Roupa de bandido

Não entendo qual a finalidade de estereotipar pessoas a partir da roupa que usam. Sim, é um tema batido. Porém, é sempre bom uma opinião a mais — afinal estamos na internet. No facebook isso é muito mais comum, mas geralmente partindo pro lado preconceituoso.

De antemão já peço desculpas — não para os que julgam a pessoa por uma simples muda de roupa — e sim, para os que estão cansados de ouvir sobre esse tema. Recentemente, vi uma postagem no facebook que me chamou atenção. Lógico, foi naqueles grupos que existem milhares de pessoas. Não sou contra o cara expor seu pensamento. O que me incomoda é que muitas pessoas concordaram.

A questão era o seguinte: quem se veste como “bandido” merece ser tratado como “bandido”. Eis a minha dúvida, o que é uma roupa de “bandido”? A partir do momento que a forma de se vestir é um reflexo de uma cultura e partindo do pressuposto de que nenhuma cultura é melhor que a outra, como podemos definir que essa roupa é de “bandido” ?

Toda generalização é burra, se afirmamos que uma cultura define o caráter de uma pessoa, pode-se aplicar o mesmo a cor da pele. Todo esse texto foi apenas uma justificativa para minha declaração polêmica: se você acha que existe “roupa de bandido”, você provavelmente acha que existe “cor de bandido”. Concluindo: você é racista.