante. Minha média de horas dormidas por noite tem sido 9–10, mas durante o dia eu não aguento e tenho que me deitar. Além disso você sente a necessidade de ficar mais parada, sentada. Mas tudo isso é bom. Respeite seu corpo pois ele está se recuperando.

Curativo
Eu ainda estou com um curativo externo, que me falaram que tenho que tirar depois de 3 dias. Hoje completei 3 dias, mas vou retirar esse curativo amanhã, depois de lavar o cabelo. Assim não molho muito a região, já que esse curativo externo é impermeável.

Rotina
Adaptei meus horários para estar bem e acordada próximo da hora dos remédios. São também os horários quando me alimento, afinal esse monte de comprimido não é bom pro estômago. Às 6h, 12h, 18h e 0h são quando tomo meu café, almoço, um jantar e um lanche. Todos eles líquidos ou pastosos. No meio da tarde, depois de ficar um pouco de pé, sinto peso na cabeça e olhos cansados. É quando sinto a necessidade de deitar.

Posso dizer que este foi o pior dia pra mim. Isso em relação a como estou no geral. Comendo as mesmas coisas, sem sair de casa, sem conseguir trabalhar… Já a ATM só melhora. E é nisso que tenho que focar.

DIA 4 (sexta feira)

Hoje tirei o curativo de fora (uma espécie de bandaid impermeável gigante). Saiu super fácil e embaixo tinham outros pequenos, com micropore. Me explicaram que são os “pontos falsos”, mas eu acredito que embaixo deles tem pontos “reais”… Não vou tirar esses até semana que vem, na consulta. Se cair, tenho que substituir.

Comer hoje foi muito melhor. Mas desde ontem tenho sentido um peso na cabeça. Foi quase instintivo fazer uma pseudo-drenagem, ficar massageando o rosto e pescoço como se quisesse tirar o líquido acumulado. Dois minutos disso e já melhora bem a sensação. Continuo com o gelo a cada duas horas ou quando sinto necessidade. O inchaço praticamente sumiu, mas de vez em quando sinto um ou outro desconforto na região. Em relação ao meu bem estar, eu dormi muito mal essa noite e talvez por isso esteja meio sem energia.

E o conforto na cama?
Desde a cirurgia só estou dormindo de barriga pra cima. Um dia acordei meio de lado e senti bastante incômodo. Então fiz um esquema para mostrar como ficou o meu lado da cama, já que está super confortável e não sinto necessidade de mudar de posição durante a noite.

A boa notícia deste dia 4 é que eu consegui mastigar! Um pouco, mas consegui. Fiz um café com leite, um pão bem mole com manteiga e a sensação foi ótima. A vida realmente se encontra nos pequenos prazeres. Valorize-os! Mais sobre comidas neste link.

DIA 5 e 6 (sábado e domingo)

Chegou o final de semana! Já estou ficando incomodada em ficar tanto tempo em casa. Ontem saí pra ir à padaria e embora tenha andado só meio quarteirão eu não me senti 100% bem. Acho que a circulação do sangue ativou e como ainda há inchaço, eu fiquei incomodada. Voltando pra casa fiz gelo e voltou ao normal.

Foi um final de semana agitado. Com altos e baixos. Sobre os altos: consegui comer pedaços pequenos com garfo, meio mastigando, meio só amassando. Foi boa a sensação de comer. Sinto que a boca está abrindo mais mas ao mesmo tempo eu vejo que a pressão ainda é grande e tenho bastante necessidade de fazer gelo.

No domingo eu tive um problema enquanto preparava o almoço. Minha pressão caiu e quase desmaiei. Estava super baixa… tomei sal, tentei comer algo salgado, mas a pressão não melhorou. Fui ao hospital. Depois de ser hidratada, e fazer alguns exames, o médico do PS me orientou a evitar o analgésico (o Tylex, pois aparentemente o componente — codeína — pode causar pressão baixa), tomar mais uns dois dias de anti-inflamatório e ficar de repouso.

Ao longo do dia minha pressão foi melhorando mas outra coisa curiosa aconteceu. Eu estou com a pele dolorida… em todo o rosto, costas, tronco, até a região da barriga. Encosto a mão e sinto como se eu fosse um grande hematoma. A vontade é de ficar deitada mesmo, pois não tenho muita energia.

Os meus dentes estão me incomodando muito. Eu consegui escovar relativamente bem, mas a posição… tá péssima! Nada encaixa em nada, e estou com medo de ter perdido todo o trabalho da ortodontia. Eu sei, eu sei, é cedo, estou em recuperação, as coisas vão se encaixar…

Falar também cansa, mas não só pela mandíbula. Talvez por eu ter ficado com a pressão tão baixa eu fiquei meio sem reação, cansada. Eu penso, mas dá um trabalho responder…!

Dias 7 a 9 (segunda a quarta)

Completando 1 semana de cirurgia. Sigo colocando gelo, mas com menos frequência. Falar ainda cansa mas já estou ciente de que a recuperação será extensa e vai durar alguns meses.

Nessa semana eu pela primeira vez passei mais tempo falando, e o resultado desse esforço não foi bom. Senti um pouco de dor e muito cansaço nos músculos do rosto. Esse foi o perfeito exemplo de “acho que estou bem” e depois ver que não era bem assim. Descanso é primordial para o sucesso da recuperação.

Eu tentei dormir um pouco de lado, pois estava muito desconfortável na cama. Não deu certo. Em poucos minutos comecei a sentir um incômodo no lado que estava apoiando.

Na terça feira senti umas pontadas nos ouvidos. Duraram algumas horas e depois no dia seguinte já não sentia mais nada. Minha impressão é que como tá tudo muito perto, uma região acabou influenciando a outra.

Dia 10 _ Retorno pós operatório (quinta feira)

Às 10h30 foi minha consulta de retorno. Tirei os pontos (que confesso que já nem sentia mais) mas como a minha mordida ainda não fecha vou voltar em outra consulta daqui a 15 dias. A abertura da boca está um pouco maior, mas ainda dá bastante medo de abrir. Hoje foi um dia difícil pois tive insônia e um pouco de dor de cabeça. Foi confirmado que a recuperação vai demorar ainda uns 4 meses, e que até lá será necessário prestar atenção na alimentação e em não sobrecarregar a articulação. Dormir também precisa continuar sendo de barriga pra cima, e ainda vou continuar colocar um pouco de gelo para acelerar a recuperação. Confesso que estou um pouco frustrada pois a dificuldade para mastigar atrapalhar um pouco, mas eu sei que a qualidade de vida vai melhorar quando estiver tudo cicatrizado e recuperado. Então tudo que eu sugiro para quem vai fazer essa cirurgia é paciência e foco. Lembre-se sempre de que vale a pena buscar qualidade de vida, e que o esforço hoje é mais saúde amanhã.

Para quem tem estalos, dores ou desconfortos, procure um profissional especializado. O “mas é só um estalo” hoje pode amanhã exigir uma cirurgia mais complicada amanhã. A cirurgia é tranquila, o pós exige disciplina. Programe-se para ficar afastado do trabalho (falar vai ser cansativo) e para ser criativo na cozinha.

Assim que passar mais um tempo vou adicionar um update aqui, assim poderei também compartilhar o final da recuperação.

Sugestões gerais caso você vá fazer essa cirurgia ou cuidar de alguém que vai passar por isso
1. Antes da cirurgia já deixe a casa em ordem. Por algum tempo você não vai conseguir cuidar da casa, e um ambiente organizado e limpo vai te ajudar a se sentir melhor.
2. Encha a geladeira de comidas líquidas, pastosas e muito gelo. Mais sobre sugestões de comidas no meu outro texto.
3. Normalmente os médicos já te entregam antes da cirurgia uma lista com as receitas dos remédios que você irá tomar. Eu comprei tudo um dia antes e quando voltei pra casa não precisei ir à farmácia. Inclusive deixei tudo num pote de plástico, com a lista dos remédios e horários que deveria tomar.
4. Se puder ter ajuda, alguém pra ficar junto e te ajudar a cozinhar nos primeiros dias, melhor. Se não puder, se programe antes, deixe muitas coisas congeladas, e vai dar tudo certo.
5. Compre canudos!

UPDATE:

Após duas semanas

Duas semanas após a cirurgia eu comecei a ter dor constante na articulação esquerda. Não sei se foi porque eu tentei comer comidas mais “de verdade” ou se foi por ter espirrado algumas vezes (eu vi estrelinha ao espirrar!)… ou se simplesmente a recuperação está mais chata. Mas a dor não me deixou dormir duas noites, fica latejando, incomodando. Até comer é ruim. Voltei no Instituto Vita e o Dr. Ivan me atendeu. Me deu um upgrade na medicação de dor (Tramal!) e voltou com o corticóide. Alimentação e cuidados, volte uma casinha. De volta a líquidos e pastosos… É isso, toda recuperação é única, mas todas requerem paciência.

4 meses depois (agosto.2018)

Chegou agosto (fiz a cirurgia em abril) e a recuperação ainda continua. Por conta de uma viagem fiquei sem ir à fisioterapia por quase um mês, e a volta foi super dolorida. Minha mordida ainda não está certa, todo dia muda, mas encontrei um certo conforto em usar a placa rígida.

Eu tive que ir ao dentista fazer uma manutenção geral nos dentes e acabei tendo que arrumar uma restauração. Por algum motivo estranho a anestesia não estava pegando e tive que ficar com a boca aberta muito tempo. No fim do dia estava com a articulação “dura” e me incomodando.

Pelo que eu entendi é entre o 4º e 5º mês que o disco articular vai fixar no lugar que ele deve fixar. E por isso, ainda tenho que tomar muito cuidado.

Fazer os exercícios da fisioterapia é muito importante. Eu não vou descrever os exercícios pois dependendo do tratamento eles mudam, então é melhor você consultar um fisioterapeuta e garantir que não vai fazer nada de ruim para sua mandíbula. No meu caso eu já fazia fisioterapia antes da cirurgia e acho que isso ajudou muito no sucesso do procedimento.

No geral estou me sentindo muito bem, mas ainda sinto medo ao bocejar (sempre seguro um pouco o bocejo) e ao comer alguma coisa mais dura (evito ao máximo!). Também me policio muito para não ficar apoiando a cabeça com a mão (para não forçar a articulação). A artroscopia foi a melhor coisa que fiz e solucionou meu problema com enxaquecas. Tive poucas dores de cabeça e, surpreendentemente, todas foram solucionadas com medicação leve. Antes da cirurgia eu visitava o hospital aproximadamente 1 vez por mês (no caso de dores muito fortes) mas a frequência de enxaquecas era maior (e eu me entupia de remédio fortes…).

Vale a pena lembrar que nenhum médico relacionou a ATM com as enxaquecas. Eu fui a neurologista, endocrinologista, ginecologista… fiz exames, troquei medicamentos, fiz vários experimentos… nada dava certo. Toda vez que ia ao hospital, me recomendavam um neurologista. E quando eu falava que já tinha pesquisado, me sugeriam o tratamento preventivo de enxaquecas (que é bem forte!). Ainda bem que eu não fiz isso, pois a solução era mais simples.

8 meses após a cirurgia (novembro.2018)

Desde quando escrevi o texto, no dia seguinte à cirurgia, tinha decidido que seria sincera e clara no que estava passando. Então agora, tantos meses depois, trago notícias não muito boas.

Voltei a ter dores de cabeça e estalos. Já tenho uma Ressonância Magnética marcada, mas estou tomando um relaxante muscular e analgésico, pois o mal estar é meio que geral. Sinto a musculatura dura, estalos e teve um dia que senti a mandíbula solta, desencaixada.

Eu não sei ainda o que isso significa, mas suspeito que a saga ainda não tenha terminado… então aguardaremos cenas dos próximos capítulos.

Foto dos meus exames tirada durante minha consulta em 29.nov.2018

Suspeitas confirmadas… a novela continua! Mas dessa vez vou continuar meu relato em outro texto já que será uma cirurgia diferente, chamada de Artroplastia. Mais sobre essa nova cirurgia aqui.

Indicações de profissionais:
Essas indicações são e profissionais que deram super certo pra mim.
Todos os profissionais são do
Instituto Vita.
(11) 3123–8482 _ Página do facebook

Buco-Maxilo-Facial: Patricia Radaic Pastore & Gabriel Pastore
Fisioterapeuta: Mariane Donato

--

--