NOTAS PRA QUEM NÃO SABE INTERPRETAR MAIS QUE 140 CARACTERES.
1- Se você leu esse texto e achou que eu sou um homem das cavernas, extremista que vestiu a camisa do off e odeia a internet, você é um idiota. Achar que o digital é só mais um meio não faz de mim um hater, afinal eu estou usando o meio digital para promover esse texto, se não acreditasse no potencial teria feito um fanzine e espalhado na Universidade.
2- A minha maior discordância com o palestrante foram nos momentos em que ele colocou a criatividade em segundo plano, a transformando num quesito básico como se fosse simples ser criativo. Talvez ele tenha se expressado errado, talvez não, afinal de contas não foi só eu que entendeu dessa maneira. Pra mim, criatividade e um bom planejamento andam juntos, mas sempre levando em consideração que uma boa ideia talvez salve um planejamento ruim, mas o contrário é impossível.
3- Os formatos mudaram. O jornal é digital, a tv, o rádio e parte da sua vida também é. O que não significa que o jeito certo de vender é marcando filtros, usando ferramentas de monitoramento e enviando newsletters pré-programadas. Continuam sendo boas ferramentas, mas sozinhas são apenas propagandas chatas e inconvenientes. Ainda não viramos robôs pra atuar esse tipo de coisa 24h por dia.
5- O digital é mais um meio, não vai salvar nada nem ninguém se o produto não for bom. Enquanto um feedback negativo valer mais que um positivo a empresa c0rre risco focando em um único meio.
6- A nova geração de publicitários nunca esteve tão perdida, relapsa e preguiçosa como a de hoje. Falo isso com a propriedade de quem já estudou na UnP, na UFRN e entrou no mercado que nem cego em tiroteio. Ninguém pesquisa mais antes de entrar no curso. E é esse o profissional que entra no mercado achando que redator e social mídia é a mesma coisa, ou que um é a porta de entrada pro outro. Os dois tem que saber escrever, só tem isso de parecido. Seja o que você quer ser ou você vai ser um profissional bosta e frustrado.
7- Não conheço o palestrante. Não tenho nada contra a pessoa dele. Não sou dono de agência off. E o texto foi somente a minha opinião a respeito de algo que eu vi e ouvi.
8- O futuro tá aí, mas não viaje muito não. O job é pra ontem e a gente ainda vai demorar bastante pra comer comida impressa em impressora 3d.