Existe Teste Vocacional confiável em Manaus?

Qual profissão seguir? Medicina, Direito ou Engenharia. Se você já conversou com seu filho ou filha e eles ainda não sabem ao certo qual curso escolher, às vésperas de se inscrever para o Vestibular de universidades públicas ou privadas, talvez seja interessante consultar um especialista e indicar um teste vocacional.

Mas esses testes funcionam mesmo? A resposta vem sempre com uma ressalva: o teste vocacional só pode ser aplicado por um profissional que domina o tema. E este profissional tem formação em Psicologia.

Em Manaus, há vários profissionais que se especializaram em teste vocacional para auxiliar as pessoas sobre qual carreira seguir. Neste link abaixo, você encontra alguns deles.

http://br.mundopsicologos.com/teste-vocacional/manaus-amazonas

Há também uma série de testes on-line. Mas é preciso muito cuidado com os que se auto-intitulam “testes vocacionais” on-line. Alguns chegam até a confundir ainda mais a cabeça dos jovens; outros dão, de fato, um direcionamento para qual área de atuação a pessoa está mais propensa: Saúde, Exatas, Humanas…

Existem faculdades que também têm serviços de orientação vocacional ligados aos cursos de Psicologia, como o Serviço de Psicologia Aplicada da UniNorte, faculdade vinculada à Rede Laureate. Neste caso, é preciso fazer um agendamento. Eles também disponibilizam um teste de autoconhecimento online que ajuda bastante no direcionamento da carreira: é o Detector de Carreiras. É gratuito e você pode acessar direto aqui.

http://programaorienta.com.br/detector/

É interessante este teste online porque está vinculado ao Programa Orienta, da faculdade, que ajuda os jovens que estão ainda no Ensino Médio a se decidir sobre a melhor profissão a seguir.

Mas, não se esqueça, um psicólogo ainda é a melhor solução para ajudar os jovens a se encontrar na vida profissional.

________

Dúvidas? Comentários? Deixe uma nota aqui ou envie um email para filhosnafaculdade@gmail.com