Como se preparar para as certificações PSM I e PSPO I on-line

Flávio Araújo

Estou estudando bastante sobre métodos ágeis e estou animado em fazer as certificações PSM I — Professional Scrum Master e PSPO I — Professional Scrum Product Owner da Scrum.Org.

A diferença das certificações da Scrum.Org e da Scrum Alliance é que as certificações da Scrum.Org não exigem que você faça um treinamento oficial antes de realizar a prova, como é no caso da Scrum Alliance. No entanto, eles recomendam que você faça um treinamento antes com um instrutor/escola certificada. Mas muitos estudam sozinhos e passam na prova e, o que quero destacar nesse texto, é que independente se pretende fazer a prova ou não, esse material vai te ensinar bastante sobre Scrum e esclarecer muitas dúvidas.

As provas da Scrum.Org são em inglês e por isso tenho tentado estudar e pesquisar materiais em inglês para me familiarizar com os termos. e

Abaixo o roteiro do que tenho feito, também baseado nas sugestões de diversas pessoas no Forum do Scrum.Org onde notei que os membros são bem receptivos e prestativos no esclarecimento de dúvidas.

1 — Ler o Scrum Guide em Inglês diversas vezes.

Tenho feito isso entre uma rodada de simulados online e outra. Leio o Scrum Guide, faço os simulado do Scrum.Org, leio novamente o Scrum Guide, faço novamente o simulado. Isso tem me ajudado a fixar os conceitos.

2 — Fazer os simulados online

Existem os simulados para o PSM I e para o CSPO I no site do Scrum.Org. No entanto, segundo comentários do forum, as questões são “mais fáceis” que a prova real mas, parte dessas questões do simulado, caem na prova real.

3 — Simulados do Volkerdon

Comprei um pacote que inclui o CSM I e PSPO I por apenas US$ 8,00 usando o cupom de desconto scrumvolkerdon.

Neste pacote estão inclusos 320 questões do PSM I mais 375 questões do PSPO I. No entanto, o total de questões distintas é de 550 questões e todas com gabarito e explicação. Mas para quem quiser, no mesmo site há um simulado com 40 questões que é gratuito.

4 — Ler sobre gráficos de Burndow e Burnup

Ainda que eles não façam parte do Scrum oficialmente, segundo quem fez as provas, eles acabam caindo.

5 — Ler o Nexus Guide

Mesmo caso acima, ainda que não seja parte oficial (não está no Scrum Guide), acaba caindo algum assunto na prova.

6 — Ler o Kanban Guide for Scrum Teams

idem ao item 5.

7 — Assistir os vídeos do Scrum Training Series

Fizeram algumas ressalvas sobre o conteúdo, mas também teve boas recomendações. De toda forma, fica o link: http://www.scrumtrainingseries.com

8 — Ler os materiais no site Scrum Inc.

Scrum Inc é a empresa do outro "pai do Scrum"e há bon materiais no site, principalmente os Papers e ScrumLab Open. O link é https://www.scruminc.com,

9 — Ler o Evidence-Based Management Guide

Honestamente não sei o motivo, mas muitos recomendaram a leitura. Obviamente deve ter algum conteúdo, que também não faz parte do Scrum Guide e que cai na prova.

10 — Livros Recomendados

Há diversas recomendações de livros no forum, mas percebi uma tendência com 3 pequenos livros e baratos (R$ 34,81 os 3 no formato Kindle), sendo eles:

The Professional Scrum Product Owner: Guide to Pass PSPO 1 Certification (English Edition)

A Pocket Guide to Passing Professional Scrum Master (PSM 1): Concise Scrum Master manual to pass the most meritorious Scrum Certificate (English Edition)

Scrum Narrative and PSM Exam Guide: All-in-one Guide for Professional Scrum Master (PSM 1) Certificate Assessment Preparation (English Edition)

11 — Cuidado com as pegadinhas

Ainda que não sejam tal maldosas, mas tem questões nos simulados do tipo “Escolha todas as opções que se aplicam” e logo na frente diz “Escolha 3 opções”. Então é preciso ler muito bem o enunciado, assim como há questões que pedem para encontrar a única opção verdadeira ou a única opção que é falsa.

12 — Cuidado com as “palavrinhas mágicas

Nos simulados tem muitas pegadinhas tanto nos enunciados quanto nas opções de respostas utilizando os termos “should”, “would” “could”, “can”, “must”, “need”, “have”, "attend", "participate" elas podem confundir e mudar totalmente o sentido das coisas principalmente quando a gente "pensa" em português.

13 — Ler o Scrum Glossary

No Glossário aparecem alguns termos que não necessariamente aparecem no Scrum Guide e pelo que entendi, essa é a recomendação e também pela razão que aparecem na prova :P

Como o próprio glossário diz:

This glossary is meant to represent an overview of Scrum-related terms. Some of the mentioned terms are not mandatory in Scrum, but have been added because they are commonly used in Scrum.

No site do Volkerdon também há um glossário que creio que engloba todos os termos do glossário do Scrum.Org e mais alguns outros termos:

14 — Procure por videos no Youtube

No Youtube há diversos vídeos sobre Scrum Training PSM https://www.youtube.com/results?search_query=scrum+training+psm

Conclusão

Independente se você vai estudar para a certificação ou não, esse material é excelente para você aprender mais sobre o framework Scrum e pode até ser usado para treinar junto com seus colegas. Muitas duvidas são esclarecidas pelos simulados e que ja contemplam a nova versão do Scrum Guide de 2017. Também não posso afirmar que com esse material você será capaz de passar na prova, pois isso vai de cada um, mas espero que seja um bom ponto de partida e por um preço acessível.

Flávio Araújo

Written by

Developing Digital Products everyday https://www.linkedin.com/in/flavioharaujo/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade