A semana

Falta aproximadamente uma semana para o Enem, uma prova que muitos dependem do resultado — inclusive eu. Mas vamos nos atentar as coisas que estão ao nosso redor também. A reflexão de hoje é sobre isto.

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz! (Mario Quintana)

Você já procurou a felicidade? Quantas vezes? Onde achaste?

Nós vivemos incansavelmente na busca daquilo que queremos para nós. Trilhamos todo um caminho de obstáculos e desafios na busca de lograr êxito em todas as ações futuras. Retomando a linha de raciocínio do texto Tempo esquecido, pergunto: o que tu tens deixado de viver para fazer aquilo que tu não queres, mas precisas? Quantas vezes tu tens se matado para que pudesse se sair bem em algo que tu era incompetente (não no sentido pejorativo, mas no sentido de que não te cabia tal competência para ser realizada)? Nosso sistema pede e exige isso, e nós precisamos lidar com isso. Cabe a nós saber mediar as coisas para que nos façam bem.

Estamos vivendo como máquinas para que possamos respirar lá na frente como pessoas. Mas é preciso, infelizmente.

Vivemos num mundo de recessão, onde as oportunidades estão cada vez mais seletivas e menores. Precisamos de especialização, precisamos nos alocar na sociedade mesmo que isso doa, porque nós somos a sociedade.

Por mais que sejamos desacreditados por quem está de fora, não podemos deixar isto nos abater. É necessário persistência e perseverança para que vençamos os desafios que são propostos pela vida.

Educação de qualidade hoje é quase um luxo. Infelizmente não devia ser assim, mas é, essa é nossa realidade. E é preciso dedicar-se a estudar, porque infelizmente, há quem pague por isso.

Se você tem um sonho, persista. Não desista dele. O único culpado pelo seu fracasso é você.

Nessa luta, acabamos nos esquecendo dos momentos felizes, mas eles necessitam serem lembrados. Pois tais momentos nos farão rir lá na frente. Não desacredite da felicidade, ela virá, tudo se consertará. Os pequenos momentos bobos da vida serão a nossa base. Aproveite seus amigos. Estude. Saia. Beba. Divirta-se. A vida é feita de momentos. Não adianta ser bem sucedido se não tem história pra contar e, bem, a história é feita desses pequenos momentos.

Viva.