7 dicas para buscar equilíbrio no trabalho

O ser humano é o único animal com capacidade de autopercepção. Essa característica é ao mesmo tempo nossa benção e nossa maldição. Sempre temos a opção de expressar nossos pensamentos e sentimentos ou expressar algo diferente. Em outras palavras, aprendemos a mentir.

Essa habilidade para dissimular causa muitos problemas no trabalho. As pessoas mentem no trabalho quando sentem que precisam esconder a verdade. Talvez achem que, se discordarem do chefe, isso prejudicará suas carreiras. Se eles apontarem os pontos fracos de uma determinada ideia, serão rotulados como “pessoas que não têm espírito de equipe”. Essas crenças nos ensinam a mentir. Acabamos vendo organizações inteiras cheias de pessoas que mentem umas para as outras. Fica difícil manter-se iluminado e desperto quando se é obrigado a mentir sobre o que se vê e pensa.

Para simplificar e facilitar o jogo de disciplina pessoal em busca do equilíbrio listei sete regras que devem ser lembradas e revistas sempre que surgir uma dúvida de como agir:

1) Coloque a ética em primeiro lugar

Agindo com ética você estará beneficiando a si mesmo e aos outros com os quais você lida. Torne a sua vida melhor à medida que pode tornar a de outros melhores também. A harmonia interna nunca se dá por completo quando atinge apenas uma pessoa.

2) Invista em informação, todo tipo de informação

O entretenimento é fonte de informação. Não subestime o valor de um bom filme, de um bom livro ou de uma viagem interessante. Priorize hábitos como este. Permita-se evoluir e aprender sempre que possível. Essa atitude refletirá no seu bem-estar assim como no acréscimo de cultura e conhecimento.

3) Pratique exercícios físicos

Encontre uma atividade que lhe dê prazer. Pense no seu corpo como um templo, que precisa receber cuidados e investimentos e que não consegue escapar da ação do tempo. Dedique-se a sentir-se bem dentro de seu corpo. Olhe-se no espelho e desenvolva um amor próprio pela sua aparência física.

4) Cuide da sua saúde

Médicos, dentistas etc. devem ser visitados anualmente. Brincar com a saúde é o mesmo que comprometer uma empresa levando ao fracasso sua principal fonte de lucro. Pense que saúde não é hobby é obrigação. A maioria das doenças podem ser evitadas e curadas quando percebidas em seu estágio inicial.

5) Mantenha o bom humor

Sabe aquele ditado “Rir é o melhor remédio”? Ele é verdadeiro! O alto astral faz seu trabalho render e aparecer muito mais. O bom humor contagia pessoas e traz boas energias para o ambiente em que nos encontramos. Contagie e permita-se contagiar.

6) Gerencie seu stress

Tenha sempre em mente que há muita vida fora do trabalho. Aprenda a lidar com a tensão e uma vez que o problema terminou jogue-a fora. Não cultive pensamentos negativos. Não desmereça a si próprio, nem publicamente nem internamente.

7) Aproveite de sua desenvoltura social

Cultive amizades, participe de grupos e equipes. Vá a jantares, festas, coquetéis e almoços e mesmo que esses estejam relacionados com trabalho procure desfrutar do ambiente, da companhia de outras pessoas: Divirta-se!

Cadastre-se no meu site para receber dicas e inspirações sobre trabalho e bem viver: www.idhl.com.br

*Texto postado no meu antigo blog em 30/12/2008.