Consumo excessivo de dados de celular pelo Apple Music

Apple Music pode consumir muitos dados de 3G/4G do seu plano de Internet

Resolvi escrever esse post por um problema que percebi utilizando o Apple Music, que para mim é um bug, porém para o suporte da Apple não.

Pesquisando na internet, não obtive muita informação, por isso estou compartilhando o que aconteceu e como foi solucionado.

O problema em questão ocorreu em meu iPhone 6 com a versão do sistema iOS 9.3.2 (o mais atual no momento em que escrevo esse post).

Alto consumo de dados do Apple Music

Utilizo o Apple Music faz alguns meses e percebi ao longo desse tempo meu plano de dados do celular aumentar drasticamente o consumo.

Minha primeira desconfiança que seria o Apple Music o causador desse problema foi analisando o consumo de dados em:

Ajustes > Celular > Serviços do Sistema

Perceba que o consumo nessa imagem está com 826MB em Serviços de Mídia (Media Services).

Observação: Vale lembra que eu sempre faço um reset no controle do consumo de dados toda vez que meu plano fecha a conta do mês e geralmente escuto as músicas que fiz download (via WiFi) para o aparelho.

Busquei na internet mais informações sobre o que esta contido no consumo de "Serviços de Mídia", porém não encontrei nada oficial da Apple sobre isso.

Entrei em contato com o Twitter oficial do suporte da Apple nos EUA, e vale uma ressalva que o atendimento deles via Twitter é muito bom (em inglês claro). A resposta que obtive foi a seguinte:

Ou seja, segundo a Apple, o item "Serviços de Mídia" inclui:

  • download de músicas do Apple Music
  • streaming de músicas do Apple Music
  • download de vídeos do iTunes
  • streaming de vídeos do iTunes

(Quando efetuados através do planos de dados do Celular e não por WiFi)

Resolvi então desabilitar as opções de streaming de música do Apple Music quando estivesse utilizando o plano de dados do celular, para isso fui em:

Ajustes > Música

E desabilitei a opção "Usar Dados Celulares"

Além disso desabilitei a opção do iTunes em:

Ajustes > iTunes Store e App Store

E desabilitei a opção "Usar Dados Celulares"

Ai começa o problema…. pois desabilitando essas duas opções acima, realmente não é possível mais fazer streaming de musicas no Apple Music de qualquer Artista/Álbum que você pesquisar.

Porém, ao acessar as abas de "Para Você" e "Nova" elas continuam mostrando informações de acordo com seu perfil.

Até ai tudo bem, pois está mostrando informações e não selecionei para fazer streaming de nenhuma música, porém se você tentar tocar uma música dos "Top Songs" da aba "Nova", QUALQUER música será tocada via streaming e consumido do seu pacote do celular (considerando que esteja em 3G/4G).

Mais do que isso, algumas música parecem ser carregadas em background só de abrir essa tab, ou seja, novamente consumindo de seu pacote do celular sem ao menos você solicitar para tocar a música. Toda vez que você só abrir o Apple Music, ele já faz um bom consumo de internet, sem ao menos você selecionar alguma música para tocar.

Em conversa com o Apple Support, eles não confirmaram e nem negaram isso ser um bug (que na minha opnião é um bug, já que foi desabilitado nas opções o streaming de música).

Para que isso não aconteça, é necessário desabilitar a seguinte opção em:

Ajustes > Celular

Desabilitar a opção do aplicativo "Música" na lista de aplicativos:

Desabilitando essa opção, ao acessar o app de Música, não será mais possível ver o conteúdo das abas "Para você" e "Nova" quando estiver utilizando os dados do pacote do celular e não será carregado nenhuma música sem você solicitar.

Pode ser que na próxima versão do sistema, iOS 10, no qual está prestes a sair, esse problema não ocorra, já que o Apple Music foi totalmente reestruturado, porém não tive oportunidade de testar.

Em resumo, se você deseja não utilizar Apple Music para fazer streaming de músicas utilizando seu plano de dados de celular e somente permitir tocar as músicas do Apple Music que foram baixadas para o aparelho, você deve desabilitar 3 opções:

  1. Ajustes > Música > desabilitar a opção “Usar Dados Celulares”
  2. Ajustes > iTunes Store e App Store > desabilitar a opção “Usar Dados Celulares”
  3. Ajustes > Celular > Desabilitar a opção do aplicativo “Música” na lista de aplicativos

Esse procedimento não desabilita a utilização do aplicativo via WiFi.

Like what you read? Give Fernando Moribe a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.