AWS fundamentos — parte 3 — Configurando o AWS CLI

Flavio Andrade
2 min readSep 21, 2020

--

Continuando nossa saga de AWS, vamos agora configurar o AWS CLI, que nada mais é que uma interface de texto para utilizar a AWS via linha de comando.

Primeiro precisamos instalar o AWS CLI em nossa máquina ou mesmo utilizar a imagem docker da AWS do CLI, particularmente gosto muito desta opção pois não preciso instalar nada em minha máquina (exceto o Docker, claro). Não passarei em como instalar, mas o link da AWS mostrando como instalar o CLI (atualmente na versão 2) nas principais versões de SO e via Docker é o seguinte:

Uma vez instalado o AWS CLI precisamos configurar ele para saber acessar a AWS, para isso de forma intuitiva utilize o comando “configure”.

aws configure

Ele vai te fazer algumas perguntas:

AWS Access Key ID [None]:AWS Secret Access Key [None]:Default region name [None]:Default output format [None]:

As duas primeiras informações obtivemos quando criamos o usuário admin, já o “region name” vamos entender melhor sobre regiões nos próximos artigos, então se você não souber ainda do que se trata em resumo é uma das diversas regiões que a AWS tem servidores pelo mundo, e essas regiões possuem nomes, em São Paulo, por exemplo, se chama "sa-east-1", aqui devemos apenas informar qual será a região padrão, você pode colocar São Paulo mesmo ou no meu caso vou escolher Virgínia, EUA (us-east-1) pois estou acostumado a criar recursos lá (normalmente é a região mais barata 😅).

A última perguntar é qual o formato da saída padrão dos comandos, você pode apenas dar um enter para deixar o default que é json ou escrever "json" se preferir.

Agora vamos ver se está tudo configurado corretamente, vamos utilizar o comando abaixo para listar todos os usuários da conta:

aws iam list-users

Retornando um json com todos os usuários significa que deu tudo certo!

O AWS CLI nos ajuda bastante com seu uso, se digitarmos um comando que não existe ele nos retorna a lista de comandos validos, para o teste acima, por exemplo, não lembrava exatamente do list-users , então tentei primeiro com "ls" (pois alguns comandos aceitam), e logo o CLI me respondeu com a lista dos comandos possíveis onde verifiquei a opção correta.

Se você já tem algum conhecimento de AWS, mesmo que via o painel de gerenciamento, brinque um pouquinho com algumas coisa que é possível fazer via terminal!

Te encontro no próximo artigo…

--

--

Flavio Andrade

Apaixonado por programação, arquitetura de software e as coisas boas da vida.