AWS fundamentos — parte 4 — Regiões e zonas de disponibilidades

Flavio Andrade
3 min readSep 26, 2020

--

Um conceito importante de entender da AWS e que as vezes causa alguma confusão é o conceito de regiões e zonas de disponibilidades (regions e availability zones — AZ).

Uma região ao contrário do que muitos pensam não se trata de um único data center, mas sim um conjunto de data center. Isso significa que dentro de cada região existe mais de um data center e estes são totalmente isolados uns dos outros para prevenir uma catástrofe (conceito de DR — Disaster Recovery). Cada um destes data center isolados são as zonas de disponibilidade.

https://aws.amazon.com/pt/blogs/apn/amazon-vpc-for-on-premises-network-engineers-part-one/

A AWS possui diversas regiões pelo mundo, cada um representada por um nome como US-EAST-1, US-WEST-1, EU-CENTRAL-1. A região de São Paulo, por exemplo, se chama SA-EAST-1, e dentro da região de São Paulo temos três zonas sendo SA-EAST-1a, SA-EAST-1b e SA-EAST-1c.

Entendendo estes conceitos fica fácil agora de entender quando estamos no console web da AWS com uma determinada região selecionada e acessamos nossos serviços como o EC2 e não encontramos nossos servidores, quando na verdade eles estão criados em outra região. Então temos que selecionar a região correta para ver nossos recursos já criados (é um susto bem comum para quem está começando e não entende estas definições).

Oferta de serviços

Outro ponto importante sobre as regiões da AWS é que não encontramos todos os serviços da AWS (EC2, S3, …) em todas as regiões, por exemplo, o DocumentDB não está disponível (até o momento em que escrevia isso) em São Paulo (SA-EAST-1).

Uma boa maneira de saber se o recurso esta disponível numa região é através desta documentação que lista os recursos disponíveis por região:

E por fim existem também alguns recursos que são independentes de região como o IAM e o S3, são recursos globais, não podemos ter um S3 por região como podemos ter um EC2.

Listando as regiões no CLI

Se antes já falei bem do AWS CLI, aqui também cabe algumas ressalvas, para saber as regiões disponíveis para o EC2, por exemplo, existe um comando no CLI para isso, porém para a maioria dos serviços este comando não existe. E para piorar, aqueles serviços que tem um comando do tipo, o comando muda de nome de recurso para recurso. Por isso recomendo recorrer a documentação acima para saber as disponibilidades, mas por curiosidade para verificar as regiões disponíveis para se criar um EC2 podemos utilizar o comando:

aws ec2 describe-regions

E o resultado será algo como:

{   "Regions": [      {         "Endpoint": "ec2.eu-north-1.amazonaws.com",         "RegionName": "eu-north-1",         "OptInStatus": "opt-in-not-required"      },      {         "Endpoint": "ec2.ap-south-1.amazonaws.com",         "RegionName": "ap-south-1",         "OptInStatus": "opt-in-not-required"      },...

E para verificar as zonas de disponibilidades do EC2 por região:

aws ec2 describe-availability-zones --region sa-east-1

Fontes:

Série AWS Fundamentos:

--

--

Flavio Andrade

Apaixonado por programação, arquitetura de software e as coisas boas da vida.