Projeto VR Puzzler — Udacity VR Nanodegree

Puzzler screenshot

Introdução

Este artigo é sobre um jogo em Realidade Virtual (VR) desenvolvido como parte do Udacity VR Nanodegree. O foco deste projeto é o teste detalhado do usuário e a exibição do processo de desenvolvimento.

As regras do jogo “Puzzler” são muito simples: lembrar a sequência de orbes iluminando-a e repetindo-a.

Resultados

O projeto evoluiu para um jogo divertido, intuitivo e imersivo. O feedback dos usuários ajudou a criar e definir a experiência final, criada no Unity for Google Cardboard na plataforma móvel Android.

O Processo

Propósito: O Puzzler é um aplicativo de realidade virtual móvel para novos usuários de RV que os desafia a resolver um tipo familiar de quebra-cabeça de uma nova maneira.

Persona

O primeiro passo no processo de design foi criar um persona, ou seja, alguém que se encaixa no perfil demográfico para o qual este jogo será direcionado.

Giovana (Imagem: WikiHow)

Giovana é uma criança curiosa de dez anos de idade, com energia e entusiasmo ilimitados. Ela gasta uma enorme quantidade de tempo construindo mundos no Minecraft, conversando com seus amigos on-line e criando coisas no mundo real. Lucy usou RV em algumas ocasiões.

Rascunhos

Vários esboços ajudaram a criar ideias para o layout do jogo e as opções da interface do usuário.

Visão geral do jogo
Rascunhos do design da IU

Teste de Usuário

O teste inicial foi usado para determinar como os usuários se sentiam sobre a escala e o clima do ambiente. O feedback foi que a escala estava correta, a atmosfera estava um pouco escura e sombria, mas as chamas nas tochas estavam vermelhas demais.

Primeira versão da sala

Outro teste foi realizado modificando a cor das paredes e o feedback dado é que as cores estão melhores do que a versão anterior.

Versão final da sala

Produto Final

Os grilos gorjeiam. O jogador se vê diante de um edifício de aparência sinistra em uma paisagem desoladora. Ao escolher iniciar o jogo, o jogador é transportado para a câmara. Seis orbes estão na sala e uma sequência sinistra inicia.

O jogador deve repetir o padrão para escapar. Falha duas vezes. Resolva o quebra-cabeça e o jogador é movido rapidamente para fora da sala. De volta à luz do dia, outra interface do usuário solicita que o player tente novamente.

Conclusões

Puzzler VR foi um projeto divertido de se trabalhar, e como em cursos anteriores eu tentei aproveitar o máximo que pude, desafiando-me, experimentando sem parar e aprendendo muito sobre técnicas de iluminação, efeitos sonoros, animação, mecânica de jogo e scripts C #. Eu achei o teste do usuário uma ferramenta inestimável no processo de iteração do projeto e o feedback foi unanimemente positivo.