Inverno x Verão: acabou a treta.

Mudaram as estações e nada mudou, seus amigos postam indiretas dia e noite sobre como as pessoas que gostam da estação X são loucas. Vamos aos fatos: todos eles estão certos. Todas as estações tem seus lados ruins e bons, assim como tudo nessa vida. Mas é da natureza humana se irritar com gente que fala mal de uma coisa que ele gosta. Eu mesma sou uma winter person, adoro os casacos, tomar sopa e café sem suar, caminhar sem suar, fazer chapinha sem suar, respirar sem suar e escrever textos pro medium sem suar. É maravilhoso! E se alguém diz que o verão é melhor, me dá vontade de mandar a pessoa pra Mercúrio ou algo assim. Só que tem sempre aquele momento na sua vida em que você pensa como aquele outdoor no desenho do Pica Pau: “essa viagem é realmente necessária?”
Porque mesmo no inverno, eu sofro muito. Eu sou só ossos, o frio entra dentro deles e faz meu corpo todo doer se eu não me agasalhar o suficiente. Se eu pego qualquer vento, e eu digo qualquer mesmo, até o do ventilador, me dói os ouvidos feito a morte. No verão, se fizer 40°C e ventar, eu fico com dor de ouvido moderada. No inverno, parece que meus ouvidos sangram se eu sair de casa e esquecer a touca. Mas e daí? Eu não to suada, to cheirosa e tem uma tigela de sopa me esperando em casa, dá pra aguentar algumas dorzinhas numa boa.
As pessoas que gostam do verão dizem que odeiam usar muitas roupas, adoram cerveja gelada e banho gelado, adoram férias, adoram praia e curtição, adoram atividades ao ar livre e, principalmente, odeiam acordar cedo quando tá frio. E elas estão certas! Sair da cama antes das 7h em dias com menos de 10°C é como caminhar no corredor da morte. Mas vamos encarar a realidade, acordar cedo em qualquer temperatura mexe com o psicológico do indivíduo. Acontece que fazer isso no inverno significa chegar no trabalho e tomar aquele café quentinho, ter mais disposição e fazer aquele tweet maneiro sobre a temperatura no momento. No verão, você acorda suado, com o lençol grudando no seu corpo nu, tem noites mal dormidas por causa do calor, tenta tomar banho antes de sair pra se livrar da nhaca, mas adivinha só? Você sua tudo de novo antes mesmo de colocar as roupas.
E tem mais: pessoas que gostam do verão são muito diferentes das pessoas que gostam do inverno. Elas são extrovertidas, saem de casa e praticam exercícios, fazem dieta, passeiam com o cachorro, ouvem Jack Johnson, jogam bola, baladinha top, Bela Gil, etc. Pessoas invernísticas gostam de comida boa, dormir bem, jogar vídeo game, ler, colecionar quadrinhos, reclamar das coisas na internet, pensar sobre a vida enquanto faz carinho no gato, deitar num esconderijo de cobertores e fingir que a realidade não existe, música indie, etc. Eu sou introvertida e o inverno contribui e muito com o meu estilo de vida. Até porque se fosse extrovertida não estaria escrevendo um textão e sim fazendo amigos, curtindo uma festa, falando em público, vivendo sem arrependimentos, me sentindo bem com a minha própria aparência ou qualquer outra coisa que as pessoas extrovertidas fazem. Mas eu também tenho meus momentos de extrovertida: adoro viajar, adoro praia e mar, adoro andar de bicicleta e comer fruta do pé. E pra todas essas coisas, o verão combina e muito.
O lance é que precisamos das duas coisas, se não enlouqueceríamos. Uma professora minha dizia que, se não fosse os dias de chuva, não valorizaríamos os dias de sol, e isso é uma das coisas mais inteligentes que já ouvi. E se você gosta do verão, saiba que essa frente fria não é eterna, isso aqui não é Game Of Thrones, uma hora o verão vai voltar. E você precisa admitir que o mormaço, o suor e as tempestades são um saco. Assim como os góticos do inverno precisam concordar que a chuva constante que rola de vez em quando, a dificuldade pra entrar no banho e o jeito como os nossos dedos ficam depois de andar de bicicleta são coisas bem complicadas de lidar.
E os dois lados precisam concordar que tudo tem limites. Um verão com sensação térmica de 50°C não agrada ninguém, assim como uma nevasca. O Brasil tem essa tendência de achar que neve é tudo de bom, pois eu acho que não. Adoraria viajar pro exterior, tirar aquelas fotos maneiras, ficar alguns dias e depois voltar. Mas pensa morar num lugar desses? Vai sair de casa de madrugada pra andar no gelo, pegar um ônibus lotado e quase congelar toda vez que sai na rua? Amigos, não dá. Meus ouvidos teriam que ter uma proteção tripla pra eu sobreviver num lugar desses.
Ninguém gosta tanto assim de uma estação. Se fosse assim, o ser humano não teria inventado o ar condicionado e o aquecedor. É preciso equilíbrio para que a gente possa tomar sorvete e chocolate quente, mergulhar num rio e usar aquele casaco novo, pegar um ônibus cheio de gente fedida e sentar nas próprias mãos pra se esquentar. Tudo isso faz parte, mas creio que vamos continuar discutindo. Porque essa viagem é realmente necessária. Eu sou um diabo necessário.
Lembrando que os comentários estão abertos para vocês discutirem entre si. E seja você do inverno ou do verão, não esquece de deixar aquela recomendaçãozinha , tá? ;)