Quer economizar água? Corte o Churrasco e Big Mac da sua vida!

Quando falamos de pegada hídrica, tente enxergar o todo, não se apege aos detalhes.
Originalmente publicado no meu blog em 29/03 de 2015

Em tempos de crise hídrica vemos todos os dias “dicas mágicas” no jornal nacional para economizar água: Escovar os dentes usando um copo de água, reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, coletar água da chuva e outras atitudes simples que, de fato, economizam uns reais na conta e ajudam o meio ambiente. Você como cidadão consciente faz tudo isso e no fim do dia, passa no Mac Donalds e come um Big Mac… Pronto, todo seu esfoço foi por água abaixo pois você acabou de “custar ao planeta” algo em torno de 2.500 litros de água! Isso mesmo: dois mil e quinhentos litros de água foram gastos para a produção de um único sanduiche.

O termo Pegada Hídrica, criado há poucos anos pelo professor Holandês Arjen Y. Hoekstra, mede a quantidade de água utilizada na produção de bens e serviços, direta e indiretamente. Pense o seguinte: O hamburger do Big Mac veio de um boi, que foi criado por dois anos, mais ou menos, e durante esse tempo consome uma grande quantidade de água e cereais, que por sua vez também usam água para serem plantados. Calculando tudo isso, temos a Pegada Hídrica da carne bovina que chega a nossa mesa. Nesse caso, da carne bovina, são gastos absurdos 15.000 litros de água por quilo. Exato, quinze mil litros de água / quilo de carne bovina, tornando esse o maior vilão do estudo realizado pelo Dr. Hoekstra. Confira abaixo a pegada de outros produtos do nosso consumo diário (1).

Produto: Litros de água/Quilograma
Carne Bovina: 15.415 litros/kg
Carne Suína: 5.988 litros/kg
Manteiga: 5.553 litros/kg
Frango: 4.325 litros/kg
Ovos: 3.265 litros/kg
Leite: 1.020 litros/kg
Frutas (média): 962 litros/kg
Vegetais (média): 322 litros/kg

Bem, voltando ao assunto da economia de água, fica evidente que a pegada do nosso Big Mac acabou qualquer economia que você fez escovando os dentes com o copo d’água, dai o título desse post: Quer economizar água? Corte o Big Mac da sua vida! Não sou vegetariano, nem vou advogar pelos mals tratos aos animais, os lucros exorbitantes de corporações como Sadia ou Unilever, para não perder o foco, mas o consumo diário de carne bovina simplesmente não é sustentável. Uma receita simples para você economizar muita água: um dia da semana, coma somente peixe. Um dia da semada somente frango e um dia da semana sem nenhuma carne. Supondo que você consuma 250 gramas de carne por dia, essa atitude simples (sem falar em saudável) vai eliminar uma pegada hídrica de 7.000 litros de água por semana! E seu coração agradece!

Referências e para saber mais:

1 — A Global Assessment of the Water Footprint of Farm Animal Products
Mekonnen, M.M. and Hoekstra, A.Y. (2012) A global assessment of the water footprint of farm animal products, Ecosystems,15(3):
http://www.waterfootprint.org/Reports/Mekonnen-Hoekstra-2012-WaterFootprintFarmAnimalProducts.pdf

WWF — Pegada Hídrica incentiva o uso responsável da água
http://www.wwf.org.br/?27822/Pegada-Hdrica-incentiva-o-uso-responsvel-da-gua

Artigo — Ministrerio da Agricultura
http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2012/10/mapa-e-embrapa-calculam-pegada-hidrica-da-producao-leiteira

Water Footprint Network
http://www.waterfootprint.org/