Não quebre sob pressão


Trabalhar sob pressão não é algo novo e tem sido discutido há um bom tempo. Em resumo, quanto maiores as responsabilidades, maior a pressão por resultados e por tomadas de decisões certeiras.

No contexto no qual estou inserido, é engraçado encontrar aspirantes a empreendedores que imaginam que empreender seu próprio negócio não vai haver tanta pressão, ou que se houver, vai ser “cool”. Ainda mais se estes empreendedores são aqueles que estão enfervecidos em busca de um investidor para o seu negócio, não fazem ideia de que ter um investidor como sócio é significado de MUITA pressão.

Assim como empreendedores, encontrar executivos que sob pressão perdem completamente o controle da situação e literalmente travam sem saber para onde ir é normal. Pessoas extremamente inteligentes, que sabem racionalizar problemas complexos, mas que sob pressão perdem o rumo, por falta de inteligência emocional.

Minhas experiências com a pressão nos últimos anos têm sido dribladas com meditação, auto-observação e reflexão. Estas 3 variáveis reunidas, me deram a inteligência de entender que não podemos fisgar as emoções e os pensamentos aos quais somos expostos em um momento de pressão e crise, sem ao menos percebê-las e observá-las. Isto lhe faz olhar a situação de fora, algo que chamo de “zoom-in” e “zoom-out”. Hoje, o mercado requisita empreendedores e executivos “high-performance”, não acredito no workaholic e você ser high-performance é você não quebrar sob pressão.

Para você que se incomoda ou não aguenta a pressão, saiba que ela é quem te tira da zona de conforto e é ela quem transforma carvão em diamante. Aceite a pressão, entendendo que toda situação e experiência que você vive, é você quem cria e depois aja de forma consciente, decidida, intuitiva ou racional.

Para finalizar, a nova campanha publicitária da marca de relógios suiços, Tag Heuer, que inspira muito bem a questão de “não quebrar sob pressão”.

“Don´t crack under pressure”: https://www.youtube.com/watch?v=gUyp8mhQyqQ