Em busca da melhor versão de mim mesmo.

Pedi a pessoas especiais na minha vida que me dessem de presente de aniversário uma reflexão sobre a vida de cada uma. Para algumas pessoas, as que são mais velhas do que eu, pedi que escrevessem uma carta para elas mesmas com 29 anos dando conselhos que elas gostariam de ter recebido com essa idade e para as que tem a mesma idade ou menos pedi para compartilharem comigo os 3 principais aprendizados que tiveram no último ano.

Após ler e reler todos e juntar com meus aprendizados, fiz um compilado abaixo dos principais conselhos que recebi como presente nesse dia tão especial e que gostaria de compartilhar com vocês. Segue abaixo:

Seja você mesmo sempre.

Em qualquer situação, com qualquer pessoa, sua essência tem que prevalecer.
Isso o guiará a tomar as melhores decisões, mesmo que você esteja em uma grande dúvida ou tenha pouco tempo para fazer suas escolhas.

Seja tolerante, compreensivo e não leve nada “à ponta de faca”. Respeite a individualidade das pessoas. Não queira fazer delas, iguais a você. As diferenças podem somar, podem agregar e podem enriquecer as pessoas. As coisas boas poderão ser copiadas. As ruins, descartadas, porém, tidas como ensinamentos. Se todas as pessoas pensassem igual, não agregaríamos nada em nossa convivência.

Elogie as pessoas quando se dedicarem, se esforçarem, produzirem e trouxerem benefícios a ti. Estimule-as para que possam se energizar cada vez mais.

Seja “tu mesmo”, sempre! Autêntico, verdadeiro, pessoa de uma só cara.

Siga seu instinto

Uma vez tomada uma decisão (e use seu instinto para isso), não olhe para trás, nem para o lado, sempre para frente e adiante. No regrets, just lessons learned. Lá na frente as coisas tem uma razão, acredite.

Não perca tempo tentando entender o porquê das coisas

Questione sempre as pessoas, os processos, mas nunca suas escolhas.
Não seja acomodado e faça sempre o seu melhor. No entanto não perca tempo se questionando o porquê tal coisa aconteceu daquela maneira ou porque certa coisa não aconteceu como você previa.

Tentamos controlar tudo e todos e isso nos frustra, pois no final do dia, não controlamos nada nem ninguém. Nem a nós mesmos. Bola para frente, não perca tempo tentando entender as situações, elas simplesmente acontecem.

Não deixe que um relacionamento tome o controle da tua vida, e não deixe que seus amigos façam o mesmo.

Não crie expectativas pelos outros

Conte com você mesmo, mais ninguém. Você é o protagonista da sua vida e suas decisões devem sim ser individualistas (diferente de serem egoístas). Você tem que cuidar de você mesmo. As pessoas, na hora que a coisa aperta, cada um vê seu lado e não tem amigo e às vezes nem família que vai lhe proteger

Não fique mal, jamais, para outra pessoa ficar bem. Se tiver que tomar uma decisão e precisar colocar na balança você e outra pessoa. A outra pessoa não é prioridade. Você em primeiro lugar sempre.

Entre ser bom e justo, seja justo sempre. As pessoas não reconhecem bondade e criticam a justiça. Sua consciência agradecerá sempre ser justo, acredite.

Passe mais tempo com tua família e preserve as verdadeiras amizades

Ama e convive com a tua família. Jamais deixe esmorecer os laços de amor e união entre vocês, seus cônjuges e seus filhos. A união faz a força. Nunca esqueça disso.

Preserve seus amigos tratando-os com respeito, carinho e transparência. Faça questão e esforce-se para conviver com eles. Esta convivência te tornará importante para eles e fortalecerá os laços de amizade. Amigos são muito importantes na nossa vida.

Fale com eles abertamente sobre o que pensa. Sentar e esclarecer as coisas com maturidade e às vezes deixar o orgulho de lado podem ser decisões sábias para preservar os contatos.

O tempo é, de fato, o melhor dos remédios e a voz da experiência. Sempre!

Não existe maior verdade na vida. O tempo cura tudo, mostra caminhos e nos dá o retorno esperado. Mas como o próprio nome diz: no devido tempo. Não tenha pressa em casar, ficar rico etc. Tudo isso acontecerá no momento certo. O tempo lhe guiará, basta apenas respeitá-lo.

Tente achar um emprego pelo qual tu tenhas paixão.

No teu trabalho dê o melhor de si. Foque nos objetivos traçados e vá em busca deles. A vontade é o maior acelerador para alcançá-los. Pensa grande. Nunca sejas o dono da verdade. O caminho para o entendimento é o consenso. Não imponha suas idéias por melhor que elas sejam. Compartilha, mostra os benefícios, consensualiza, que elas serão aceitas como se pertencessem a todos.

Não desista nunca dos teus sonhos. Esforça-te para torná-los realidade. Na vida tu tens uma grande obrigação: ser feliz. Seja!!!

Não tenha medo de cometer erros. As vezes decisões ruins acabam se tornando grandes histórias.

Não seja tão exigente consigo mesmo, quando cometer erros. Mas sempre assuma a responsabilidade por suas ações.

Não prorrogue decisões. Esquece esse pretexto de que precisa aproveitar mais a vida antes de se comprometer com algo. O tempo passa rápido e deixar para depois vai te causar uma ansiedade absurda.

Esteja satisfeito consigo mesmo.

Não busque em pessoas ou em coisas materiais a felicidade. Aprenda a conviver contigo mesmo, enfrentar teus medos, aceitar a consequência das tuas decisões e tentar sempre buscar a melhor versão de si mesmo a cada dia.

Bastar-se consigo mesmo é saber que independente das coisas que aconteçam na sua vida, você tem a si mesmo para levantar e continuar a caminhar.

Agradeço a cada pessoa que me enviou esse presente de aniversário pois nada melhor do que ter pessoas especiais na vida e que compartilham das suas experiências para tornar a vida de outras pessoas melhor.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.