quero mudança, quero dobra
“Mas vamos falar de uma empresa brasileira que faz (e muito bem) sua parte para promover uma economia mais circular com seus clientes e parceiros, pode ser?
Vamos falar da quero dobra no próximo texto da @intentionventures !”
Bom dia/tarde/noite [insira um apelido carinhoso que faça você se sentir especial], hoje falaremos um pouco sobre a diferença que uma empresa vem fazendo no mercado de varejo aqui no Brasil, não falaremos de faturamento nem de modelos de negócios espetaculares, mas de mudança…
Mudança essa que está acontecendo na forma de se comunicar, de desenvolver estratégias contra desperdícios e de impactar seres humanos e o meio ambiente.
Quem foi mesmo que disse “pensar na preservação do planeta para as gerações futuras é uma obrigação nossa”, foi Bruna Marquezine? Quase… Foi Guilherme Massena, uma figura não menos cativante e co-fundador da quero dobra. Conversei um pouco com o homem para parabenizar e entender melhor alguns pontos de vista da empresa cujo CEO é um pug chamado batman.

Eu considero importantíssimas duas perguntas que fiz ao gui, que foram “por que vocês se preocupam em tornar todos os produtos e embalagens de vocês reutilizáveis?” e “o que significa impacto social e ambiental para a quero dobra?”.
Confesso que virei um pouco mais fã da marca e da equipe depois que conversei com ele e recebi a resposta para estas duas indagações, mas vamos conhecer um pouco o que eles fazem, certo?
A quero dobra produz carteiras, sapatos e outros produtos com um material usado pela NASA, super resistente à água, à rasgos e muito fino e leve. Além disso, os produtos são todos recicláveis, livres de materiais de origem animal e as embalagens são feitas pra não serem jogadas fora: tudo vira algo pra usar depois (a embalagem que minha carteira veio virou um cofre que uso até hoje).
O planeta agradece, os clientes se apaixonam e a comunidade é engajada… Comunidade engajada, como assim? Todas as estampas são feitas por artistas independentes que ganham parte do lucro da venda e a produção é local, sem estoque e especial pra quem comprou.
A empresa preza tanto o impacto social e inspirar vidas que brinca de colecionar campanhas de marketing que trazem benefícios e tornam seres humanos parte da marca, uma postagem recente deles no Instagram explica bem o que eles vêm realizando, então irei abusar do meu Ctrl C Ctrl V aqui, perdão.
“cada decisão que a gente toma, por mais simples que seja, pode impactar muito em alguma realidade, em algum tempo.
.
mesmo que muita gente se espante com o fato de que abrimos o molde da nossa carteira online, coisas incríveis já aconteceram por causa disso.
uma ONG de São Paulo que ajuda cãezinhos de rua usa o molde da nossa carteira pra gerar parte da renda. uma inciativa de alfabetização de jovens, adultos e idosos em Recife bancou o uniforme de todos alunos com a venda das carteiras que usam nosso molde.
.
as artes das estampas rendem aos collabs parte do lucro das vendas. e muitas coisas bacanas acontecerem por causa disso. uma collab comprou seu vestido de noiva com a grana, outra pagou parte do intercâmbio e um collab abriu sua empresa com o capital inicial.
.
o dobra +1 vai reformar o pátio de uma escola pra que as crianças tenham um espaço bacana de convivência. todo o processo acontece com envolvimento da galera da dobra e @smile_flame. a ideia é participar da vida das crianças de alguma forma.
.
e muitas outras coisas legais continuam acontecendo e nos surpreendendo. 💛
enfim, a gente acha que nada faz sentido se não for pra impactar positivamente, e sempre é possível gerar alguma inspiração.”
Como não se apaixonar?
Parece até que estou olhando para uma pessoa que curte passar finais de semanas comigo assistindo Netflix e dublando cenas aleatórias que presenciamos no dia a dia, impossível não se apaixonar…
A última coisa que vou compartilhar nesse texto é a resposta do gui quando pedi uma dica dele para empresas que querem desenhar seus projetos e processos para ter um menor impacto ambiental.
“ acreditamos que pensar na preservação do planeta para as gerações futuras é uma obrigação nossa. uma empresa que não se preocupa no seu impacto social e ambiental é uma empresa fadada ao fracasso nos próximos anos. muitas das informações que eram inacessíveis ou estavam concentradas nas mãos de poucos, hoje estão distribuídas. em resumo: não há mais espaço para mentiras. seja transparente!”
Seja transparente [insira outro apelido carinhoso que faça sentido] como pessoa e como profissional, o mundo precisa disso.