10 passos pra começar a usar o Telegram explorando seu máximo

Por ordem de prioridade, separei algumas dicas pra você que acabou de instalar o aplicativo.

1) Nomes de Usuário: a mágica do Telegram é não precisar expor seu número pra conversar com as pessoas. Então vamos configurar um nome de usuário, pra você poder criar seu link personalizado e compartilhável.

Lá nas configurações do aplicativo, logo de primeira, tem o campo “nome de usuário”, pra você preencher e escolher o que quiser. Depois que escolher, o nome de usuário vai ser parte do seu link personalizado. Por exemplo, meu nome de usuário é @xlipe, então meu link é t.me/xlipe.

Quando você entra em grupos no Telegram, seu número não é compartilhado com os outros membros.

2) Nenhum de meus amigos usa Telegram, e agora? O Telegram é muito mais que um messenger, o aplicativo também tem possibilidades de criar e entrar em canais. Canais de notícias, entretenimento, humor, etc. Você pode escolher em que canais entrar, e também pode silenciar as notificações. Vou indicar alguns canais que sigo e gosto: @bbcbrasil, @tlgrm_br, etc.


3) GIFs e Stickers: o Telegram tem algo que muito nos remete ao MSN: um painel de GIFs. Ele armazena os últimos GIFs que usamos e também permite fazer busca de novos GIFs pelo comando @gif. Se você encontrar alguém usando um GIF que você gostou, você pode adiciona-lo ao seu painel, é só clicar nos três pontinhos ao lado do GIF e clicar em “Salvar GIF”. No iOS, é só pressionar o GIF e tocar em Salvar. O mesmo se aplica aos pacotes de Stickers: toque no Sticker para adicionar o pacote.

Painel de Stickers Populares
Ícone de opções do GIF recebido
Opção “Salvar em GIFs”

4) Como acessar o Painel de GIFs? No campo que você digita a mensagem, tem um Smiley, que acessa o painel de Emoji. Na linha de abas desse painel de Emoji, tem o ícone de Stickers. Quando você toca no ícone de Stickers, aparece o ícone do Painel de GIFs. Uma vez que você acessa o painel de GIFs, ele vai ficar ali até que você volte para o painel de Emoji novamente.

Smiley ao lado do campo de digitação
Painel de Stickers Recentes com o ícone do Painel de GIFs
Painel de GIFs recentes e busca de GIFs
Você também pode usar o comando @vid pra procurar vídeos da internet e assistir dentro da conversa.
Função Picure-in-Picture permite ver vídeos sem sair do app

5) Editar e Apagar mensagens enviadas: o Telegram permite que você apague e edite mensagens já enviadas, mas tem um prazo pra você poder fazer isso, acredito que de 24h. Pra isso, você precisa selecionar apenas as suas mensagens na conversa, clicar em apagar, e selecionar esta opção “apagar para mim e para fulano”, onde “fulano” vai ser o nome do destinatário. Nos grupos normais, também funciona assim. Nos supergrupos, não há caixa de confirmação: se você apagar suas mensagens, elas vão sumir para todos — e não tem prazo, você pode apagar suas mensagens quando quiser. Pra editar as mensagens, é só tocar nas mensagens e clicar em Editar, quando disponível.

Ao clicar em apagar, aparecerá a opção de apagar para o destinatário. Esta opção aparece quando você seleciona APENAS as suas mensagens.
Quando você toca em uma de suas mensagens, aparece a opção “Editar”, caso esteja dentro do prazo de edição.

6) Grupos e Supergrupos: a principal diferença entre Grupos e Supergrupos é a capacidade de membros. Supergrupos suportam até 10 mil membros, e tem ferramentas de administração avançadas. E também apenas os Supergrupos podem configurar um nome de usuário público e personalizável, pra ser acessado com facilidade. Nos grupos comuns, o administrador tem a opção de “Converter a Supergrupo” na parte de configurações do grupo.

Por isso, tome cuidado com grupos públicos: as pessoas que não fazem parte do grupo podem visualizar seu conteúdo.

7) Gerenciar o Espaço ocupado pelo aplicativo: nas configurações do aplicativo, em “Dados e Armazenamento”, você pode escolher quais conteúdos você quer que sejam baixados automaticamente. Em “Uso do Armazenamento”, você pode esvaziar o cachê, sem perder os arquivos dos chats (podem ser baixados novamente depois).

Configurações de armazenamento do app

8) Versão para Computador: o Telegram tem uma versão para computador que é totalmente diferente da do Whatsapp. Nela, você não precisa deixar o celular ligado (e consumindo a bateria). Pra instalar, é só ir no site desktop.telegram.org . Você pode trancar o aplicativo com senha (quase igual ao MSN), caso seu computador seja compartilhado. E sim, todas as conversas são sincronizadas, incluindo os anexos.

Interface da Versão Desktop
Interface com Modo Noturno
Além do modo noturno, o Telegram Desktop também pode usar temas criados por usuários, assim como sua versão para Android.
Canais de temas: @DesktopThemes e @AndroidThemes

9) Chat Secreto: pra quem quer ter uma conversa segura, é só abrir um chat secreto. Lá, você pode:

Determinar um tempo para as mensagens desaparecerem automaticamente;
Apagar as mensagens da conversa definitivamente (pra você e pro destinatário, tanto as suas mensagens quanto as dele);
Avisa quando alguém bate um screenshot da conversa (tipo o snapchat);
Envia fotos que desaparecem com o tempo estabelecido, também parecido com o snapchat.

10) Fotos com timer de destruição em conversas normais: Você pode mandar fotos que desaparecem sozinhas (no tempo que você escolher) nos chats privados — sem precisar usar o chat secreto. E se alguém bater um screenshot da foto que você enviar, o Telegram vai exibir uma mensagem avisando que alguém fez um screenshot.

Ícone para determinar o tempo de autodestruição da foto
Painel com as opções de tempo para autodestruição

Bônus: nosso bot com acervo de GIFs: @retc_bot.

Bônus 2: você pode fixar seus chats favoritos no topo do aplicativo!

Bônus 3: guarde seus arquivos no Telegram:, inicie uma conversa consigo mesmo pra poder guardar arquivos com facilidade, pra poder acessar onde quiser. Por exemplo, eu uso esta função pra enviar arquivos do celular para o computador (envio para mim pelo celular, e abro no computador).

Ícone que te leva para sua nuvem pessoal (sua conversa consigo mesmo)