ESTÁGIO EM ESCRITÓRIO: Conhecimento acadêmico e pratica jurídica.
Entre as vantagens de realizar cedo um Estágio no meio Jurídico, principalmente no começo do curso, consegui meu primeiro estágio ainda no terceiro período, é ter que lidar com o embate entre as demandas reais dos clientes e o conhecimento que você adquire ou não na Universidade.
Atualmente estou em um escritório jurídico, cuja atuação é voltada para sanar problemas de Pessoas Jurídicas, seja em questões Contratuais, Trabalhistas ou Empresariais, algumas vezes fazemos isso através de Compliance, pretendo criar uma postagem só para trabalhar esse assunto.
Entre as empresas que atendemos é corriqueiro a realização de Sorteios. Tal técnica é bem comum no mercado, essas campanhas garantem a empresa sorteadora atrativos frente ao cliente. Dessa forma o empreendimento consegue se destacar no mercado, agrega valor a sua marca, consegue enfrentar a competitividade existente, além de conquistar novos clientes. Sendo que, muitas dessas empresas desconhecem a regulamentação existente, o que pode acarretar em multas de até meio milhão a depender do valor do premio.
A regulamentação dos sorteios no Brasil não é algo que estudamos dentro da academia, apesar de ser um evento comum no mundo fático. Quando tive que auxiliar um dos nossos clientes na regulamentação da sua campanha de fim de ano, foi uma surpresa descobrir a quantidade de documentos legais que temos tratando desse tópico.
Fui obrigado a analisar todos os textos normativos que tratavam do assunto — leis, decretos, resoluções e portarias. O interessante desse momento foi que, pela primeira vez, estava lidando com uma pressão oriunda do cliente, algo que não somos preparados.
Nas salas de aulas lidamos com professores, provas e atividades. Quando estamos no Estágio Supervisionado, normalmente em órgãos públicos, a pressão vem do cumprimento de prazos. Mas, o estágio em um escritório de advocacia é algo totalmente diferente, principalmente quando o escritório que você atua como estagiário trata você como um aprendiz da prática jurídica e não como o rapaz da xerox e diligências, algo muito comum.
Dei sorte de estar em um escritório com advogados atuantes e dispostos a ensinar, mas isso não significa que eles mastigam tudo, como os professores fazem em sala de aula. No caso da regulamentação de sorteio eu fui obrigado a ler a letra de lei, tentar prevê possíveis problemas, tinha que lidar com cliente e etc. Tudo isso foi feito com auxilio de um Advogado, explicando sobre como obter a documentação, com quem falar, como falar e etc. Mas em boa parte do tempo a iniciativa tinha que partir de mim, buscando respostas e soluções.
Esse é apenas um exemplo oriundo de um caso, sendo que existe inúmeros outros que pretendo relatar aqui. Dentro de um escritório você percebe a distância entre o que é ensinado nas cadeiras do curso e o que é necessário na pratica, meus colegas Penalistas que o digam. Não quero com isso desmerecer o ensino da academia, não tem como realizar a prática sem a a teoria. OBS: prestar atenção nas aulas introdutórias vai facilitar e muito a sua vida, tive que rever muito conteúdo. #FicaADica
Continuando… A prática como Estagiário, em um escritório preocupado com seu aprendizado, é algo que você deve procurar desde o começo do seu curso, principalmente os estudantes que, assim como eu, não se veem fazendo concurso público.
Essa pratica vai complementar sua formação jurídica, vai lhe ensinar habilidades sociais e profissionais que vão lhe acompanhar por toda a vida, além de lhe permitir uma nova visão sobre o Direito, constituição e aplicabilidade. Sem contar que você vai comemorar cada conquista pro seu cliente e cada prazo/peça que for revisado e aprovado.
Portanto recomendo fortemente a saída dos bancos de sala de aula, a busca pelo conhecimento na prática. Caso seu perfil não seja o da advocacia em Escritório Privado, procure os grupos de extensão da sua Universidade, ou faça concursos de estágio ou mesmo atuação pro bono em instituições civis, mas não perca essa oportunidade.
Até a próxima!
Imagens da Internet.